Início / Aviação / Medo de avião? Viaje sem medo!
Print

Medo de avião? Viaje sem medo!

Hoje a dica de livro é para as pessoas que têm medo de viajar de avião.

O livro “Avião – viaje sem medo“, da psicóloga Elvira Gross, foi publicado pela Editora Alaúde, possui 118 páginas e diversas dicas para quem tem medo de voar de avião.

“Partimos do princípio que a fobia é um medo aprendido (…). A grande maioria dos que procuram ajuda (…) não sentia medo inicialmente, e desenvolveu a fobia depois de muitas viagens (…)”

Geralmente o medo de viajar de avião pode ter sido causado por uma má experiência ou situação desagradável vivida durante viagens de avião ou até mesmo de noticiários e/ou filmes.

Resumindo a idéia defendida pela psicóloga, torna-se necessário bloquear os pensamentos negativos/catastróficos e más recordações que invadem a cabeça do passageiro durante o voo e tentar substituí-los por pensamentos coerentes e positivos (por exemplo, o avião é um dos meios de transportes mais seguros que existe). Isso impede que os sintomas típicos da ansiedade aflorem, tornando impossível relaxar durante a viagem.

O livro ainda apresenta informações e estatísticas sobre a segurança do transporte aéreo.

Para quem sente os sintomas da fobia na pele, sabe que o problema não é nada fácil. Para ajudar diminuir sua ansiedade antes de uma viagem aérea, confira algumas dicas presentes no livro:

TÉCNICAS DE RELAXAMENTO
Dentre as diversas técnicas apresentadas, uma das mais indicadas é o “relaxamento para pessoas ansiosas”. Confira abaixo:

“Para começar, não tente fingir que não está ansioso. Identifique os pensamentos inadequados que geralmente acompanham as reações físicas e que podem servir de pista para ficar alerta e tentar eliminar a reação logo que ela se inicie (…) e tente parar de pensar no que está preocupando. (…) Respire fundo enquanto tensiona todos os músculos e mantenha a tensão por 15 segundos mais ou menos. Expire pela boca enquanto relaxa todos os músculos de uma vez. Repita cinco vezes. Inspire tensionando os músculos, expire e relaxe todo o corpo. Tenha pensamentos positivos e cenas agradáveis para substituir os pensamentos ansiosos.”

No livro, há a descrição de outras técnicas interessantes, vale a pena comprar seja para você mesmo ou para presentear alguma pessoa que sofra desse mal. Compre aqui na Livraria Cultura.

OUTRAS DICAS
Confira agora outras dicas que também podem lhe ajudar a suportar melhor o medo de voar:

1) Evitar café e coca-cola no serviço de bordo;
2) Dar uma esticada nas pernas indo até o banheiro quando o voo é muito longo; e
3) Ter uma garrafa de água para não ter que acordar no meio do sono e levantar para buscar, o que acaba me despertando de vez.

Foto: Flickr

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*