Início / Aviação / Santos Dumont, Pai da Aviação

Santos Dumont, Pai da Aviação

Biografia Santos Dumont – O patrono da aviação no Brasil nasceu na cidade Palmira, no dia 20 de Julho de 1873 e veio a falecer no dia 23 de Julho de 1932.

Alberto Santos Dumont é considerado por muitos o inventor do avião, dirigível e ultraleve. O inventor brasileiro construiu os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina do mundo. Além disso, o pai da aviação ainda foi o primeiro homem a fazer um avião movido a gasolina decolar.

Apesar de seus grandes feitos e grande reconhecimento internacional, a invenção do avião não é uma unanimidade. Alguns países como a França e EUA não reconhecem tais feitos, dando os créditos ora aos irmãos Wright, ora Clement Ader. Cabe a nós brasileiros, defendermos a teoria de que o primeiro e único inventor do avião é mesmo Alberto Santos Dumont.

Invenções Santos Dumont

  • Balão a gás – Esta invenção de Santos Dumont revolucionou o conceito e a construção de aeróstatos;
  • Dirigível – Santos Dumont inventou o primeiro dirigível ao instalar no mesmo um motor movido a combustível. O dirigível n.º 9 foi o primeiro a dar a volta a torre Eifel e garantiu ao pai da aviação o título de inventor do dirigível;
  • Avião – O avião 14 Bis é considerado a primeira aeronave, mais pesada que o ar, a levantar voo com um homem a bordo;
  • Chuveiro – A criatividade e inteligência de Santos Dumont também foi largamente utilizada para melhorias dentro de casa. O pai da aviação também inventou o chuveiro elétrico para banhos quentes; Ele o usou na sua famosa casa em Petrópolis, a “Encantada”;
  • Relógio de pulso – Em 1904, o pai da aviação queixou-se ao amigo Louis Cartier sobre como era difícil consultar as horas enquanto pilotava. Cartier então criou um relógio com alças para Dumont  usá-lo no pulso. Logo virou moda;
  • Porta de correr – foi outra ideia de Santos-Dumont. O pai da aviação colocou portas que corriam sobre rolamentos. Usou-a no seu hangar.

Avião Santos Dumont

  • 14-bis – Um de seus aviões mais famosos, uma máquina (avião) acoplado a um balão de hidrogênio. A ideia era diminuir o peso e facilitar a decolagem.

Casa Santos Dumont

A famosa casa de Santos Dumont, em Petrópolis, obedece vários conceitos avançados para a época. A escada é um dos mais interessantes. Como é muito íngreme, os degraus foram recortados, para que a pessoa não batesse com a canela no degrau de cima. Além disso, ainda inventou e passou a usar um chuveiro para banhos quentes na casa.

Frases Santos Dumont

  • As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso
  • As coisas são mais belas quando vistas de cima
  • Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la

Homenagem: No dia em que o pai da aviação completaria 139 anos, o Google, melhor site de buscas, fez uma homenagem em sua página inicial com um doodle do 14 Bis.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*