Início / Aeroportos / Trem ligará Terminal 4 de Cumbica à estação do metrô

Trem ligará Terminal 4 de Cumbica à estação do metrô

A GRU Airport, que administra Cumbica, divulgou no ano passado que construirá um sistema de transporte interno – monotrilho ou veículo leve sobre trilho (VLT) – no aeroporto, ligando-o à estação terminal da Linha 13, que ficará ao lado do Terminal 4, na Rodovia Hélio Smidt, o de menor movimento de passageiros.

Mas, vale lembrar que a linha não servirá apenas para quem viaja de avião, mas também moradores da região.

A Linha 13-Jade sairá da estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), em direção a Guarulhos, com duas novas estações, Guarulhos-Cecap e Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Haverá cerca de 11 km de vias, entre a estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), e o aeroporto.

Serão construídas duas novas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto Internacional de Guarulhos, além da reconstrução da estação Engenheiro Goulart, onde haverá transferência entre as linhas 12 e 13.

Como chegar no aeroporto de Guarulhos?

Estação Aeroporto Internacional de Guarulhos

A Estação Aeroporto Internacional de Guarulhos ficará suspensa sobre o canteiro da Rodovia Hélio Smidt e será conectada ao aeroporto por meio do terminal 4, o “puxadinho”, o menos movimentado dos três já abertos.

Esse terminal é fisicamente desconectado de todos os demais. Para sanar o problema, a concessionária de Cumbica, a GRU Airport, prometeu construir um “people mover” para transportar gratuitamente os passageiros entre os terminais. Ainda não se sabe se será um monotrilho ou um veículo leve sobre trilhos (VLT).

Além das pessoas que fazem viagem de avião no aeroporto de Guarulhos, os funcionários do aeroporto também devem ser beneficiados, já que hoje contam só com ônibus lotados nos horários de pico para conseguir chegar de transporte público a Cumbica. Trabalham no local cerca de 38 mil, número que deve ultrapassar os 40 mil com a inauguração do terminal 3 no ano que vem.

Shopping Center no Aeroporto de Guarulhos

A GRU Airport tem ainda a intenção de construir um shopping center com fast food e serviços. “Ali na frente do terminal 4, nós vamos fazer uma asa de acesso direto para Guarulhos. Então, a população, através da estação, vai ter acesso ao aeroporto, para fazer uso de cinemas, shopping.”

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*