Início / Linhas Aéreas / Perfil para Trabalhar na LATAM Airlines
Tripulação LATAM
Tripulação LATAM

Perfil para Trabalhar na LATAM Airlines

A LATAM Airlines busca colaboradores com as seguintes características: Bom Humor, Entusiasmo, Espírito de Servir, Humildade, Participação e Envolvimento, Apresentação Social.

Em função destes valores é que a companhia vai selecionar os candidatos para ingressarem nas diversas posições oferecidas pela LATAM, entre elas a de comissário de voo para que estes sejam também guardiões da filosofia da empresa e do estilo de voar LATAM. Para tanto a empresa quer um profissional, acima de tudo, qualificado, ético e motivado.

A partir de 2016 a LATAM já passa a operar como transportadora de voos no Brasil e extingue a marca TAM Linhas Aéreas. — Ler sobre o Grupo LATAM.

O conglomerado responsável pela LAN Airlines, TAM Airlines, é agora LATAM Airlines, e suas respectivas afiliadas em diversos países da América do Sul também amplia a rede de destinos comerciais para 135 destinos diferentes em cerca de 24 países no globo terrestre.

Assim, a LATAM considera seus profissionais seu maior patrimônio, e investe nele. Logo, é importante ressaltar aqui que vale muito o que o candidato busca para si, seus objetivos de vida, portanto demonstrar vontade de crescer tanto pessoalmente quanto profissionalmente é requisito básico.

Ainda destacamos que a LATAM, adpta da filosofia do Voluntário Empresarial, em sua seleção irá dar preferência a candidatos que realizam trabalhos voluntários, contribuindo, como a mesma já o faz para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

Caso você realize ou já realizou alguma ação voluntária, o Portal Meio Aéreo lhe parabeniza, você está no caminho certo. São de pessoas como você que o mundo precisa, bem como a LATAM. Agora, se você nunca realizou nenhum trabalho do genêro, indicamos que pare para pensar em como contribuir para o desenvolvimento da comunidade em que está inserido.

Em nosso país, infelizmente, o que não faltam são causas sociais, ambientais e culturais que necessitam do apoio de pessoas realmente interessadas na construção de um país mais democrático e cidadão.

O Portal Meio Aéreo lhe dá uma dica: Encontre aqui uma entidade, associação e/ou instituição que provavelmente está contando com sua ajuda.

Vagas na aviação:

— Dicas para seleção de comissários de bordo da Azul Linhas Aéreas

— Dinâmica de seleção na Gol Linhas Aéreas

Bom, agora que você está mais informado sobre qual é o perfil do comissário de voo da LATAM, vamos comentar sobre as vantagens de se agregar tais valores ao dia-a-dia da profissão:

Pilotos e comissários de bordo da LATAM | Foto: Aeroflap

Pilotos e comissários de bordo da LATAM | Foto: Aeroflap

O BOM HUMOR – Requisito de todo profissional que lida com o público, sem dúvida é uma das qualidades mais admiráveis do comissário de bordo. Como as pessoas humorizam, o avião pode estar caindo que o comissário não vai tirar o sorriso do rosto.

Apesar da brincadeira, temos que ter ciência de que a profissão exige bom humor em qualquer situação, seja para acalmar um passageiro que tem medo de avião, seja para lidar com passageiros indiscretos ou até mesmo para contornar situações de emergência iminente.

É dever do comissário ser uma pessoa amigável e sociável, e o sorriso é ferramenta básica neste processo. Ainda mais em uma companhia com foco no cliente e que tem como missão ser a companhia preferida das pessoas, com ALEGRIA, criatividade, respeito e responsabilidade.

Para finalizar este item, perguntamos: qual será o comissário que melhor irá contornar situações constrangedoras e/ou embaraçosas com melhor propriedade? Qual será o comissário que irá transmitir alegria para todos a sua volta, contribuindo para o alcance da missão da empresa?!

O ENTUSIASMO – Quem aqui já não foi em uma loja para comprar algo planejado a semanas e desistiu da compra pois o atendente parece estar mais preocupado em voltar para sua casa para ir dormir?

O entusiasmo é essencial para o sucesso de qualquer profissional, e consequentemente será com uma equipe de colaboradores entusiasmos que fará a diferença entre a empresa líder do segmento e a segunda colocada. Toda empresa almeja o sucesso, por isso precisa de profissionais com este valor bem claro.

Isto porque o entusiasmo é algo que contagia a todos. Demonstrará que o comissário é maduro, objetivo, responsável e empático. Pensemos em um voo longo, última etapa de uma jornada longa e cansativa, fato comum hoje em dia com a melhor otimização da regulamentação dos profissionais por parte das companhais aéreas. Quem será o comissário elogiado e destacado?

O entusiasmo ainda está atrelado às características psicológicas do comissário que muitas vezes necessita ter rapidez nos reflexos, e sem dúvida, o entusiasmo lhe dará a iniciativa para superar as expectativas do cliente.

Em última instância, ainda podemos pensar em uma situação de sobrevivência. É inevitável que os sobreviventes começem a se desmotivar. Agora, um elemento do grupo entusiasmado fará a diferença, pois será capaz de animar seus companheiros para que saiam da situação imposta.

ESPÍRITO DE SERVIR – Segundo Roberto Hobeika, (ex-) diretor de gestão de pessoas da TAM Linhas Aéreas, o conceito do “Espírito de Servir” foi criado pelo Comandante Rolim Amaro. “Com as suas ações inovadoras o comandante marcou a evolução da TAM e da própria aviação comercial brasileira”.

Com a implementação do “The Magic Carpet Red“, por exemplo, qual passageiro na época não ficou sentindo-se uma majestade? Comandantes aguardando os passageiros na porta do avião?! O presidente da empresa atendendo no check-in, pilotando a aeronave, fazendo um voo São Paulo-Porto Seguro (como eu tive a oportunidade de vivenciar), etc. Sensacional!!! Todos se surpreendiam.

O espírito de servir deve fazer parte do cotidiano do comissário de voo da TAM. Traduzindo em um verbo, temos o “encantar” o cliente. E nos fazermos aquela pergunta mentalmente, “Se eu posso ajudar, por que não o farei?!”. Para tanto não são exigidos altos recursos financeiros, pois a estratégia do encantamento está justamente no ato simples. É uma pergunta que se faz, atender sem esperar um chamado, enfim é ATITUDE.

O espírito de servir é a qualidade de sentir-se recompensado em receber um “muito obrigado”, ou simplesmente um “obrigado. É pensar que aquele agradecimento valeu por cada segundo daquele voo complicado pela quantidade de turbulências.

Pense na balinha distribuída aos passageiros no início de cada voo. Isto é mais que serviço de bordo, é o espírito de servir em ação.

Comissários da LATAM, maior empresa aérea do Brasil

Comissários da LATAM, maior empresa aérea do Brasil

HUMILDADE  – Sabemos que o Comandante Rolim já dizia, “a humildade é fundamental“. Humildade aqui tem várias idéias subjetivas, e acreditamos que o mais importante é sentir que no fundo todos somos seres de carne e osso, e que não levaremos nada deste mundo a não ser a paixão que tivemos pelo nosso trabalho e nossa vida.

Assim, a humildade está em ser tão apaixonado pelo que faz, pela sua companhia que faz um presidente da própria empresa agachar-se no meio do saguão para arrumar o tapete em frente ao check-in, pois estava dobrado, ao invés de estar em sua confortável cadeira na luxuosa e inacessível sala presidencial.

Portanto, é justo que a LATAM, ainda hoje em dia, queira que todos seus colaboradores sejam tão humildes quanto era o Comandante Rolim. A humildade fará com que cada um, independente da posição hierárquica, “coloque a mão na massa” para ajudar no que for preciso. Este valor ainda colabora para o cumprimento da filosofia da empresa de que o cliente tem sempre razão, pois sendo humildes será mais fácil lidar com passageiros difíceis.

Como dissemos, a humilde assume diferentes formas de acordo com a situação. Para mim uma atitude extremamente humilde, e portanto, louvável é o reconhecimento do próprio erro. Ação que raros fazem espontaneamente.

Coloquemos uma situação. Por exemplo, se o copo de refrigerante escapou da mão do comissário de voo durante o serviço de bordo. A culpa foi do copo que estava molhado ou do próprio comissário que não secou direito as mãos? Reconhecer o erro é um belo exemplo de humildade!

PARTICIPAÇÃO/ENVOLVIMENTO –  Aqui é você não ser apenas mais um. É fazer a diferença, saber dos valores da companhia e buscar desenvolver-se por meio delas. É aproveitar os treinamentos e a política de gestão e recursos humanos da empresa
Acredito que algo que expressa bem este valor seria o “amar aquilo que faz”. Quem ama se envolve, participa, busca novas idéias, tenta construir algo novo, destacar-se, enfim trabalhar em equipe.

APRESENTAÇÃO PESSOAL – Sem dúvida, o comissário de bordo deve ter disciplina em sua apresentação pessoal. Das unhas limpas, pois servimos alimentos e bebidas aos passageiros, ao cabelo e uniforme. Ora, se a profissão é glamorosa que o comissário de voo faça jus vestindo-se e apresentando-se adequadamente.

A devida apresentação pessoal contribuirá positivamente para a imagem do comissário de bordo, pois reflete saúde e higiene pessoal. Fora o já citado, ainda colocamos outros fatores que contribuem para a excelência da apresentação pessoal como exercícios físicos e cuidados com a pele.

Lembre-se a imagem da empresa é reflexo da imagem dos colaboradores. Como podemos observar não é tarefa das mais simples, mas com boa vontade e dedicação todos terão seu momento. Caso ache que esteja preparado para ingressar na LATAM, GOL, Azul ou outra companhia aérea.

Enfim, acreditamos que todos tem suas próprias opiniões sobre este valores e é para isto que os comentários são abertos, para que cada um interaja de forma colaborativa destas reflexões. bem-vindo a bordo!!

7 Comentários

  1. Haroldo de sousa aquino

    ola,, gostaria de saber com vcs, se estao selecionando curriculun , obrigado

  2. Sabrina Farias

    Olá, bom dia! Estava vendo os requisitos que vocês exigem do profissional da Tam,e percebi que não sitaram o inglês..
    Me chamo Sabrina e vou me formar em Turismo este ano,ainda não tenho inglês fluente.
    Qual setor da empresa que eu poderia me candidatar sem a exigência do inglês?

  3. Para trabalhar na LATAM você também precisa ser paciente, engolir todo dia um sapo, ter tolerância, aprender com os erros, satisfazer a necessidade dos seus superiores, desenvolver uma postura comportamental passiva e submissa na qual você se subordina a hierarquia da aviação, na LATAM não é aceito de forma alguma a insubordinação, advertências são aplicadas ao menor desvio de função, e quando não resolvidas a Paula Renata Real realiza o desligamento de forma elegante e pontual sem pontuar os motivos para que o tripulante possa repensar em seus erros e assim crescer profissionalmente.
    Boa Sorte a todos.

  4. Para trabalhar na TAM e ser considerado um bom profissional voce tem de ser PUXA SACO, falso, dedo duro, ter um bom inglês, aguentar os chiliques dos superiores, ficar esperto com os “colegas” de trabalho que querem te derrubar…

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*