Início / Aviação / A diferença entre Tripulação Técnica e Comercial
Por trás da tripulação, outros profissionais garantem um voo seguro e confortável
Por trás da tripulação, outros profissionais garantem um voo seguro e confortável

A diferença entre Tripulação Técnica e Comercial

Pergunta: Qual a diferença entre uma tripulação técnica e uma tripulação comercial?

Resposta: Vamos começar explicando o que é uma “tripulação” é uma equipe, um grupo de profissionais que atuam a bordo de uma aeronave, navio, trem ou ônibus. Ou seja, a tripulação é responsável por desempenhar atividades dentro de um meio de transporte, seja ele aéreo, aquático ou terrestre.

Em relação à ao grupo tripulação em atividade dentro de um avião, este grupo é dividido em duas equipes de profissionais – a tripulação técnica e a tripulação comercial ou tripulação de cabine.

– Leia entrevistas com tripulantes

A tripulação técnica é composta por piloto e co-piloto. São tripulantes que possuem conhecimentos técnicos à função de pilotar uma aeronave. O piloto e o co-piloto ficam dentro do cockpit e são os responsáveis por conduzir o avião e todos os procedimentos técnicos quanto ao plano de voo, verificar condições meteorológicas, contato com a torre de comando dos aeroportos, etc.

Por outro lado, a tripulação comercial ou tripulação de cabine é formada por comissários de voo e aeromoças que são responsáveis pelo gerenciamento da cabine de passageiros. A tripulação comercial zela pelo bem-estar dos passageiros, realiza o serviço de bordo dentro do avião e, em casos de emergência, serão os responsáveis por evacuar a aeronave e salvar a vida de todos à bordo, inclusive da tripulação técnica.

Na aviação o trabalho em equipe é fundamental. Desse modo, para o pleno desenvolvimento de um voo, é preciso que ambas trabalhem em conjunto de forma a proporcionar o melhor voo para todos.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*