Início / Aviação / O que pode reprovar no CMA?
aviacao-negra

O que pode reprovar no CMA?

Um dos grandes medos de quem começa a pensar em seguir na aviação civil, seja como comissário de voo ou piloto comercial, é passar pelo Exame Médico da Aeronáutica.

Isto porque tripulantes, sejam eles comissários de voo pu pilotos de avião, deverão passar por Junta Médica em Hospital Credenciado para realizar uma batelada de exames médicos antes de ingressar em escolas de aviação ou aeroclubes em cursos na aviação.

Os exames médicos são inúmeros e acaba barrando o sonho de muitos futuros aviadores. Contudo, é preciso saber que para muitos casos existem tratamentos específicos que irão apenas retardar o início da carreira profissional destes futuros aeronautas.

Por exemplo, um aeronauta não pode jamais ter desvio do septo nasal ou outras afecções que perturbem a fisiologia respiratória, porém há cirurgias bem simples para corrigir esta desfunção respiratória. Logo, não é um agravante para o futuro piloto ou comissário.

Já outras incapacidades médicas acabam de fato barrando o sonho de muita gente, e infelizmente muitas escolas aceitam matrículas em cursos de piloto privado e comissário de voo sem o Certificado Médico Aeronáutico, e quando o aluno é reprovado na Junta Médica acaba tendo além de uma grande decepção, um prejuízo visto que muitas escolas não devolvem integralmente o dinheiro do curso em caso de reprovação médica.

– Aeroclubes e escolas de aviação em São Paulo-SP

– Faculdade de Ciências Aeronáuticas

O que reprova na hora de tirar o CMA / CCF?

Segue abaixo lista padrão com causas de incapacidade em exames de saúde na aeronáutica segundo a ICA 160-6 – Instruções Reguladoras das Inspeções de Saúde (IRIS), de 6 de Novembro de 2012.

Onde ir para tirar o CMA?

cemal-rio-de-janeiro-galeao

Particularmente acho o CEMAL o melhor lugar para fazer os exames.

O Hospital de Aeronáutica de São Paulo (HASP), localizado no Aeroporto Campo de Marte é uma opção para a realização dos exames para quem mora em São Paulo ou interior de SP.

O blog Canal Piloto tem um post bem legal que explica passo a passo como são feitos os exames.

Já para quem mora no Rio de Janeiro, a dica é ir no Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL), localizado perto do Aeroporto Internacional do Galeão é opção no Rio de Janeiro.

Quem mora na região do País, poderá se dirigir ao Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO).

Nestes locais, o candidato deverá pagar a taxa de R$ 451,40 (Exame Inicial) ou R$269,15 (Revalidação) para a realização dos exames.

Outra opção é procurar uma clínica particular. Faça uma busca no Google!

Foto em destaque: Super Jet International

20 Comentários

  1. Isabelle Vieira

    Boa Tarde!

    Me chamo Isabelle e tenho 18 anos. Estou muito interessada em seguir na carreira de comissária de bordo mas estou em duvida se minhas tatuagens serao um problema. Tenho um lobo de 13cm tatuado na panturrilha, uma palavra (Hope) de 2cm no lado do dedo indicador e outra palavra (Wanderlust) de 8cm no ante-braco na altura do cotovelo. É possível ser contratada mesmo com essas tatuagens ou é muito improvável? Desde já agradeco pela ajuda!

    Isabelle

    • As cias aéreas brasileiras em geral não impedem desde que não seja aparente, e mesmo algumas aparentes são possíveis esconder com tatuagem ou adesivos. Apenas fale a verdade se perguntarem na entrevista.

  2. Boa Tarde!
    Eu queria saber se cifose pode atrapalhar na obtenção do CMA, meu grau é muito baixo e nao apresenta sintomas.

  3. Ausência de dentes (não aparentes na fala e sorriso) me fazem reprovar? 🙁

  4. bom dia.. gostaria de seguir carreira mas tenho um pequeno desvio de coluna,teria algum problema.

  5. Camilla Oliveira

    Olá, tenho uma pedra no rim esquerdo de 4 cm. Isso reprova ?

  6. OLà desejo saber se psoriase reprova no exame do cma.

  7. Jonathan Alves

    Olá, tenho um descolamento parcial do vítreo, isso reprova no CMA de 1° e 2° classe?

  8. Beatriz Camara

    olá boa tarde gostaria de saber se a pessoa tiver alagador ela será reprovada? e sinusite?

  9. Ola uma pessoa que tem o virus hpv pode reprovar no cma? Obrigado

  10. Caio Cesar Noronha Nunes

    Ola meu nome é caio, tenho um grande sonho de ser comissário, mais eu já passei por cirurgia cardíaca, e troquei válvula do coração, e tomo anticoagulante, e eu queria saber se eu posso ingressar na carreira ou devo partir para outra? Obrigado

    • É um caso delicado, Caio. A dica é passar por uma clínica médica para uma avaliação especializada. E caso não seja possível, há muitas outras funções dentro do mundo da aviação, como Agente de Aeroporto, Gerente de Operações Aeroportuárias, entre outras. Boa sorte!

  11. Olá?

    Qual o grau de daltonismo que impede de passar no cma classe 1?

  12. Jéssica Santarosa

    Olá!
    Pretendo fazer o curso de comissária de bordo, porém tenho uma dúvida.
    Fiz à um ano a cirurgia de redução do estômago, bypass sem anel, e gostaria de saber se posso ser comissária, ou se existe algum impedimento em relação a está cirurgia.

    Obrigada!

  13. Lucas Lourenço

    Boa tarde, estou querendo entrar na area da aviação, mas acho que piloto logo de cara dificil, sera uma boa ideia entrar com comissario de bordo primeiro? oque me falam do mercado para isso? e oque vcs acham da escola aerocurso pela internet com algumas aulas praticas ..

  14. Olá!
    Pretendo fazer o curso de comissária de bordo, porém tenho uma dúvida.
    Eu uso oculos isso me impederia de passar nos exames.

    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*