Início / Aeroportos / Viajar de trem pela Europa: dicas mochilão para uma viagem econômica

Viajar de trem pela Europa: dicas mochilão para uma viagem econômica

Outro dia estava conversando com minha irmã que mora na Europa, planejando minha próxima viagem de férias.

Quero ir fazer mochilão na Europa, conhecendo uns 3 ou 4 países em 30 dias.

Comentei com minha irmã sobre ir da República Tcheca onde ela mora até a Croácia, mas fui desanimado por ela contar que viajar de trem na Europa não era bem assim.

Pesquisei e acabei alterando meu roteiro da viagem mochilão na Europa 2014.

Descobri que a Euro Rail, companhia férrea de trens na Europa, tem o Select Pass com duas características principais: a inclusão da França (é bom porque sempre faço voo entre Guarulhos e Paris) na relação de destinos atendidos e a oferta exclusiva para quatro países (única opção de Eurail Select Pass).

Roteiro: França – Suíça – Itália – Alemanha

Estas quatro cidades possuem bons trens, inclusive de alta velocidade e pode ajudar numa viagem curta na Europa. Eu digo que 30 dias é pouco tempo e acho que sempre vale mais a pena ficar mais tempo e conhecer menos cidades do que viajar feito um louco, apenas para tirar foto nos pontos turísticos.

Decidi fazer esse roteiro entre França, Suíça, Itália e Alemanha por conta dos bons trens da Rail Europe.

Paris – França

A primeira cidade do roteiro é Paris, uma das cidades mais visitadas por turistas em todo o mundo.

Paris conta com mais de 150 museus. Uma cidade linda, “cidade luz”, ela é destaque em monumentos culturais e religiosos.

O Museu do Louvre, mais famoso da cidade, reúne 380 mil itens e mantém em exibição permanente mais de 35 mil obras de arte. Paris ainda é famosa por abrigar grandes tesouros arquitetônicos como a Catedral Notre Dame e a Igreja Sacre Coeur (linda vista de Paris).

A gastronomia é um show a parte, famosa por ter os melhores chefs do mundo e restaurantes mais sofisticados na emblemática avenida Champs-Élysées. Veja dicas 15 restaurantes onde comer em Paris.

fogos-paris-ano-novo-2015

Réveillon em Paris, quem nunca sonhou?!? | Foto: Flickr

Suíça

Uma vantagem de ir até Suíça é que o trem de alta velocidade, TGV Lyria, conecta a França à Suíça, permitindo passagens relâmpago por lindas cidades como Berna, Zurique e Genebra, saindo da Gare de Lyon, Paris. As viagens são feitas de forma rápida e confortável.

É possível comprar  bilhetes para o trecho Genebra/Paris, a partir de €88, por pessoa.

Alemanha e Itália

A Itália também possui trens de alta velocidade via Euro Rail e garante vantagem até em transporte entre estes 2 países para completar a viagem de mochilão pela Europa de trem. Depois de conhecer estes 4 países preciso descobrir como ir entre Berlim ou Munique até Praga, onde minha irmã vive.

A Alemanha nem se fala. Já conheci o país e percebi a tecnologia aplicada no transporte público como redes e malha de metrô e malha ferroviária de trens de alta velocidade mesmo.

Bom, acho que um ônibus é fácil ir entre os dois países ou até um voo por quê, não?

Dicas para viagens de trem na Europa

Para ter acesso a um desconto de até 50% por Jovem, os passageiros devem ter entre 12 e 25 anos. Salvo exceções, os passes Youth estão disponíveis em segunda classe e também com excelentes ofertas nos principais bilhetes ponto a ponto.
Os passageiros maiores de 60 anos são considerados Seniors (Adultos idosos) e também têm descontos especiais em alguns passes ou bilhetes ponto a ponto.

Para distâncias maiores de mais de 6 horas de viagem, além de economizar com hospedagem, uma viagem de madrugada nos trens noturnos são uma decisão bastante inteligente para viagem econômica.

Se você viaja enquanto dorme, otimiza o tempo e economiza em gastos com hotéis ou hostels.

Os trens noturnos estão disponíveis em muitas rotas da Europa e ferecem diferentes níveis de conforto.

Vale a pena ler as dicas do blog 360 Meridianos com dicas para viajar de trem pela Europa.

– Mochilão: dicas para viajantes independentes na Europa e América do Sul

Dicas na hora de escolher o vagão

Geralmente há os camarotes para 1 ou 3 passageiros que oferecem comodidade, privacidade e serviços extras.
Normalmente, o café da manhã está incluído no preço da passagem. Confira na hora da compra!

Já as As liteiras (couchettes) são compartimentos para 4 a 6 pessoas, ideais para grupos de amigos, famílias ou para aqueles que preferem socializar com outros passageiros.

Não vale a pena viajar em assentos reclináveis em viagens noturnas.

Este post tem conteúdo comercial

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*