Início / Empregos / Helibras – Helicópteros do Brasil

Helibras – Helicópteros do Brasil

A Helibras – Helicópteros Brasileiros, é a única fabricante de helicópteros da América Latina.

A empresa é responsável pela produção, venda e manutenção, no Brasil, dos helicópteros da linha Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS – European Aeronautic Defence and Space Company.

A empresa desenvolve tecnologia de ponta contribuindo para o fortalecimento da indústria aeronáutica nacional. Realiza o desenvolvimento, homologação e produção de instalações opcionais, fabrica peças e conjuntos, fornece peças de reposição, troca standard e locação de componentes, oferece suporte técnico a seus operadores e possui um Centro de Treinamento que já formou mais de 8.500 pilotos e técnicos em seus helicópteros.

A Helibras emprega atualmente cerca de 300 colaboradores e ao longo de seus 30 anos já comercializou aproximadamente 500 helicópteros.

Histórico
A Helibras foi constituída em 1978 em São José dos Campos, interior de São Paulo, a partir de um projeto da empresa francesa Aerospatiale, respondendo a uma solicitação do governo brasileiro. A empresa teve uma fase pré-operacional no hangar do CTA e, em 1979, foi reconhecida pelo governo como de interesse nacional.

No dia 28 de março de 1980, a fábrica da Helibras foi inaugurada no município de Itajubá, sul de Minas Gerais (foto ao lado). Quatro anos depois, um contrato entre a Força Aérea Brasileira e a Aerospatiale garantiu o fornecimento de 10 helicópteros Super Puma, 30 Esquilos monoturbina produzidos na Helibras e 11 Esquilos biturbina.

Em 1991 a empresa promoveu sua primeira reestruturação de capital, com a entrada de um novo sócio, a Bueninvest. Nesse mesmo ano, que marca a entrega pela Helibras de sua 200ª aeronave no mercado brasileiro, a empresa decide transferir seu departamento comercial para São Paulo.

Em 1992, cria-se na França a Eurocopter, resultado da fusão das divisões de helicópteros das empresas Aerospatiale e Daimler Chrysler Aerospace. A empresa torna-se, então, a nova matriz da Helibras, uma das quatro subsidiárias consolidadas do Grupo.

Em 1998, ano em que a Helibras comemorou seu 20º aniversário, foram inauguradas as instalações do hangar da companhia no Campo de Marte, em São Paulo, onde estão sediados, num complexo de 3,5 mil m2, o departamento comercial, o depósito de peças e a oficina de manutenção que permitem à companhia oferecer serviços exclusivos e com maior eficiência para apoiar a frota em operação na região. No ano seguinte, entrega o seu 400º helicóptero.

O ano de 2001 foi marcado pela entrega, em São Paulo, do primeiro EC155 VIP. Em junho de 2002, a empresa entregou ao Exército brasileiro os primeiros Cougar. No final do mesmo ano chega ao mercado nacional o Esquilo EC130, lançado pela Eurocopter um ano antes, durante a Heli-Expo 2001.

Em 2003, a empresa se aparelhou para a intervenção mecânica nos Dauphin e ampliou a capacidade das oficinas destinadas à manutenção dos EC120 e EC135. Nos anos seguintes, em 2005 e 2006, chegaram ao país os primeiros helicópteros EC135 para operações offshore e atendimento médico de urgência.

Durante evento em 2008, com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do CEO da EADS Louis Gallois, e do presidente mundial e CEO da Eurocopter Lutz Bertling, além de comemorar 30 anos de atividades, a Helibras/Eurocopter comemorou também o lançamento do pólo aeronáutico brasileiro de helicópteros de grande porte, com a assinatura de contrato com o Governo Federal para fornecimento de 50 helicópteros EC725 às Forças Armadas brasileiras.

O projeto, com investimentos iniciais de US$ 450 milhões para a expansão da fábrica e transferência de tecnologia entre o Brasil e a França, prevê duplicação da sua capacidade instalada com a geração de 300 empregos diretos e 3 mil indiretos. Uma nova linha de montagem está sendo construída especialmente para atender à produção e a consolidação do Pólo Aeronáutico de Itajubá. (conferir abaixo)

Pólo Aeronáutico em Itajubá

A Prefeitura de Itajubá, no Sul de Minas, está implantando um distrito industrial (DI) com o objetivo abrigar as empresas que deverão se instalar no município atraídas pela ampliação da fábrica da Helicópteros Brasil S/A (Helibras).

O distrito, que já está sendo chamado de vila industrial, será dividido em 40 lotes. Segundo informações da secretária de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá, já há negociações em andamento com empresas da área de tecnologia e logística para se instalarem nas proximidades.

A terraplenagem da área que abrigará a extensão da fábrica da Helibras já foi concluída e já foram iniciadas as obras de fundação do novo complexo que adicionará 11 mil metros quadrados à planta atual da unidade, cuja estrutura é de 14 mil metros quadrados. A construção da nova fábrica da Helibras deve ser concluída até o final de 2012.

Grupo Helibras – Eurocopter EADS
Atualmente, 75% do controle acionário da Helibras pertencem à Eurocopter, 20% ao governo estadual e 5% ao grupo Bueninvest.

A Helibras é lider no mercado e responde por 81% do market share no setor de defesa civil e segurança pública no mercado brasileiro. A participação no mercado de aeronaves executivas é de 46% e de 66% para a área militar.

Eurocopter
A Eurocopter foi fundada em 1992 a partir da fusão da divisão de helicópteros da francesa Aerospatiale-Matra e da alemã Daimler Chrysler Aerospace. Hoje o grupo é uma subsidiária 100% controlada pela EADS.

A EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. O Grupo EADS emprega mais de 110 mil pessoas em todo o mundo. O Grupo inclui a fabricante de aeronaves AIRBUS; a maior fornecedora mundial de helicópteros, EUROCOPTER, e a líder européia em programas espaciais EADS Astrium.

Trabalhe na Helibras
Descubra o fascinante mundo da aviação de asas rotativas e torne-se um membro da equipe da empresa.

Conheça as oportunidades de carreira na Helibras, subsidiária brasileira da Eurocopter.

Clique aqui para cadastrar seu currículo no banco de vagas da empresa.

A empresa tem vagas para Representante Técnico Aeronáutico, Instrutor Técnico Aeronáutico, Chapeador, Mecânico de Manutenção Aviônica, Processista Aeronáutico, Programador de Produção, Supervisor de Manutenção de Aeronaves, Engenheiro de Métodos e Processos, Engenheiro da Qualidade, Engenheiro de Estruturas, entre outros.

Endereços:
Unidade em Itajubá
Rua Santos Dumont, 200 – Distrito Industrial – Itajubá, MG

Unidade em São Paulo
Av. Santos Dumont, 1979 – Setor C – Lote 3
Aeroporto Campo de Marte – Santana – São Paulo – SP

Unidade no Rio de Janeiro
Edifício Centro Cândido Mendes
Rua da Assembléia nº 10 – sala 2012 – Rio de Janeiro, RJ

Unidade em Brasília
SQN Quadra 02 – Bloco D – Liberty Mall – Brasília, DF

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*