Início / Empregos / Mecânico de aeronaves: quanto é o salário?

Mecânico de aeronaves: quanto é o salário?

Após saber mais sobre como se tornar um piloto de avião, iremos esclarecer algumas dúvidas para quem pensa em trabalhar como mecânico de manutenção aeronáutica.

Um dos profissionais da aviação que possuem um alto grau de responsabilidade e comprometimento com a segurança de voo é, sem dúvida, o mecânico de manutenção de aeronaves.

Para ser mecânico de manutenção aeronáutica(ou simplesmente mecânico de avião), é necessário concluir com aproveitamento um curso homologado pela ANAC, dentro de uma das habilitações (GMP, CEL ou AVI), em uma escola de aviação autorizada pela agência. O profissional precisa passar por um rígido treinamento para poder exercer suas atividades baseadas na plena segurança.

O curso tem duração aproximada de 13 meses para cada uma das diferentes habilitações. A carga horária total para a formação plena é de aproximadamente 1.100 horas. O salário chega a R$ 5.000 (líquido), mas depende muito da empresa aérea, horários e nível de experiência do profissional. (atualizado em setembro de 2015).

Lembrando que de acordo como o SNA – Sindicato Nacional Dos Aeronautas, o salário base do Mecânico de Manutenção Aeronáutica (2016) é de R$ 2.900,51.

Neste post aqui listamos algumas escolas homologadas pela Anac. O destaque fica por conta da Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas que oferece cursos gratuitos, além de escolas da rede Senai que possivelmente participarão do programa de bolsas de estudo para mecânicos de aviões.

Lembre-se que é necessário focar nos estudos durante o curso, pois o conteúdo é extenso, com muitas informações. Após concluir o curso será preciso prestar a banca da Anac.

As especialidades da profissão:
GMP (Grupo motopropulsor) – Concentra informações sobre todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto-propulsores.

CEL (Célula) – Esta habilitação fornece conhecimentos para todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos, além da parte de fuselagem de aviões e helicópteros em geral.

AVI (Aviônicos) – Nesta especialidade, o profissional adquire conhecimentos em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio-comunicação, sistemas elétricos e de radar.

Pré-requsitos para iniciar na profissão:
Ter no mínimo 18 anos, a serem completados até o final do curso;
Ter Nível Médio (antigo 2º grau) adquirido em estabelecimento de ensino público ou privado, devidamente autorizado.

Entre em contato com a escola ou aeroclube de seu interesse para saber quais documentos são necessários para fazer a matrícula na curso. A dica é ligar para algumas entidades e realizar uma pesquisa sobre o valor das mensalidades.

Exames da Anac
As provas são compostas por 60 (sessenta) questões para cada categoria de habilitação (especialidades).

Após ser aprovado no exame da Anac de determinada habilitação, o profissional obtém o Certificado de Habilitação Técnica (CHT) inicial. Após dois anos de experiência este profissional será checado novamente pela Anac em uma avaliação prática e se aprovado receberá sua CHT definitiva.

Uma dica é que desde o início do curso o aluno procure uma oportunidade de trabalho na área, mesmo que seja um estágio não remunerado. Como a maioria das grandes empresas exige experiência, é preciso estar preparado para a concorrência.

Leia aqui mais informações sobre a RBHA 65 da Anac que dispõe sobre a carreira do Mecânico de Manutenção Aeronáutica.

Empresas com vagas

Confira abaixo diversos sites de empresas de manutenção aeronáutica que você pode enviar o seu currículo para tentar uma oportunidade de trabalho na aviação civil como mecânico de manutenção de aviões, pra ter um salário:

SÃO PAULO

Aerotécnica Paulista

Aero Safety

Aeronal

Aeronarte

Aeroclube de São Paulo

Aeroteste

Alfa Instrumentos

Go Air (antiga Master Helicópteros)

Flytec

Cruzeiro do Sul Aviação

CLTOP

Brasitest

Avitron

Aviocorp

Avaeronautica

Avionics

Aristek

JP Martins

Jet Avionics

Ícaro Aviação

Helifly

Helicentro

Helibras

Hangar Fontoura

Goodyear

Planavel VP

Planave

Pantanal

Ocean Air Taxi Aéreo

Motopropulsor Aeronáutica

Navy Aerospace

Naves Aviação

Morro Vermelho Taxi Aéreo

Metaltec não Destrutivos

LRC

Líder Aviação

Lance Air

WM Manutenção

William Itagiba

Vórtice NDT

Turbocenter SP

Voterx Motores

Tucson Aviação

TS Aviação

Reina Aeronáuticos

Target Air

TAM Linhas Aéreas

TAM Aviação Executiva

Revisa Online

Proar Aviação

O mercado de aviação no Brasil está crescendo, as empresas aéreas estão em fase de expansão e com planos de aumentar número de rotas e aeronaves na frota.

Com este cenário, muitas empresas que prestam serviços e vendem produtos para empresas de manutenção aeronáutica contratarão profissionais de manutenção aeronáutica com cursos em todas as especialidades (grupo motopropulsor, célula, aviônica).

Colabore citando outras empresas na cidade de S. Paulo!

2 Comentários

  1. Adriano Pontes

    As informações referentes a salário base estão erradas, favor verificar as fontes legais de representação da categoria de mecânicos e sua convenção coletiva. “Sindicato Nacional dos Aeroviários” e não “Sindicato nacional dos Aeronáutas”.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*