Início / Aviação / Cursos na Aviação / Como seguir na carreira para se tornar Piloto Militar?

Como seguir na carreira para se tornar Piloto Militar?

Como se tornar um piloto comercial – O sonho em ser piloto comercial nasce com muitos jovens, talvez voar as maiores aeronaves de linhas aéreas em céus a fora. Para muitos jovens, o desejo não passa de uma fantasia, porém saiba que é perfeitamente possível ser piloto de avião.

Em toda a aviação civil e aviação militar, existem oportunidades iguais para homens e mulheres. São basicamente duas formas de se tornar piloto de avião: aviação civil ou voar na Aeronáutica. Para quem deseja atuar nas Forças Armadas é importante ficar atentos aos concursos de seleção, como os realizado em Junho de 2010.

Piloto FAB – Aviação Militar

Os requisitos físicos de estatura e peso para Infantaria da FAB para ambos os sexos, para ingresso no  Curso de Formação de oficiais Aviadores (CFOAV), devem estar de acordo com as limitações antropométricas exigidas aos pilotos da aeronave T-27 (Tucano), utilizada nas instruções de voo da Academia da Força Aérea (AFA). Os candidatos deverão apresentar estatura mínima de 1,64 m e estatura máxima de 1,87 m.

Deverão apresentar altura sentada máxima de 97,4cm, distância nádega-joelho máxima de 65,2 cm, peso mínimo de 58,65 kg e peso máximo de 93,53 kg, em virtude dos requisitos antropométricos exigidos para a operação da cadeira de ejeção que equipa a aeronave T-27 Tucano. Além disso, os requisitos de peso são estruturados com base no índice de massa corpórea (IMC) e de acordo com a tabela da Organização Mundial de Saúde (OMS).

As vagas na aeronáutica são restritas. A grande concorrência deixam as provas ainda mais difíceis. Talvez um Curso Superior em Ciências Aeronáuticas podem lhe ajudar na carreiro de piloto.

Piloto Comercial – Ser piloto de avião

Jovens acima dos 16 anos de idade podem começar a ter aulas para ser piloto de avião. No entanto, para ter a licença de Piloto Privado é necessário ter 18 anos completos. É o primeiro passo para quem pretende seguir na profissão de piloto de avião.

Após obter a licença para PP o piloto deve conseguir tirar o brevê de Piloto Comercial PC, com o PC checkado, uma faculdade e alguns dezenas de horas de voo é possível trabalhar na aviação executiva (empresas de taxi aéreo) e comercial. Em termos de certificações físicas, o piloto precisa estar sempre em dia com seu Certificado de Capacidade Física, emitido no Hospital da Aeronáutica. Muitas dessas condições envolvem a visão. Os olhos não precisam ser perfeitos, não pode ser daltônico ou apresentar qualquer deficiência de cores.

Como se tornar um piloto comercial

Para ser piloto comercial é preciso muito treinamento para ganhar dinheiro voando como piloto comercial e voar o necessário até obter licença. O curso de formação inclui estudos em solo com temas que vão do Direito Aeronáutico até Performance e planejamento de voo, Princípios de Voo e de Navegação. Depois, há o treinamento de voo. Isso inclui o voo solo em multi-motor e em simuladores. Há um alto teor técnico, incluindo Células Aviônicas, Comunicações, Meteorologia e Procedimentos Operacionais.

O valor do curso com as horas de voo chegam a cerca de R$ 70.000,00 para o profissional atingir pelo menos 1500 horas de voo como piloto e se tornar um piloto de linha aérea. Antes, muitas empresas exigem que o piloto seja co-piloto (primeiro oficial) da companhia aérea antes de se tornar piloto em comando.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*