Início / Aviação / O transporte aeromédico no Brasil: aeronaves, tripulantes e profissionais da saúde
Helicóptero SP

O transporte aeromédico no Brasil: aeronaves, tripulantes e profissionais da saúde

Rapidez no atendimento salva milhares de vidas todos os anos no País, seja no resgate especializado ou atendimento de pacientes em estado grave.

Agilidade, segurança e eficácia. Essas são algumas das principais vantagens do socorro aeromédico, atividade que registra cerca de sete mil¹ ocorrências no Brasil por ano e salva milhares de vidas, seja no deslocamento de pacientes em estado grave ou resgate em situações de risco.

No transporte de órgãos para transplantes (piloto e co-piloto), missão conhecida como TROV (Transporte de Órgãos Vitais), o fretamento executivo é demandado e soma mais vidas a este cenário da aviação civil.

No País, os primeiros registros de voos com a finalidade de cuidado médico datam de 1950. Porém, somente em 1990 a prática começou a se expandir e surgiram as empresas particulares para atender a demanda de pacientes graves à distância.

Hoje, os cuidados para uma operação aérea bem sucedida contam com dois elementos fundamentais: uma aeronave certificada de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e um time de tripulantes capacitado para lidar com as particularidades que esse tipo de voo exige.

Neste contexto, a Global Aviation, detentora da mais moderna e diversificada frota de aeronaves do País, conta com modelos equipados com UTI e adaptadas para essas atividades, que passam regularmente por processos de checagem e aprovação.

Esses cuidados são mais uma maneira de garantir a excelência no serviço, demandado pelos mais distintos públicos, desde pessoas físicas, operadoras de saúde ou organizadores de grandes eventos. O Governo, especialmente focado em transporte para operações de transplante de órgãos, também demanda o tradicional fretamento executivo com a mesma finalidade.

“Nossa prioridade é contribuir para salvar vidas, seja na chegada segura de órgãos ou para garantir um voo tranquilo para os passageiros em todas as situações. Temos um cuidado extra, com os equipamentos mais modernos do mercado para evitar interferências eletromagnéticas e treinamentos para capacitar a equipe que trabalha de perto nos resgates”, afirma o Comandante Rogério Reis.

Tripulação e equipe médica em sintonia

No transporte aeromédico, a capacitação da tripulação (piloto, co-piloto e até comissários) é tão importante quanto à manutenção das aeronaves.

Para esses profissionais, a Global, por exemplo, oferece treinamento que abrange temas como a fisiologia do voo – alterações de temperatura, oxigênio e vibrações que podem afetar o paciente – e detalhes sobre o funcionamento de aparelhos e medicamentos utilizados.

Essa preparação coloca tripulantes e profissionais da saúde em sintonia, ponto principal para um transporte não só rápido, mas também seguro. “A afinidade entre a operação e a equipe médica é muito grande. Essa é a parte mais importante para sabermos lidar com as ocorrências mais graves, realizando o melhor voo possível, ainda que em momentos bastante adversos”, explica Reis.

Os resgates médicos estão diretamente ligados a situações de emergência e quando o socorro vem pelos ares todos os detalhes importam. “Tenho uma paixão por este trabalho. Minha maior recompensa é conseguir fazer um voo tranquilo e sentir o reconhecimento dos clientes, que muitas vezes enviam e-mails e cartas contando como estão os pacientes que transportei”, finaliza.

¹ Segundo a Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI)

Sobre – Há 20 anos no mercado, a Global Aviation é proprietária de uma das mais modernas e diversificadas frotas de aeronaves executivas do País. Desde o começo da sua história, a Global adotou para sua operação a eficiência, segurança, conforto e exclusividade no atendimento. É certificada pela Wyvern, Isbao e Argus, principais certificações internacionais oferecidas somente às companhias aéreas que atendam a rigorosos padrões de qualidade e segurança operacional.

A Global Aviation tem na sua bagagem mais de 60 milhões de quilômetros voados, no Brasil e no Exterior, sendo em média 25 voos diários e mais de 15 mil clientes atendidos nestes anos de operação. Sabendo que o mercado de aviação executiva tende a crescer cada vez mais, a companhia trabalha incansavelmente para oferecer a solução mais completa no setor por meio do conceito “One Stop Shop”: tudo o que você e sua aeronave precisa, em um só lugar.

Via Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*