Início / Aviação / Perspectivas de vagas para comissários de voo

Perspectivas de vagas para comissários de voo

A  aviação brasileira é uma das que mais cresce em todo o mundo. E não diferente de outros mercados, ora ou outra passa por momentos de crise. Ora há mais vagas para comissários de voo/bordo, pilotos e aeroportuários, ora menos.

Nos dois últimos anos tivemos um equilíbrio entre contratações e demissões. Centenas de novos comissários de voo conseguiram o seu primeiro emprego.

Por outro lado, comissários com mais tempo na aviação optaram por seguir novos rumos em planos de demissão voluntária, cortes ou pedidos de demissão.

A perspectiva para 2016/17 é que o mercado permaneça estável com relação às contratações, mas pensando num mercado onde a disputa é grande, uma vaga numa empresa menor já pode ser comemorada.

Vagas em empresas aéreas

A Latam é a empresa com maior número de comissários de bordo, comandantes e co-pilotos. Quando a empresa aérea costuma fazer novas contratações, o RH da empresa fica repleto de candidatos. Isto era possível ser visto na Academia Rolim Amaro, na Rua Ática, contudo, hoje em dia, o Recursos Humanos da Latam fica localizado na região da Avenida Berrini, também na zona sul de SP.

A verdade é que o Grupo Latam Airlines contratou poucos tripulantes nos últimos anos, selecionando e abrindo vagas para comissários apenas para as novas bases no Rio de Janeiro e Brasília. A empresa ainda fez ajustes na malha e demitiu 2% do seu quadro total de colaboradores.

Além disso, tripulantes de voos internacionais tiveram redução na quantidade de comissários nos aviões Boeing e deixou de operar com a Primeira Classe, mexendo nas responsabilidades do comissário Chefe Internacional (CI) e outros tripulantes auxiliares. E a chegada dos novos Airbus A350 serão apenas para substituir os aviões antigos da família do A330.

A torcida é para que com a chegado de novos aviões, entre 2016 e 2017, a Latam passe a contratar comissários e aeromoças para todos os voos, regionais e internacionais.

Vagas na LATAM: procure oportunidades em todo o mundo

A GOL que também voa com APENAS 3 COMISSÁRIOS em seus aviões, fez novas contratações em 2015 e pode ser, dependendo do mercado, crescer e voltar a ter novas vagas para comissários em 2016 com a chegada de outros aviões.

A torcida é para que aja uma retomada das grandes contratações em empresas aéreas. Apesar da crise econômica, dólar alto e inflação, o mercado de turismo e passagens aéreas tem mantido-se otimista com os números recentes dos últimos 10 anos.

A quantidade de passageiros pagos transportados, mais do que dobrou em dez anos no Brasil, passando de 26,8 em 2005 para 58,7 em 2014. A demanda doméstica apresentou alta de 5,8% em 2014 na comparação com o mesmo período de 2013, segundo relatório da Anac.

Trabalhar na Gol: dicas na seleção de emprego para tripulantes

Clique aqui e pesquise vagas na Gol Linhas Aéreas

A Avianca está em plena expansão, sendo talvez uma das companhias aéreas brasileiras que mais contratou comissários de bordo e aeromoças para os novos e modernos aviões Airbus Avianca.

A companhia aérea oferece um diferencial no mercado de passagens aéreas, com serviço de bordo diferenciado e uma equipe de comissárias e comissários sempre atenciosos e sorridentes.

Clique aqui e pesquise vagas na Avianca

Aviação Internacional

A Qatar Airways, companhia aérea do Catar já realizou Open Day 2016 no início do ano em São Paulo. A empresa está contratando em 2016 (comissários e pilotos). Para se candidatar às vagas, os brasileiros, que podem ser homens ou mulheres, precisam falar inglês fluentemente.

Leia também: Como é ser aeromoça na Qatar?

Aguardem informações sobre novas contratações.

Para quem quer seguir uma carreira na aviação internacional, a Emirates Airlines é também uma boa opção. A companhia aérea com sede em Dubai está entre as empresas que mais possui tripulantes brasileiros.

Open Day: dicas para seleções na Emirates

A contratação de profissionais de nacionalidades variadas faz parte da política de recursos humanos destas companhias aéreas. Ter um comissário do mesmo país ou de cultura similar para os quais a empresa opera, aumenta as possibilidades de agradar o passageiro, ele se sente identificado.

6 Comentários

  1. MARIA JOSE MONTES BARROS

    BOA NOITE , COMO EU FAÇO PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO NA AZUL LINHAS AEREAS ?

    • Você cadastra o seu currículo no site da companhia, aguarda ser chamada para o processo seletivo, lembrando que para ser comissário e necessário a prova da Anac.

  2. Por isso que o Brasil não vai pra frente . Ao invés de incentivo a maioria dos comentários que vejo aqui é negativo . Preconceituosos e fúteis .

    • A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou queda de 6,9% em julho de 2016, comparada com o mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta registrou redução de 8,1% no mesmo período.

      Entre as principais empresas aéreas brasileiras, apenas a Avianca apresentou crescimento na demanda doméstica em julho de 2016, quando comparada com o mesmo mês de 2015, da ordem de 20,5%. LATAM, Azul e Gol registram retração de 11,6%, 8,5% e 6,8%, respectivamente.

      No período de janeiro a julho de 2016, a quantidade de passageiros transportados acumulou redução de 8,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. | Fonte: Anac

  3. RAFAEL GILVAN FREITAS

    Sou licenciado desde 2010, e mudei minha visão depois de dá com a cara na porta das empresas, que são hoje 4 mais procuradas para voar, de acordo com as estatísticas da Anac, nos últimos 4 anos foram aprovados mais de 2100 comissários, o que não se revela é as estatísticas de contratações, então faça bem uma pesquisa de mercado na área antes de cair nas ilusões de trabalhar voando, para está dentro de uma entrevista no meio aéreo não é fácil, e por mais que você seja licenciado, não é garantido que será contratado, antes de 2010 se demitia 1500 comissários de uma só vez e se contratava 1500 na mesmas características, hoje os tempos mudaram, você faz entrevista e caso passe, fica de stand by, se alguém de dentro for dispensado por uma besteira muito grande, você pode ser chamado dentro de um período de 6 meses, se sua aprovação passou de 6 meses, o processo se reinicia novamente.

  4. Qual a média de idade para contratação de comissãrios de bordo?
    Idade implica na seleção?
    Estou fazendo agora 32 anos e estou terminando o curso e gostaria de trabalhar na área, pois sempre foi u sonho

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*