Início / Aviação / Cursos na Aviação / Técnico em Manutenção de Aeronaves
manutencao

Técnico em Manutenção de Aeronaves

Para quem pretende seguir na carreira de Mecânico de Manutenção de Aeronaves e ainda possui algumas dúvidas sobre as diferentes especialidades, elaboramos abaixo algumas informações que ajudarão nossos leitores.

Um ponto a considerar é definir cada uma das três especialidades: – Célula, Grupo Motopropulsor e Aviônicos.

Célula
Com esta habilitação o profissional irá lidar com caixas de engrenagens, controles de voo, trens de pouso, sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos, sistema anti-gelo e sistemas de combustível. Além disso, a CHT de Célula, é possível atuar a tudo que se refere à estrutura de aviões e helicópteros (fuselagem).

Grupo Motopropulsor
Já os habilitados nesta categoria irão desenvolver projetos relacionados aos motores das aeronaves (convencional ou reação), todos os sistemas de hélices, rotores, além dos diversos sistemas dos grupos moto-propulsores.

Aviônicos
Com esta especialidade o profissional irá trabalhar com todos os componentes elétricos e eletrônicos das aeronaves, além de todos os instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio-comunicação, sistemas elétricos e de radar.

Para conseguir um trabalho na área basta ser habilitado em ao menos uma especialidade. É preciso tentar descobrir em qual área o futuro mecânico aeronáutico tem mais aptidão e afinidade, ou seja, em qual terá mais prazer em estudar. Para isto é preciso pesquisar cada uma.

Uma dica é que se você é uma pessoa que gosta de sistemas elétricos e eletrônicos deve optar pela Aviônica. Já se você prefere mexer com a parte mecânica e ligas metálicas é provável que a habilitação em Célula lhe fascine. Agora, se o seu interesse maior é pela parte de motores e combustível, a habilitação no Grupo Motopropulsor é a mais indicada.

A especialidade em Célula é a que abrange o maior percentual dos sistemas de uma aeronave e por isso mesmo é a mais indicada para quem pretende ingressar logo no mercado de trabalho.

Por outro lado, a habilitação em Aviônicos é bem específica. É uma especialidade sem muita demanda para a área de manutenção de linha, porém a busca por estes profissionais em oficinas de aviônicos é crescente.

Fato é que atualmente as empresas buscam profissionais heterogênios que possuam duas ou até as três habilitações, visto que a qualificação profissional colabora para otimizar a mão-de-obra.

O profissional começa a carreira como auxiliar, acompanhando os mecânicos em inspeções, reparos, trocas de componentes e liberação das aeronaves. Em cerca de três anos já é possível ter a experiência necessária para ser Técnico de Manutenção de Aeronaves, ou seja, habilitado para diagnosticar e reparar problemas mais complexos.

Nossa dica para quem ainda é jovem, entre 18 e 24 anos, e esta decidindo pela carreira de Mecânico de Manutenção Aeronáutica é entrar em escola da aviação civil e cursar as três especialidades. Já quem possui idade superior a 25 anos e que ainda não esteja no mercado de trabalho, nossa sugestão é se especializar somente em uma modalidade, e após ingressar no setor aéreo cursar as demais.

É importante ressaltar que antes de obter qualquer uma das habilitações, o aluno deve obrigatóriamente cursar o módulo básico e somente após a conclusão deste poderá escolher um dos módulos específicos.

A carga horária do básico mais um módulo específico é de aproximadamente 1024 horas em 13 meses.

Os cursos são oferecidos em escolas de aviação e/ou aeroclubes homologados pela ANAC.

Para a matrícula no curso, as escolas geralmente exigem:

Ter no mínimo 18 anos, a serem completados até o final do curso;
Ter Nível Médio (antigo 2º grau) adquirido em estabelecimento de ensino público ou privado, devidamente autorizado.

Documentos necessários:

Ficha de Inscrição/matrícula preenchida, (fornecida pela escola ou aeroclube)
Comprovante de conclusão do nível médio.
Título de eleitor (maiores de 18 anos)
CPF dos alunos (maiores de 18 anos)
Certificados de Reservista ou Alistamento Militar
01 fotografia 3×4 recente
Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, se for o caso.
Outros que se façam necessários, a critério da unidade de instrução.

Exames da ANAC

Todos os anos a ANAC realiza exames específicos para Mecânicos de Manutenção em Aeronaves. São as chamadas Bancas da ANAC que acontecem diversas vezes por ano.

As provas serão elaboradas com base nos conteúdos estabelecidos nos manuais de curso do SEPEC, e serão compostas por 60 (sessenta) questões para cada categoria de habilitação (Especialidades).

Clique aqui para saber mais sobre os exames. 

Foto: Flickr

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*