Início / Empregos / Testes de Seleção / Trabalhar na TAM: respostas para comissários de bordo

Trabalhar na TAM: respostas para comissários de bordo

Confira as sugestões de respostas da entrevista para vagas de comissários de bordo para trabalhar na TAM Linhas Aéreas.

Leia aqui as perguntas feitas na seleção

  • O que lhe tira do sério?

Assim como em outras perguntas, ao questionar sua falta de paciência, as recrutadoras querem saber o quanto é maduro e equilibrado.

É preciso provar que consegue sair de situações embaraçosas e estressantes sem se irritar. facilmente.

Com um tom de voz sereno e calmo, fale que você é uma pessoa bastante tranquila e não sai do sério com facilidade, especialmente em situações onde sabe que deverá manter uma postura profissional. Ressalte que por mais que uma situação possa lhe tirar do sério, você sabe distinguir sua postura pessoal da profissional.

Ou seja, principalmente quando você estiver com o uniforme da empresa saberá que por mais que algum passageiro lhe irrite por meio de gritos e até insultos você é capaz de discernir sua postura pessoal de sua postura profissional. Afinal, quando uniformizado você não será somente “Fulano de Tal”, mas sim “o comissário Fulano de Tal” representando a empresa diante do cliente.

Evite dar exemplos de quando se irritou de verdade, comente no máximo uma situação, como por exemplo, com um irmão menor, mas fale que antes de ficar irritada(o) reflete sobre a situação e entende que seu irmão é menor e não quis entrar no jogo dele evitando assim uma briguinha desnecessária. Lembre-se de um dos mandamentos da TAM: “- pense muito bem antes de agir”.

  • O que você faz no seu tempo livre?

Nesta pergunta, as selecionadoras querem saber se você é uma pessoa que aproveita seu tempo livre de forma inteligente e responsável.

Isto porque na aviação é muito comum encontrarmos pessoas que por falta de estrutura familiar ou mesmo falta de informação, seguem caminhos não muito bons para sua saúde física e psicológica.

A resposta é simples, diga que gosta de ler livros interessantes (comente o último livro que leu), que gosta de ir ao cinema (comente sua última ida ao cinema ou último filme que assistiu em DVD), que gosta de sair com seus amigos, estudar línguas, ir à acadêmia, etc. Evite dizer que gosta de ficar em casa, assistindo TV ou ficar em casa com sua família. Lembre-se que o comissário de voo passa muito tempo longe da família e é preciso estar ciente de que caso seja contratado esta distância irá virar uma realidade que não poderá ser difícil de superar.

Se você é uma pessoa mais caseira, prefira dizer que gosta de passear e/ou viajar com sua família, que gosta de almoçar na casa de parentes, etc. No entanto, se prepare pois poderá ser questionado quanto ao fato de trabalhar em regime de escalas, chegando a ficar até seis dias fora de sua cidade natal (fato comum na profissão).

Aproveitar o tempo livre com hábitos saudáveis e interessantes é um desafio para o aeronauta. Lembre-se que estudar idiomas, fazer atividades físicas é mais do que aproveitar o tempo livre, é capacitar-se cada vez mais para o exercício da função.

  • O que você espera da TAM Linhas Aéreas?

Esta pergunta irá analisar se você realmente conhece a companhia aérea  Vale a pena ler a política de gestão de pessoas da TAM, na qual a empresa expressa sua relação com seus colaboradores.

Este documento, por exemplo, destaca que a TAM considera seus funcionários o seu maior patrimônio e reconhece que a experiência, as habilidades e as competências destes serão um diferencial competitivo da companhia no mercado.

O documento ainda afirma que a política de gestão de pessoas da TAM tem como foco principal valorizar o potencial humano, em um ambiente favorável ao desenvolvimento e à motivação das pessoas, levando-as a uma maior participação e comprometimento com a excelência do desempenho e dos resultados organizacionais.

Portanto, para responder a pergunta basta ser sincero e dizer tudo o que espera da companhia, frisando que haverá uma contra-partida de sua parte para que possa realmente esperar isto. Será algo recíproco!.

Você poderá dizer, por exemplo, que fará o seu trabalho sempre com muita paixão, visando o seu desenvolvimento profissional e que espera da TAM treinamentos, capacitação e ferramentas que o ajudem a criar uma carreira de sucesso dentro da empresa, fazendo-o desenvolver todas habilidades e competências que possui. Ou seja, do mesmo modo que você irá usar de toda sua experiência e conhecimento para ajudar a empresa a ser a melhor companhia aérea do mundo, você espera que a TAM seja uma parceira para um desenvolvimento profissional pleno.

  • Para você o que é ser comissário?

Nesta resposta é importante que o candidato a comissário de voo mostre novamente sua maturidade e conhecimento sobre a profissão do aeronauta.

Poderá responder, por exemplo, que é uma profissão de muita responsabilidade ao passo que o comissário é, acima de tudo, um agente de segurança a bordo do avião, onde uma de suas maiores habilidades deverá ser o conhecimento da aeronave que tripula a fim de garantir a plena segurança e conforto dos passageiros.

Os comissário de voo também representarão a companhia aérea para seus clientes, pois são os profissionais que mais passam tempo com os passageiros podendo reverter insatisfações e até perceber alguns pontos que podem ser levados a outras áreas como o departamento de marketing, qualidade e serviços visando sempre melhorar a imagem da empresa diante o mercado cada vez mais competitivo.

Não podemos esquecer que somos a linha de frente, a parte operacional, porém podemos contribuir mutio para as demais áreas. da empresa, sempre com trabalho de equipe e visão de mercado.

  • Uma palavra para definir a TAM?

Esta até parece uma pergunta fácil de ser respondida, mas evite cair no óbvio que seria dizer “o espírito de servir”, “entusiasmo”, “trabalho em equipe”, “humildade”, etc.

Se o Departamento de Seleção não tivesse já percebido que você carrega estes valores consigo, provavelmente você não estaria neste estágio da seleção para comissários. Portanto, tente ser criativo e dizer algo que valorize sua resposta.

Algumas palavras pouco lembradas, mas que pensamos ser interessantes são: alegria, família, orgulho, paixão, brasileira, sonho, conquista, gentileza, superação, etc.

Para cada uma delas, pense em algo que justifique sua escolha relacionando-a aos valores da TAM e seu próprio perfil. Por exemplo, se escolher “família” justifique dizendo que vê a empresa como uma grande família, onde há uma união muito forte entre todos os colaboradores que se orgulham de fazer parte da companhia.

A palavra “alegria” poderá ser muito bem defendida pelo próprio perfil do comissário de voo da TAM e a missão da empresa em “ser a companhia aérea preferida das pessoas, com alegria, criatividade, respeito e responsabilidade”.

  • O que te faz feliz?

Mostre aqui seu espírito solidário, humilde e de bem com a vida, ou seja, mostre felicidade na sua expressão.

Acima de tudo, mostre alegria e entusiasmo por este momento que vive. Lembre-se você está prestes a atingir seu objetivo!

A vida do profissional da aviação, em especial comissários de voo e pilotos é muito solitária e muitos aeronautas sofrem de depressão e carência emocional, portanto, jamais diga que às vezes fica triste e que chora por qualquer coisa.

Um exemplo de resposta será comentar que é difícil ficar triste, pois é uma pessoa extremamente de bem com a vida e que não é preciso muito para ficar feliz e contente.

Comente sobre diversas situações que lhe fazem sorrir, como receber flores de um namorado, ajudar uma pessoa na rua com uma informação, fazer trabalho voluntário, viajar, festa de aniversário, etc. Uma dica é comentar sobre participar da seleção e dizer que perceber que está alcançando seus objetivos o deixa muito feliz e satisfeito consigo mesmo. Lembre-se que a visão da TAM é “Trabalhar com Espírito de Servir faz as pessoas mais felizes”.

  • Qual situação de voo você considera difícil e o que faria para reverter?

Nesta pergunta, mais uma vez, as selecionadoras estarão testando sua capacidade de enxergar os aspectos difíceis da profissão.

O candidato poderá citar uma emergência comum como fogo à bordo, sequestro, morte à bordo, crianças bagunceiras, excursões de estudantes, gravidez, passageiros bêbados, assanhados, passageiros com enjoos, etc.

É interessante que o candidato a comissário cite até mais de uma situação, dizendo que ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, a vida do profissional não é feita somente de viagens.

Enfim, cite uma situação e lembre-se das aulas que teve no curso de comissário para responder da melhor maneira a situação que destacou como difícil.

Lembre-se de reforçar que acha tal situação difícil, porém está capacitado tecnicamente e emocionalmente para lidar e resolver de forma efetiva qualquer situação “difícil” à bordo.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*