Início / Aeroportos / Como renovar o passaporte? Validade de 10 anos

Como renovar o passaporte? Validade de 10 anos

Agora o passaporte brasileiro é válido por 10 anos. Coincide com a validade do visto americano e proporciona mais viagens durante o tempo de validade do mesmo.

O Decreto n.º 8.374 foi publicado no Diário Oficial da União confirmando a nova validade dos passaportes brasileiros.

A validade do novo passaporte brasileiro passa de 5 para 10 anos. Essa mudança vale para passaportes comuns, oficiais e diplomáticos.

Quem já tem passaporte, pode tirar um novo a qualquer momento pagando a taxa de R$ 156,07.

O que muita gente não sabe é que ninguém pode renovar o passaporte. O documento não é renovável, é preciso tirar um novo. Dessa forma, você cancela um e tira um novo. Tanto que o número do novo passaporte será diferente.

Como solicitar o passaporte:

Verifique a documentação necessária.

Atenção: Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados e você deverá solicitar a emissão no próximo passo.

Solicite a emissão do passaporte. Se tiver dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, ligue 194. Atenção: somente após a inclusão de seus dados será emitida a Guia de Recolhimento da União – GRU.

Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento.

Compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida (vide item 1), GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário mais levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento.

Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio. Verifique aqui se você deve agendar o atendimento no posto escolhido.

Consulte o andamento do seu pedido de passaporte.

O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.

1 Comentário

  1. Paulo Ricardo

    O meu vence em 2017, faço parte de quem fez com validade de 5 anos. Só vou fazer o novo quando esse vencer.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*