Início / Empregos / Testes de Seleção / Seleção Azul: aeromoças e comissários

Seleção Azul: aeromoças e comissários

A Azul Linhas Aéreas tem sido uma das empresas aéreas com mais vagas para candidatos ao cargo de Aeromoça e Comissários de Bordo.

Com sede em Alphaville, São Paulo, a Azul também tem bases nas cidades de Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Manaus e outras cidades que compõem a malha aérea da companhia aérea.

O plano de expansão da Azul permanece e segue nos próximos anos. Após momento de incertezas no setor, a expectativa é grande em relação ao desenvolvimento do mercado da aviação regional, contando ainda com aumento no número de voos entre as capitais no Brasil e voos internacionais.

As seleções das vagas para comissários de voo na Azul acontecem na sede da empresa em Alphaville. Os candidatos são convocados com antecedência para terem tempo hábil para se prepararem para a seleção. Muitos vêm de Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Fortaleza.

Veja no final do artigo como enviar o seu currículo para a companhia aérea.

Endereço de empresas aéreas para enviar o currículo

Dicas para se dar bem na seleção da Azul

Aeromoças e comissário de voo da Azul Linhas Aéreas | Divulgação

Aeromoças e comissário de voo da Azul Linhas Aéreas | Divulgação

Seleção na Azul

A primeira fase é uma redação, questionário e apresentaçãoNa parte da manhã tem a apresentação da empresa e uma redação com o tema “Ontem, Hoje e Amanhã” para que o candidato relate sua biografia. O Recursos Humanos não quer que você fale que deseja ser comissário, pois isso eles já sabem!

Fale de forma coerente sobre sua formação, cursos, etc. Foque sua história com conteúdo relevante, conte momentos que você teve que ser assertivo, lidou com questões de segurança e atendimento. Projete um futuro com alegria, realização, etc.

Qual é o salário de um comissário de bordo?

Após caprichar na redação, deverá fazer uma prova com aproximadamente 10 questões sobre o curso de comissário de bordo da escola de aviação – emergência, sobrevivência, regulamentação e alfabeto aéreo. Algumas das perguntas são, por exemplo, “como uma tripulação é dividida” (resp.: Simples, Miníma, Composta e Revezamento); “o significado de CAL” (resp.: cabeludo, amargo e leitoso); algumas letras do alfabeto fonético, e uma questão de verdadeiro ou falso.

Ainda após a prova, será necessário que os candidatos façam uma apresentação pessoal em função de algumas perguntas como “nome”,  “idade”, “histórico profissional”, “se já participou de seleção da Azul ou outras empresas aéreas”, etc.

Após a apresentação, todos os comissários de bordo deverão preencher uma ficha da Azul e outra da Anac.

Depois desta primeira parte, há uma dinâmica de grupo na segunda parte da seleção. Uma das dinâmicas utilizadas é bastante conhecida por muitas pessoas que já participaram de processos seletivos em outras empresas aéreas.

A dinâmica coloca a situação de um avião caído no deserto e questiona os candidatos a comissário de bordo na Azul a listarem quais itens seriam mais importantes para a sobrevivência do grupo. O RH dá uma lista com dez itens e cada grupo deve enumerar os de maior importância.

O objetivo desta dinâmica é fazer os participantes demonstrarem características de liderança, humildade, trabalho em equipe, participação, entusiasmo, argumentação, assertividade, poder de influência, etc. É preciso estar preparado para defender a lista de itens com argumentos.

Outra dinâmica que o RH pode propor é a leitura de um texto com uma série de características de um animal. A recrutadora diz que irá ler o texto apenas uma vez, portanto é necessário prestar bastante atenção.

Dúvidas sobre a idade e altura para comissários de voo

O texto é enorme e as característica do animal infinitas. Ao final da leitura exige-se que os candidatos desenhem o animal que imaginaram ser. Depois de cada candidato a comissário de bordo ter desenhado o seu, são divididos em grupos . Assim cada grupo deve entrar em um acordo para redesenhar o animal.

Após a dinâmica, há a eliminação de parte dos candidatos. Portanto, é um momento tenso!

Na terceira parte acontece os exames médicos e entrevista em inglês.  Enquanto parte dos candidatos fazem exames  médicos de audiometria, exame médico geral e o toxicológico, por meio de uma mecha de cabelo. Este exame determina substâncias como maconha, cocaína e outros remédios. Outros realizam a entrevista de inglês de nível intermediário.

As perguntas da entrevista em inglês serão baseadas na sua redação, portanto, para estar melhor preparado é bom estudar a sua redação como um roteiro da entrevista em inglês.

Trabalhe Conosco

Aqueles que desejam se candidatar as vagas devem cadastra-se no link trabalhe conosco Vagas na Azul no site da companhia ou enviar o currículo por correios para sede da empresa. Acesse o link com endereço de empresas aéreas para envio de curriculum.

15 Comentários

  1. Jacinto Franco do Amaral Melo Jr

    Boa tarde Srs. (as),
    minhas palavras são apenas para agradecer-lhes e elogiá-los quanto as informações relatadas no Meio Aéreo.com . Estou me empenhando , com o meu curriculum, em conquistar uma vaga como comissário de bordo e ser o mais persuasivo possível com as compahias aéreas e posteriormente com os passageiros, deixando bem claro a segurança, o conforto e as qualidades de uma empresa aérea e seus tripulantes. Desejo-lhes sucesso.
    Att.,
    Jacinto Franco do Amaral Melo Jr. ANAC 775601

  2. Olá, muito obrigada pela sua informação, tão detalhada, estou preparando-me para seleções, e sua postagem ajudou muito a mim. Fique com Deus .

  3. celso silva de oliveira

    ola gostaria de saber se azul ainda esta a procura de comisario de bordo
    pois gostaria de mim seleciona e fazer o curso e se engreça na area de aviaçao
    aguardo resposta

  4. Só queria entender uma coisa, li esse mesmo questionário em uma rede social, havendo la o link desse site (Meio Aereo) e nele relata tudo diferente do quê foi dito no texto acima, como redação, dinâmicas e etapas do processo. Isso é para confundir os candidatos? um fala uma coisa, e outros outra.

  5. BOA TARDE, ESTOU PREPARADA PAR UMA OPORTUNIDADE DE TRABALHAR COMO COMISSÁRIA. A EMPRESA PODE ESPERAR O MELHOR DE MIM.

  6. Uma área convidativa para expressar o amor a profissão.

  7. Evandria Oliveira

    Boa tarde, excelente explanação referente ao cargo de Comissaria de bordo! Fiz o curso a alguns anos e fui aprovada na prova da Anac, fui em algumas seleções infrutíferas, me casei e abandonei a ideias, mas lendo o artigo, ocorreu a vontade de tentar novamente! Gostaria de saber se a Azul está fazendo seleção para 2017, bem como se há alguma exigência com idade, peso e segunda língua! Tenho formação em nível superior, pós graduação e larga experiência com atendimento ao público. Uma dúvida colocar no curriculum o nome de comissária conhecida que trabalha na empresa ajuda ou atrapalha?

  8. Olá, tenho uma dúvida: para uma entrevista de comissário, recomenda-se usar terno, apenas camisa, o que é recomendado utilizar?

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*