Início / Empregos / Testes de Seleção / Trabalho em equipe na aviação
Tripulação da Gol Linhas Aéreas. | Foto: Divulgação
Tripulação da Gol Linhas Aéreas. | Foto: Divulgação

Trabalho em equipe na aviação

O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou um determinado trabalho. Exemplo claro é o trabalho exercido por uma tripulação à bordo da aeronave.

À bordo do avião, o trabalho em equipe passa por diversos fatores de importância, como a definição de prioridades – em um voo com turbulências, vale mais a segurança de voo ou a realização do serviço de bordo?;

o incentivo – parabenizar um tripulante por um speech bem feito, por exemplo;

divisão de responsabilidades, comunicação, cooperação, entusiasmo, bom humor.

Enfim, diversos fatores farão a diferença para o sucesso do voo e de cada um dentro da companhia.

O trabalho em equipe busca a valorizar cada indivíduo, admitindo que todos devem trabalhar juntos para atingir o objetivo comum de conseguir um resultado positivo.

Neste sentido, um dos pilares do trabalho em equipe passa a ser o desenvolvimento da motivação de cada indivíduo e da equipe como um todo.

tripulacao-emirates

Tripulação Emirates no aeroporto

Dentre as diversas teorias para a motivação, destacamos o modelo da pirâmide de Maslow, concebida pelo psicólogo americano Abraham Maslow (1908-1970), pai do humanismo na área de psicologia.

De acordo com esta teoria, o ser humano possui diversas necessidades que podem ser separadas em categorias hierarquizadas.

Bem sabemos que todo ser humano, independentemente da classe social, cor ou credo possui as necessidades fisiológicas, aquelas relacionados às necessidades vitais como respirar e se alimentar.

Acima destas, temos as necessidades de segurança, ou seja, aquelas que dizem respeito à estabilidade financeira, de sua segurança contra a violência e doenças tanto do indivíduo quanto de sua família.

Avançando, teremos as necessidades sociais que envolve o ciclo de amizades, aceitação social, vínculos familiares e afetivos do indivíduo.piramide

Depois de suprida estas necessidades, chegamos ao patamar das necessidades de status e estima. Desse modo, o individuo busca ser respeitado e admirado pela sociedade em que vive.

No topo da pirâmide, temos a necessidade de auto realização, onde o ser humano atinge seus maiores objetivos, conseguindo tornar sua vida um cenário onde desafios são encarados como meios de se atingir a realização total.

Portanto, para motivar sua equipe de comissários, o chefe de cabine e o comandante deverão identificar quais são as necessidades de cada membro da tripulação e poderão aplicar os meios de motivação adequados.

Por exemplo, se sabe que um de seus tripulantes acabou de terminar um longo relacionamento amoroso, de nada adiantará motivá-lo dizendo que a empresa passará a oferecer um novo pacote de benefícios para seus colaboradores.

Assim como um profissional que está passando por dificuldades financeiras não se entusiasmará muito com a ideia de que o elogio de um passageiro poderá chegar ou chegou à chefia de comissários.

3 livros sobre liderança

Para saber mais sobre a arte de liderar e motivar uma equipe recomendamos a leitura de algum dos livros abaixo:

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*