Início / Viagens / Como tirar o Visto para a Alemanha?

Como tirar o Visto para a Alemanha?

Visto Alemão: Brasileiros precisam de visto para turismo na Alemanha? – Os brasileiros que pretendem viajar para a Alemanha não precisam se preocupar com visto.

Isto porque a Alemanha não exige visto de entrada no país para brasileiros que pensam em passar até 90 dias neste país.

A Alemanha faz parte dos países do Acordo Schengen que não exigem visto de entrada para brasileiros para permanência de até 90 dias se o motivo da viagem for turismo, negócios, visita ou tratamento médico (neste caso é preciso levar atestado expedido por médico brasileiro com a recomendação de que o tratamento em questão deva ser realizado na Alemanha, confirmação de reserva de vaga num hospital ou com um médico e o comprovante de financiamento das despesas do tratamento médico).

Os países que fazem parte do Acordo Schengen são Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Contudo, mesmo não necessitando de visto, o viajante brasileiro deverá estar munido dos seguintes documentos: passaporte válido, cuja validade ultrapasse 3 meses o período de permanência previsto, passagem de ida e de volta, comprovante de recursos financeiros (p.ex. cartão de crédito internacional, cheques de viagem, divisas etc.), seguro-saúde com cobertura de no mínimo 30.000 Euros com validade em todo território Schengen e vigente por todo período de sua permanência.

Na chegada à Alemanha poderão ser exigidos ainda outros documentos. Se houver suspeita de que a estadia como turista será utilizada para atividades ilegais, a entrada no país poderá ser impedida.

Quando os 90 dias de permanência tiverem sido alcançados, o viajante deverá permanecer um total de 90 dias fora da Alemanha e do território Schengen. A saída para um país vizinho pouco antes do término do prazo e posterior reingresso na Alemanha não dá direito, em hipótese alguma, a mais um período de 90 dias de permanência.

Estando como turista na Alemanha, normalmente não é possível requerer permanência para residir na Alemanha. O cidadão brasileiro deverá retornar ao Brasil ou ao país onde está residente e requerer a permanência junto à Embaixada ou ao Consulado da Alemanha competente.

Vacinas não são exigidas.

Para permanência superior a 90 dias, viajante brasileiros poderão viajar sem visto para a Alemanha, quando o motivo de permanência for união familiar, casamento seguido de permanência na Alemanha, união familiar de crianças com os pais (ou com um dos pais), intercâmbio escolar, curso de alemão, estudos (ensino superior) ou cientistas convidados com bolsa de estudos.

Para todos os outros motivos de permanência (trabalho, Au-Pair, estagiário), será necessário obter um visto antes da entrada na Alemanha. Confira abaixo mais informações para cada um dos casos:

Para solicitar o visto é preciso visitar a Embaixada ou o Consulado Geral da Alemanha no Brasil na sua cidade, e preencher corretamente o formulário que eles fornecem, além de levar todos os documentos necessários.

É possível que o visto saia rápido, porém pode levar até 15 dias para o visto ser aprovado. Desse modo, a dica mais importante é sempre se antecipar e nunca deixar para pedir o visto com menos de um mês para sua viagem.

Importante! Desde de setembro está valendo o eAT (sigla em alemão para elektronischer Aufenthaltstitel), o novo título de permanência eletrônico para estrangeiros residentes na Alemanha. Em vez do tradicional selo colado no passaporte, o novo visto é um cartão plástico com chip.

A requisição do título eletrônico de permanência custa até 110 euros. Assim como o antigo selo em papel, o eAT deve ser solicitado à autoridade responsável pela permanência de estrangeiros no país. O tempo de processamento pode durar até seis semanas, estima o Departamento Nacional de Migração e Refugiados (BAMF, na sigla em alemão).

A introdução do eAT não afeta, entretanto, a validade dos vistos já emitidos em papel. Os estrangeiros só precisam adotar o novo título eletrônico após o vencimento do atual. O prazo final para a troca é 30 de abril de 2021. As pessoas que possuem visto de permanência definitivo precisam renovar o cartão eletrônico a cada dez anos.

Acesse o site da Embaixada da Alemanha no Brasil para mais informações.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*