Início / Aeroportos / Mercado de Aviação no Brasil e no mundo
aviao-bsb

Mercado de Aviação no Brasil e no mundo

Segundo a Agência CNT, o Brasil deverá  tornar-se o 5º maior mercado de aviação do mundo.

“O Brasil deve saltar da décima para a quinta posição entre os maiores mercados de aviação civil no mundo nos próximos 20 anos. O crescimento médio anual do mercado doméstico deve ser, em média, de 5,4%.

Com isso, no período, o país deve ganhar 170 milhões de passageiros e atingir a marca de 272 milhões em 2034. As projeções são da Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo, na sigla em inglês).

O documento destaca que, no mundo, o número de passageiros transportados por aeronaves deve somar 7,3 bilhões de pessoas em duas décadas, o que representa um crescimento anual de 4,1%. Isso é mais que o dobro dos 3,3 bilhões estimados até o final de 2014.

Entre os fatores que explicam a alta estão a melhoria do padrão de vida da população mundial, crescimento populacional em algumas regiões, como na África, queda no custo das passagens aéreas e adição de novas aeronaves de longo alcance nas frotas das companhias aéreas.

Conforme reportado na revista EXAME em 2013, o setor da aviação comercial no Brasil tendia ao crescimento de até 9,5%.

– Meio Aéreo Vagas

Mercado de aviação comercial no Brasil

Dados do último anuário estatístico da ANAC,demonstram que o total de aeronaves,cresceu 5,7%, atingindo 19.769 de unidades no Brasil, considerando apenas aeronaves Não Experimentais Em Operação (NEEO).

O dado da aviação geral, segundo a ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), demonstra alta de 6,7%, segundo dados de 2012.

Vale ressaltar que o Nordeste apresentou taxa de crescimento entre 2010 e 2013 maior que a registrada pela região Sudeste (24% e 20% respectivamente).

A região Sudeste ainda apresenta números mais expressivos (SE tem 741 novas unidades, frente a 141 do NE). As perspectivas econômicas ainda apontam para a continuidade do processo de crescimento mais acelerado da economia da região NE frente ao resto do país, o que deve seguir se refletindo também no segmento de aviação.

Cada vez mais pessoas podem ter acesso e comprar aeronaves, principalmente executivos que precisam de mobilidade e agilidade. – Brasflight

***

Mercado de aviação comercial no mundo

O crescimento da aviação mundial tem um novo panorama:

A China ultrapassará os Estados Unidos como o maior mercado, após atingir um crescimento anual de 5,5% e chegar em 2034 transportando 1,3 bilhão de passageiros, 856 milhões a mais que o registrado atualmente.

No mercado dos EUA, o incremento estimado é de 3,2%¨ao ano. Assim, em 20 anos, serão mais 559 milhões de norte-americanos, num total de 1,2 bilhões de passageiros.

Outros mercados que hoje têm destaque perderão posições ao longo dos próximos anos:

– O Japão, por exemplo, deverá cair do 4º para o 9º lugar, em razão do declínio da taxa de natalidade e do envelhecimento da população.

– A Alemanha deixará a 6ª para ocupar a 8ª posição, e a Espanha cairá da 6ª para a 7ª. Já a França, que hoje é o 7º maior mercado, será o 10º em 2034.

– A Indonésia, que hoje nem aparece entre as 10 nações com maior número de passageiros na aviação, chegará à 6ª colocação com um total de 270 milhões de pessoas viajando de avião em 20 anos.

Reportagem do Estado de São Paulo diz que na relação de 10 mercados de aviação comercial em voos nacionais mais dinâmicos há 5 na América Latina – Peru, Colômbia, México, Equador e Brasil.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*