Início / Viagens / Viagem de avião com bebe: dicas

Viagem de avião com bebe: dicas

Eles nem sempre estão lamentando, chorando, chutando o assento da frente, vomitando… Mas, às vezes, você sabe, eles fazem tudo isto mesmo.

Se você tem filhos e pretende viajar, confira a lista de dicas que preparamos para você, não apenas para ajudá-lo como também a colaborar com o bem estar de todos dentro do avião. Segue abaixo uma lista com as melhores dicas:

Em apenas três palavras: DVD Player Portátil! Não esqueça dele, irá distrair seu pimpolho por um bom tempo;

Dê preferência para companhias aéreas “amigas da criança”, ou seja, a TAM, Avianca ou Azul que possuem melhores sistemas de entretenimento, quase sempre com canal com programação infantil;

Atrase ao máximo o seu embarque. Quanto menos tempo passar a bordo, melhor;

Deixe-os acordados até mais tarde na noite anterior ao voo ou acorde bem cedo no dia da viagem. Leve cobertores e travesseiros a fim de ajudar que o pequenino pegue fácil no sono quando estiver dentro do avião;

Sempre que houver outras crianças ou bebês no mesmo avião perturbando a viagem de todos, agradeça ao seu filho por não estar agindo igual;

Na hora do check-in, lembre-se de pedir um assento ao lado da janela (ou peça para um comissário de voo lhe ajudar a achar um) para que seu filho possa olhar para fora e inclinar-se à vontade, sem incomodar os outros passageiros;

Caso seu filho já tenha idade suficiente, antes da viagem converse com ele sobre o bom comportamento que espera dele, reforce a conversa minutos antes do embarque;

Leve uma mochila com diversos livros, revistinhas, adesivos, papel, giz de cera, massa de modelar e outros brinquedos (pequenos). Não entregue todos os brinquedos de uma só vez. Faça o brincar ao máximo com cada um.

Leve um copo infantil com canudo que seu filho goste. Quando o carrinho de bebidas passar, solicite à aeromoça que encha o copinho ao invés dos copos de plástico da companhia aérea, que tendem a derramar;

Evite dar muito refrigerante para as crianças antes e durante viagens de avião. A diferença da pressão atmosférica faz com que as bolhas de ar se expandam mais no estômago, causando desconforto, dor de barriga e gases durante a viagem;

Antes da viagem, leve a criança ao pediatra para verificar se ela está resfriada ou gripada. Caso esteja é bom que faça tratamento antes de embarcar no avião, caso contrário poderá sofrer com dores de ouvido devido à pressurização. Verifique também quais são as vacinas aconselháveis de acordo com os locais de destino. E, se a visita regular ao dentista estiver próxima, agende para antes da viagem;

Esperamos com estas dicas ajudar aos pais que viajarão com seus filhos nas férias, porém é importante lembrar que muitas situações desagradáveis podem ser evitadas desde que a relação entre pai e filho seja harmônica.

Viajar de avião com bebe pode ser mais fácil se a mamãe seguir algumas dicas importantes.

A primeira dica começa na compra da passagem aérea, ou seja, na hora de escolher o horário do voo. O ideal é escolher voos noturnos e, principalmente voos sem escalas.

Em seguida, outra dica importante é hora do check-in, ou seja, na hora de reservar e escolher os lugares dentro do avião para viajar com seu bebe, seja bebe de 3 meses, 6 meses ou até 1 ano. O ideal é escolher os assentos da primeira fileira. Isto porque, em geral, além de mais espaço para as pernas, a primeira fileira do avião possui uma parede de apoio (parapeito) na qual algumas companhias aéreas oferecem suporte para um berço que acomodam bebes desde poucos meses até um ano (dependendo do peso da criança) durante voos de cruzeiro.

Outra vantagem de escolher o assento da primeira fileira é o contato mais próximo com a tripulação e a aeromoça chefe de cabine dos comissários de voo. A localização deste assento facilita ir ao toalete e pedir alguns favores para os tripulantes, como esquentar a mamadeira ou comidinha da criança, etc.

Para trocar as fraldas do bebe, peça ajuda à aeromoça do voo. Em geral, os toaletes dos aviões possuem lugar próprio para a mamãe apoiar o bebe. Jamais troque as fraldas da criança no próprio assento. Além de grosseiro, é anti-higiênico tanto para seu bebe como para os passageiros ao redor e tripulantes. No caso de dúvida, sempre pergunte aos comissários o melhor o fazer. Eles estão ali para lhe auxiliar sempre que necessário.

Apesar das vantagens, a primeira fileira apresenta algumas desvantagens. Por exemplo, nem sempre é possível levantar o descanço de braço que dividem os assentos. Ou seja, caso seu bebe seja muito grande, ficará difícil ele se esticar por inteiro no seu colo.

Um truque que pode ser utilizado na hora de reservar o seu assento ao comprar a passagem aérea para a sua família, é comprar dois assentos, um na janela e outro no corredor para aviões que apresentam fileiras de três lugares. A chance do assento do meio ficar vazio é maior.

Outra dica é ser gentil com a tripulação do voo que sempre facilita na solicitação de trocar de assento caso sua família fique separada por falta de assentos próximos. Lembre-se que crianças não são permitidas serem acomodadas nas saídas de emergência por motivo de segurança.

Comprar um assento para seu filho pode ser uma solução mais cômoda. Se puder comprar uma passagem aérea para sua criança, vale a pena. Desse modo, você poderá levar a cadeirinha do carro (desde que seja homologada pela Anac) e acomodar o seu bebe de poucos meses no assento ao seu lado.

Atenção: Jamais deixe sua criança, por maior que seja, circular pelo avião sozinho. Uma turbulência inesperada poderá ferir gravemente o seu filhote.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*