Início / Empregos / Testes de Seleção / Trabalhar na GOL: entrevista e seleção
Vagas na Gol
Dicas para fazer seleção de emprego na Gol

Trabalhar na GOL: entrevista e seleção

Para quem pretende trabalhar na GOL, após fazer o cadastro no site Elancers ou site voegol.com.br ou ainda outro site de Recursos Humanos e ser chamado para a entrevista para trabalhar como comissário debordo terá a seguinte situação:

1ª fase – Preenchimento de uma ficha cadastral, peso, altura e teste de idioma, que consiste em uma rápida conversa em duplas ou trios de acordo com o número de candidatos que também devem se organizar pelo nível do idioma que possua, no caso, básico, intermediário e avançado.

Obs: O resultado pode levar de uma a duas semanas.

2ª fase – Preenchimento de mais algumas fichas com os documentos e de questionários com as seguintes perguntas:

  1. “O que você sabe sobre a GOL?”
  2. “Qual a sua relação com seu parentes mais próximos?”
  3. “Como você se vê daqui há 5 anos?”
  4. “Qual animal você gostaria de ser e por quê?”
  5. “Qual animal você não gostaria de ser e por quê?”
  6. “Cite 3 pontos positivos em você”
  7. “Cite 3 pontos que precisam ser melhorados”

Dicas – entrevista e seleção – Gol Linhas Aéreas

Antes de chegar o dia da entrevista, pesquise sobre a história da GOL e sobre todas a possíveis respostas das perguntas acima.

Nunca comente coisas muito negativas e, se tiver que comentar, descreva como as superou e se tornou uma pessoa melhor e mais preparada.

Sobre a pergunta dos animais: o importante é a explicação que você dá sobre o animal e não o animal em si.

Nos pontos positivos e negativos procure apontar pontos que não irão interferir no seu dia-a-dia como comissário, ex: não vá escrever que você é uma pessoa muito explosiva e que perde a calma facilmente pois, pelo jeito que a aviação está hoje em dia, a coisa mais comum vai ser se deparar com passageiros infelizes, nervosos e, se você não tiver paciência para lidar com essa situação, você não vai servir para tal cargo.

Procure colocar coisas que não afetam em nada o seu dia como comissário. Os pontos positivos são mais fáceis de destacar.

Depois de tudo isso preenchido vem o teste de P.I., que é o psico-teste que consiste em uma folha com 80 adjetivos frente e verso (os mesmos 80) e, na parte da frente da folha, você deve assinalar “O que as pessoas esperam de você?” e na parte de trás você deve assinalar “O que você realmente é?”.

Lembre-se de incluir alguns defeitos pois ninguém é perfeito e defeitos fazem parte de qualquer ser humano.

Redação – Em seguida, a redação com tema livre de +/- 15 linhas.

Prepare a redação em casa com calma! Pense e escreva sobre você ou algum assunto atual. Com isso você já terá menos um detalhe pra se preocupar lá na hora. Com a ideia pronta na cabeça você chega e escreve a redação sem problemas.

[tempo para o Almoço]

Depois do almoço começam as dinâmicas.

Na primeira parte eles irão colocar sobre uma mesa, adesivos com os nomes de todos os candidatos. O primeiro chama um nome e a pessoa vai até o centro. O adesivo é colado na roupa, se abraçam e desejam boa sorte. Vai nisso até todos serem chamados.

A primeira dinâmica deve-se formar o máximo de letras possíveis do alfabeto utilizando o corpo, sem falar e se comunicando apenas com mímicas. Eles estipulam um tempo e depois contam quantas letras conseguiram formar. Após o término de cada dinâmica, todos voltam aos seus lugares e fazem comentários sobre esta dinâmica, um por vez esperando uma bolinha que fica de mãos em mãos. Para falar ou comentar tem que estar com esta bolinha nas mãos.

Na segunda dinâmica eles determinaram um espaço no chão e todos os candidatos deveriam se organizar sem tentativas para que todos caibam dentro do espaço com os pés, três vezes e cada vez com o espaço menor. Logo depois, novamente, todos vão para seus lugares e comentam a dinâmica realizada.

Dicas sobre as dinâmicas: Sempre demonstre ser uma pessoa positiva, ajudando todos do grupo e tentando alcançar o objetivo pedido pelo pessoal da GOL.

Demonstre interesse pelo que os colegas estão falando e sempre que achar necessário fazer algum comentário que poderia ter ajudado na conclusão da tarefa, faça-o.

Quando for fazer um comentário, espere que todos estejam prestando atenção em você. Se você conseguir convencer os outros candidatos da sua opinião, ponto pra você.

É bom lembrar que eles têm milhares de tipos de dinâmicas e o mais importante é a sua reação como pessoa no fim da tarefa, e não se ela foi feita perfeitamente.

Organize-se quanto ao tempo dado, pois isso também é muito importante.

Apresentação pessoal: 2 minutos para você falar sobre você.

Onde e com quem mora, se é solteiro e se tem filhos. Sobre os idiomas que fala e algo de diferente que faz e finalmente se você tem mais algum comentário. Também se organize com o tempo: 2 minutos são 2 minutos e ficar falando muito pode te atrapalhar.

Após a apresentação de todos você estará liberado e é só esperar por mais uma ou duas semanas para receber a ligação. Com resposta negativa, você poderá tentar novamente em 6 meses e, se positiva, eles irão marcar o exame médico.

Exame Médico: É feito em uma clínica particular e você deve estar com seu CMA válido para passar por essa fase. Na clínica você preenche um questionário sobre doenças, faz a audiometria e passa por uma rápida consulta com um médico onde ele irá olhar suas articulações, varizes, hérnias, além de fazer mais algumas perguntas. 

Você sai de lá com o resultado da clínica como APTO ou REPROVADO, porém se apto sua ficha ainda passará pelas mãos dos médicos da GOL e você ainda pode ser reprovado sem saber o motivo.

Após o exame você espera por mais uma ou duas semanas para receber a resposta por telefone e, se aprovado, realmente eles te encaminharão um e-mail com a relação de documentos a serem entregues. Depois, é só esperar chegar o dia do treinamento, voos de instrução, check Anac, etc.

11 Comentários

  1. Acho ridícula a atitude dessa empresa!

    Eles pré selecionam o candidato, mandam o teste de inglês, o candidato passa, recebe uma ligação telefonica e faz outro teste em inglês por telefone, falam por telefone que a base é Brasília, é chamado para ir para São Paulo em 3 dias (comprar passagem de ultima hora, reserva de hotel, tudo na correria) (até aí tudo bem! O candidato faz vários testes de inglês lá na sede da empresa (que por sinal está caindo aos pedaços), passa em todos os testes, e em 2 minutos de apresentação pessoal é desqualificado para ir para a dinâmica! Pra quem não sabe é na dinâmica que as empresas de verdade analisam e traçam o verdadeiro perfil do candidato!!

    Por que a empresa GOL então não faz essa análise de 2 minutos por SKYPE e ai sim chama as pessoas pra dinâmica para serem realmente analisados?? Ou antes dos testes de inglês? Por que fazer o candidato gastar rios de dinheiro com passagens aéreas de ultima hora, reserva de hotel de ultima hora, etc…. Por que na portaria mesmo então não te analisam em 2 minutos e já te mandam embora? è claro que o numero de vagas é limitadíssimo, mas eles não podem te avaliar em 2 minutos e te mandar embora… é ridículo isso, na dinâmica tudo bem, ai sim eles traçam o perfil do candidato mas não na apresentação de 2 minutos…

    E o pessoal do RH da empresa nem toca no assunto SALÁRIO, como se todos que estivessem lá tivessem passando fome em casa e fossem se submeter a qualquer salário…

    Ela não fala em hipótese alguma sobre o salário só fala que as condições de trabalho se deterioraram e que agora as diárias são de 12 horas não mais 24 horas……. e a base, por telefone antes de ir para São Paulo, me falaram que era BRASILIA, chegando lá falaram que era pro Rio de Janeiro (“se quiser quer, se não quiser tem outras pessoas que querem”) foi o que a senhora do RH falou! Não é a toa que quem investiu nas ações da GOL ha 5 anos atras hoje teria perdido todo o dinheiro!!!

    Essa empresa é uma piada e não trata com respeito as pessoas, nem mesmo os acionistas! Quem investiu na GOl quebrou!

  2. Na realidade participei da seleção e não é nada nessa ordem que você mencionou e e muitas coisas que vc falou nem se aplicam mais! Pessoal não se pode levar em conta tudo que escrevem por aí!! Mas só digo uma coisa, preparem-se pq a concorrência é forte e a seleção não é nada fácil! PS: nessa explicação acho q vc misturou a seleção da Gol com a da Azul…rss.

  3. GOL é SENSACIONAL!!! ÓTIMA EMPRESA!!! AMO AMO AMO!

  4. Tais Improta Cruz

    Boa tarde, como queria uma oportunidade para fazer seleção para comissária de bordo!

  5. Ola alguem ´passou na entrevista e pode me conta como é a seleçao obrigada

  6. Recebi uma ligação para seleção e quem atendeu foi minha mãe e não soube me falar o dia me liguem por favor

  7. Gostaria de saber algo sobre o teste online, que é a primeira etapa de todas. Se não passar no teste onlibe, não vai para a entrevista nem ara dinâmicas. Fiz o teste de inglês online deles e achei muito dificil. não pela complexidade das questões, mas pelo tempo de resposta, que é muito curto. E olha que sou professor de inglês com CELTA e proficiência pela Michigan University. O que parece é que as empresas estão dificultando cada vez mais para os candidatos fazendo uma peneira quase intransponível.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*