Início / Viagens / Auckland, destino para intercâmbio cultural
dicas-viagem-nova-zelandia-auckland

Auckland, destino para intercâmbio cultural

Kia hora! Esta é a saudação Maori equivalente a um “olá” ou literalmente “esteja bem/saudável”.

O visitante que chega a Auckland, a principal cidade da Nova Zelândia, com cerca de 1.3 milhões de habitantes, dificilmente não ouvirá esta expressão de um morador local.

Auckland é uma cidade que tem grande influência da cultura Maori e polinésia em geral. Cerca de 40% de sua população tem esta origem, oferecendo uma variedade cultural muito rica em toda a Nova Zelândia.

Conhecida como “Cidade das Velas”, em função da paixão pelos barcos movidos a vela, Auckland tem uma proporção de 1 barco para cada 4 famílias. Auckland é banhada pelo Oceano Pacífico e pelo Mar da Tasmânia.

Por isso, você pode ir a dois tipos de praia em uma mesma cidade: uma com areia branca e a outra de areia escura, em função da formação vulcânica da região.

A principal rua de Auckland, Queen Street, com sua magnífica mistura de prédios modernos com construções históricas,  fica no centro da cidade. De lá, você pode visitar diversas atrações turísticas bem próximas, como o Albert Park e a Sky Tower, que é o edifício mais alto do hemisfério sul, com 328 metros, apenas 8 centímetros menor que a Torre Eiffel.

Auckland oferece uma excelente infra-estrutura para turistas, mesmo os mochileiros, que encontram albergues de bom nível e baixo custo.

– Pesquise opções de hospedagens em Auckland pelo Booking.

O transporte local é eficiente, apesar de uma quantidade limitada de linhas na cidade. No entanto, basta se programar nos excelentes guias de transporte local para chegar a qualquer ponto de Auckland.

Não estranhe ao ouvir os habitantes locais se chamando de Kiwi a si mesmos. Os locais da Nova Zelândia se chamam de Kiwis e isso em função do pássaro (e não a fruta), que leva este nome, e só é encontrado por lá.

Por falar em Kiwi, quando for ao Mc Donalds em Auckland, não ache que o Kiwi Burger é um hambúrguer com a fruta Kiwi como um de seus ingredientes. É apenas uma versão local de um hambúrguer com ingredientes diferentes como beterraba e ovo.

Não se surpreenda ao encontrar carneiros andando livremente em um dos diversos parques urbanos de Auckland. A proporção de carneiro por habitante na Nova Zelândia é uma das maiores do mundo e muitas pessoas discutem sobre os gases emitidos por estes animais que estão contribuindo para o aumento do buraco na camada de ozônio.

O esporte mais praticado e admirado em Auckland é, sem dúvida, o Rúgbi. O time nacional de Rúgbi da Nova Zelândia, conhecido como “All Blacks”, em referência ao seu uniforme preto é uma sensação quando joga na cidade.

Antes dos jogos do All Blacks, os jogadores fazem uma dança Maori chamada Haka. Esta dança, que é vista como uma forma de intimidação do time adversário aos desavisados, é uma celebração usada pelos antigos guerreiros Maoris, que se preparavam para as suas batalhas. 

Dicas de viagem em Auckland, na Nova Zelândia

DICA ESPECIAL DE GASTRONOMIA:  A nossa dica para Auckland é o Bolliwood Cafe Bar and Restaurant (110 Ponsonby Road, Ponsonby, Auckland), que serve uma excelente comida Indiana. Destaque para a Chicken Tika Masala. Excelente opção por um preço bem razoável. Principalmente para os bolsos nem sempre cheios de Intercambistas…

DICA ESPECIAL DE TURISMO: Apesar da vista da cidade a partir do topo da Sky Tower ser muito bonita, recomendamos uma visita ao Mount Eden, que é uma montanha vulcânica localizada na cidade. Você pode subir até o topo da montanha e ver a sua enorme cratera e uma linda vista da cidade de Auckland. Você pode chegar a Mount Eden facilmente de trem, parando na estação (adivinhem o nome):  Mount Eden!

Foto: Abaconda

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*