Início / Passagens Aéreas / Programa de Milhas – Como funcionam?
Milhas aéreas

Programa de Milhas – Como funcionam?

Programa de Milhas é uma boa forma de comprar passagens aéreas promocionais.

Quem acessa o Portal Meio Aéreo está sempre por dentro das mais recentes promoções em passagens aéreas e novidades sobre programas de fidelidade/milhagem das companhias aéreas nacionais.

Agora, muitos de nossos leitores têm dúvidas de como funcionam estes programas. Quase sempre estão atrás de passagens aéreas promocionais, passagens aéreas de graça, vantagens e benefícios na reserva de passagens aéreas e melhores assentos dentro do avião e promoção de passagens nacionais e internacionais.

Portanto, neste artigo iremos esclarecer as principais dúvidas em relação a estes programas e citar algumas vantagens e como acumular pontos.

O que são programas de fidelidade/milhagem?

São programas criados com intuito de incentivar a fidelidade do cliente na utilização de uma mesma companhia aérea ou grupo de empresas.

Importante: Só é possível acumular créditos se já tiver associado ao programa de fidelidade antes consumir o produto/serviço que permite sua acumulação. Em geral, não é possível obter créditos retroativos à data de associação ao programa.

Quais são os principais programas de fidelidade das companhias aéreas brasileiras?

Multiplus Fidelidade – TAM

Programa Amigo – Avianca

Smiles – Gol/Varig

Tudo Azul – Azul

E alguns de companhias internacionais que voam para o Brasil?

AAadvantage – American Airlines

Distancia – Taca Peru

Flying Blue – Air France e KLM

Lanpass – Lan Chile

Mileage Plus – United Airlines

Miles & More – Lufthansa

Onepass – Continental Airlines

Sky Miles – Delta Airlines

Skywards – Emirates Airlines

Victoria – TAP Portugal

Qual vale mais a pena?

Com tantos programas de fidelidade aérea disponíveis é inevitável que o consumidor faça duas duas perguntas: Qual é o melhor programa? Em qual deles devo me associar?

Em primeiro lugar a dica é associar-se ao programa de uma empresa aérea que faça parte de uma aliança aérea como Star Alliance, Oneworld ou Skyteam.  Outra ponto pode ser a escolha de um programa que possua acordos com outras empresas. Ou ainda, se gosta muito de uma empresa e pretende viajar apenas aos destinos atendidos por ela, basta escolher o programa desta companhia aérea.

Uma dica valiosa é escoher sua companhia aérea preferida e associar-se somente a ele. Isto porque a idéia de um programa de fidelidade não é apenas para acumular milhas, mas acima de tudo ir progredindo de status no seu programa, o que pode gerar benefícios extras como acesso a Salas Vip, maior franquia de bagagem, além de acumulo de milhas em dobro ou bônus para a emissão de novos bilhetes.

Importante: Após realizar o cadastro no programa, sempre que for comprar uma passagem aérea informe seu número fidelidade.

Como acumular pontos?

As duas formas mais comuns de acumular pontos são comprando passagens aéreas ou utilizando um determinado cartão de crédito que esteja associado ao seu número no programa de fidelidade.

Desse modo, sempre informe o seu número de fidelidade quando você for comprar uma passagem. Além disto, verifique junto ao banco do seu cartão de crédito se há alguma parceria com algum programa de milhas aéreas. O total pago mensalmente em sua fatura será convertido automaticamente em pontos (1 dólar americano = 1 ponto no programa fidelidade).

Como aqui no Meio Aéreo defendemos de que o melhor dinheiro gasto é com viagens, verá que vale a pena associar seu cartão de crédito a algum programa de milhagens. Muito melhor do que aqueles brindes sem muita utilidade.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*