Início / Empregos / Testes de Seleção / Testes de Emprego

Testes de Emprego

A dinâmica de grupo é uma etapa importante no processo de seleção das empresas aéreas.

É muito difícil uma empresa contratar seus funcionários sem fazer ao menos uma dinâmica de grupo durante o teste de seleção de emprego. Contudo, a dinâmica de grupo não é tão complexa quanto muitos imaginam.

No artigo a seguir iremos desvendar alguns mitos e ideias erradas que os candidatos costumam ter dos testes de seleção de emprego.

A primeira dica para passar em um processo seletivo de emprego é encarar a dinâmica de grupo como uma etapa da seleção, onde uma empresa tem à disposição muitos candidatos para a vaga, mas poucas vagas abertas. Este teste de seleção de emprego ocorre, geralmente, em um processo seletivo onde a organização tem centenas de profissionais previamente selecionados e precisa avaliar todos sem desperdiçar muita energia no recrutamento. Portanto, opta-se em realizar uma dinâmica de grupo, avaliando o comportamento de todos candidatos de uma única vez.

Para candidatos a comissário de bordo e agente de aeroporto, por exemplo, a dinâmica de grupo é muito utilizada. Além das empresas aéreas terem muitos candidatos para avaliarem, são profissões que lidam com o público e é importante o RH saber como cada candidato se comporta diante de um grupo de pessoas.

Por meio da dinâmica de grupo, o RH consegue avaliar comportamentos em equipe de modo assertivo. Estes comportamentos são avaliados de acordo com os valores da empresa. Deste modo, o fato de não ser aprovado em determinado teste de seleção de emprego não significa que o profissional é ruim, mas simplesmente que durante aquele processo, o seu perfil profissional não pareceu se adequar à política de recrutamento e seleção da empresa naquele momento.

Lembre-se que do mesmo modo que as pessoas possuem perfis diferentes, as empresas aéreas também. Logo, se um candidato não foi aprovado nos testes de seleção de emprego em uma determinada companhia, poderá ser em outra.

Dinâmica de grupo: dicas para testes de seleção de emprego

  • Evite comportamentos padronizados. Seja você mesmo.
  • Estude a empresa e saiba alinhar seu perfil profissional à realidade de cada empresa.
  • O RH só conseguirá lhe avaliar adequadamente se você participar ativamente da dinâmica. Portanto, participe!
  • Seja observador. Observe não apenas as pessoas de sua equipe ou outros grupos participantes, mas também os próprios avaliadores.

Por fim, é preciso ser autêntico. Se você tiver uma personalidade mais extrovertida ou mesmo se for uma pessoa mais tímida não há com que se preocupar. Aja naturalmente, apenas lembrando que, especialmente em ambiente profissional, a formalidade e boa postura são fundamentais.

Com estas dicas, certamente você irá se destacar nos testes de seleção de emprego. E, mesmo que não seja aprovado, o Recursos Humanos terão uma boa e real imagem do seu perfil profissional. Como já dissemos, nem sempre nosso perfil profisional é compatível com a empresa que sonhamos trabalhar.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*