Início / Aviação / Comissário de Voo / Vida de comissária de bordo – tripulantes LATAM e GOL

Vida de comissária de bordo – tripulantes LATAM e GOL

Uma comissária de bordo da LATAM (aeromoça) e comissário de bordo da GOL falam da profissão, vida de tripulante, voos, pernoites, hotéis, uniformes, dia do comissário, escala, etc. em entrevista. Confira!

Há muitas dúvidas que ficam no ar quando falamos a profissão de comissário de voo. Para ficar mais claro, entrevistamos duas comissárias de voo de empresas distintas – um da LATAM Linhas Aéreas e outro da Gol Linhas Aéreas.

– Leia mais entrevistas com comissários de voo

Em todos os hotéis que vocês se hospedam, é a companhia que fornece as refeições? Você também tem acesso à Internet nestes hotéis?

Comissária TAM: Nós recebemos algo que chamamos de “diária” todos os dias que voamos para gastarmos com refeições. O valor total das diárias é depositado em nossa conta toda semana. Desse modo, podemos dizer que é a companhia aérea sim, quem paga nossas refeições, seja café da manhã, almoço, jantar ou ceia.

Em relação ao acesso à Internet nos hotéis, posso dizer que a maioria dos hotéis nos quais nos hospedamos possuem quartos com Internet, porém a prioridade é sempre oferecê-los aos comandantes, em seguida aos co-pilotos e assim por diante, seguindo a hierarquia.

Comissária Gol: Nos hotéis que ficamos temos direito ao café da manhã oferecido pelo Hotel e em todas as refeições, os tripulantes têm desconto. Ganhamos também um valor para ser gasto com estas refeições quando estamos fora da nossa base.

Sobre o acesso à Internet, dependendo de alguns hotéis, nós não precisamos pagar para usar a Internet.

– Como é a seleção da LATAM?

Durante o tempo que vocês ficam viajando costumam gastar dinheiro com o que?

Comissária LATAM:
Comissário gasta muito dinheiro. Gasto muito com roupas, artesanato local, comida típica, lembrancinhas, perfumes, etc. Depende muito do local, existem destinos onde não há nada perto do Hotel, então a gente fica no Hotel o dia todo e não gasta muito…

Comissária Gol: Como nos hotéis a gente só tem direito ao café-da-manhã, acabamos gastando mais quando almoçamos e/ou jantamos nos locais. Mas gasto muito com outras coisas também, como lembrancinhas e algo típico da cidade que você está.

TAM Star Alliance-4

Como fazem com o uniforme que tem que estar sempre impecável? Vocês passam o uniforme no Hotel?


Comissária LATAM:
Nosso uniforme é de um tecido especial que não amassa. Já a camisa, o Hotel lava de graça para toda a tripulação.

Comissária Gol: Nos hotéis temos o direito de lavar e passar uma peça do uniforme. Em geral, fazemos isto com a camisa. A dica para a boa aparência é deixar sempre o uniforme bem dobradinho na mala. Alguns compram ferro de passar, mas não acho que é necessário se você for bem cuidadoso.

É verdade que existe uma rixa entre comissários de voo de diferentes companhias aéreas?

Comissária TAM: Isto é mentira! Eu tenho muitos amigos de outras empresas. Há muitas cidades que tripulações de diferentes empresas se encontram no Hotel e é super legal.

Falamos sobre o mercado, sobre as companhias, etc. O problema é mais no aeroporto, quando você passa perto de um tripulante de outra companhia, depende dos dois se olharem e se cumprimentarem. A maioria se cumprimenta, mas alguns não. Há, porém, tripulante da própria empresa em que você voa que estão com o mesmo uniforme que você, passa por ti e nem te olha na cara! É algo de pessoa pra pessoa.

– Perfil para ser tripulante da LATAM

Comissára Gol: Como nossa amiga da LATAM comentou, depende muito de comissário para comissário, normalmente todos são sempre muito cordiais. É algo que faz parte da profissão.

Nós comissários devemos ser sempre gentis e educados com todos e isto inclui cumprimentar todos profissionais da aviação, até de empresas concorrentes.

A tripulação sempre muda? Ou quando você recebe a escala vai passar aqueles 15 dias com a mesma tripulação?

Comissária LATAM: Não. O máximo de tempo que você vai passar com a mesma tripulação será 6 (seis) dias, que é o tempo que duram as jornadas mais longas. Cumprida a jornada, você troca de tripulação e sabe-se lá quando voará de novo com os mesmos colegas.

aeromocas-golComissária Gol: Normalmente você não voa com as mesmas pessoas, a não ser quando são jornadas de três a seis dias. Nestes casos voamos com a mesma tripulação, mas é o máximo de tempo que ficamos juntos, depois que voltamos à base, a tripulação será outra. O legal é que muitas vezes não voamos juntos, mas encontramos amigos que estão voando para outros destinos no mesmo Hotel.

– Dicas para a seleção de comissários da GOL

Dá pra conhecer as cidades pra onde vocês fazem voo?

Comissária LATAM: Antes tínhamos mais tempo de descanso nas cidades, mas hoje em dia a escala está um pouco apertada e muitas vezes ficamos de descanso somente as 12 (doze) horas regulamentadas pela lei. Assim não há tempo hábil para muita coisa, às vezes só quer dormir, nem o café-da-manhã você consegue tomar. Já em outras situações, você fica “inativo” em algum lugar, então pode ir pra onde quiser, pois terá o dia todo livre.

– Faculdades de Ciências Aeronáuticas

Comissária Gol: Sim, muitas vezes conseguimos. Mas é engraçado estamos sempre indo para os mesmos locais. São restaurantes freqüentados pela tripulação, shoppings, etc.

Como é a política salarial da profissão? Vocês recebem aumento regularmente?

Comissária LATAM: Aumento regularmente não. O salário e o conhecimento que ganhamos já são excelentes, não precisaria de aumento não… O que acontece é que você pode alçar cargos maiores, voos internacionais, etc.

Comissária Gol: Nós temos nosso salário base, e fora o salário recebemos as diárias quinzenalmente e mais as horas de voo no mês. Todo mês, no dia do pagamento, o salário é diferente devido nossa escala. Às vezes você voa mais horas em um mês e ganha mais em outro porque fez menos voos, porém fez vários corujões e ganhou adicional noturno.

– Há um limite de idade para ser comissário ou aeromoça?


É verdade que vocês recebem passagens grátis das empresas?

Comissária LATAM: Sim, para nós é grátis. Nossa família tem desconto, e além dos familiares você também pode incluir na sua lista de dependentes mais três amigos.

Comissária Gol: Nós, comissários, temos uma quantia de passes que a gente pode tirar no mês para viajar. E dependendo da empresa os parentes e famílias têm direito a passagens com desconto após um ano sempre com o limite de 8 (oito) por mês.

O que um comissário leva na mala?

Comissária LATAM: Uniforme, itens de pernoite e higiene pessoal. Com certeza, uma comissária leva mais coisa do que um comissário.

Comissária Gol: Nada especial. Uniforme, itens de higiene pessoal e sempre troca de roupa esperando o frio ou o calor.

Quanto tempo em média ficam longe de casa?

Comissária LATAM: Depende muito da escala. Você pode ficar até uma semana fora de casa, como pode voltar todos os dias também.

Comissária Gol:
Casa? Às vezes lembro que tenho uma. Brincadeira, porque depende muito da escala. Posso passar o mês com oito dias justos na minha casa como posso estar quase todos os dias. Varia de mês em mês.

Veja mais informações sobre tripulantes

1 Comentário

  1. GABRIELLY ALVES

    GOSTARIA DE SER UMA COMISSARIA QUAL A MELHOR OPCAO, PRECISO DE AJUDA KKK

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*