Início / Aeroportos / Lugares onde levar crianças para ver avião em SP
spotter point GRU

Lugares onde levar crianças para ver avião em SP

Algo que sempre gostei de fazer durante os voos como chefe de cabine era incentivar as crianças a conhecerem a cabine do comandante. Acho importante incentivar a paixão das crianças pela aviação.

Agora, não é sempre que o piloto deixava, tão pouco é comum, uma criança viajar de avião com tanta frequência a ponto de ter esta oportunidade, mesmo porque muitas crianças acabam dormindo e na correria do desembarque perdem a chance de tirar foto no cockpit e ter essa lembrança.

Para quem tem filhos pequenos e quer dicas de lugares para levá-los a ver aviões. Por isso, como sugestão para o próximo feriado de 12 de Outubro (Dia das Crianças), elencamos alguns lugares onde é possível visitar museus com aviões antigos, aviões de guerra e de caça, simuladores de voo, conhecer pilotos de avião e até entrar na cabine de aviões menores.

Aeroporto Campo de Marte, SP

O Bar Brahma é uma dica bem legal para levar crianças pequenas aos finais de semana. Além de réplica de um avião no teto do restaurante, das mesas é possível ver avião e helicóptero no aeroporto do Campo de Marte.

Agora, se quiser algo mais próximo das aeronaves, leve o seu garoto até o Aeroclube de São Paulo e peça gentilmente aos instrutores que passem alguma informação sobre os aviões da escola.

Se o instrutor for gente boa (ele não é obrigado), pode até deixar você tirar uma foto da criança no avião. Mais uma vez lembramos que nem sempre é possível este contato, mas não custa tentar.

A dica é você se mostrar interessado, educado e que a criança desperte esta paixão por aviões que todo aviador tem no sangue. Escrevemos sobre o aeroclube do Campo de Marte, dê uma lida também.

Uma dica extra é conversar com o pessoal do Águia. A equipe da polícia militar é bem bacana. De novo, seja gentil e demostre interesse. (É preciso que a criança tenha interesse também, não apenas o pai).

O aeroclube fica localizado na Av. Olavo Fontoura, 650, em frente ao Anhembi.

Mirante do edifício garagem em Guarulhos

Outro lugar que sei que é possível ver avião decolando e pousando é no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Além das janelas do 2.º andar, perto da agência do Santander e da franquia do quiosque Chopp Brahma, ou das janelas do restaurante Viena no Terminal 1, a GRU Airport inaugurou a alguns anos, uma área para spotter.

A área é reservada para fotógrafos, cinegrafistas e público em geral que queiram tirar fotos de aviões decolando e pousando. O local é um mirante, localizado ali no 7.º andar do edifício-garagem do Terminal 3 (Novo Terminal Internacional).

Adianto que o preço do estacionamento é caro. Uma dica é ir de ônibus (estação Tatuapé + ônibus urbano Airport Service). A visão não é tudo aquilo, mas dá para ver belos aviões e tirar lindas fotos.

Museu TAM, em São Carlos (SP) – FECHADO

O Museu da TAM é uma ótima dica de passeio para levar crianças no final de semana em viagem curta em cidade próxima de SP. O museu está localizado na cidade de São Carlos, a 250 km da capital pela Rodovia dos Bandeirantes.

Também conhecido como “Museu Asas de um Sonho“, é o maior museu de aviação do mundo mantido por uma empresa aérea privada. O museu foi a realização de um sonho pelo comandante Rolim Amaro, fundador da TAM Linhas Aéreas.

O Museu TAM fica aberto (fechado em 2016) de quarta a domingo, das 10:00 às 16:00. A dica é ir de quarta-feira, quando o ingresso é gratuito para todos os visitantes. Nos demais dias, apenas crianças de até 6 anos e idosos acima de 65 anos não pagam. O valor do ingresso é R$ 25 (inteira). Estudantes pagam meia.

O museu possui mais de 100 aviões, muitos deles grandes relíquias da aviação brasileira, como um Lockheed Constellation da Panair do Brasil e réplicas do 14-bis e do Demoiselle, modelos construídos por Santos Dumont.

Há também os famigerados aviões da família Fokker, muito utilizados pela TAM no começo de seus voos comerciais.

Leia no blog Aviões e MúsicaPor onde andariam os Fokker 100 da TAM

Acervo histórico no Broa Golf Resort, em Itirapina

Museu de Aviação, no interior de SP | Divulgação

Museu de Aviação, no interior de SP | Divulgação

Uma boa opção pertinho de São Paulo é ir até o Broa Golf Resort, em Itirapina, cidade do interior de São Paulo. O resort possui museu de aviação com alguns modelos de aviões – aeronaves clássicas:
Demoiselle, Bleriot, Staggerwing, Aeronca e Xavante e outros itens.

É possível até tirar foto dentro de um avião de caça.

1 Comentário

  1. bodegas rioja

    No habia regresado tu blog por un tiempo, porque me pareció que era pesado, pero los últimos posts son de buena calidad, así que supongo que voy a añadirte a mi lista de sitios web cotidiana. Te lo mereces amigo. 🙂

    Saludos

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*