Início / Aviação / Filme do avião que caiu nos Andes
milagre-andes-aviao

Filme do avião que caiu nos Andes

Estreia no Uruguai documentário sobre tragédia de avião nos Andes em 1972

Para reforçar nossa lista de filmes sobre aviação, hoje trazemos uma resenha do filme “A sociedade da neve”.

O filme documentário uruguaio conta a tragédia de avião nos Andes, em 1972

Lançado em março de 2009 no Uruguai, o filme “La sociedad de la nieve”, de Gonzalo Arijón, reúne os depoimentos dos 16 sobreviventes do avião que caiu na Cordilheira dos Andes em 1972.

O filme, que inspirou o livro de mesmo nome de Pablo Vierci, dá voz aos sobreviventes da tragédia através de documentos da época, e reconstrói o acidente aéreo com cenas filmadas no Uruguai e na parte argentina da cordilheira.

 “Milagre Nos Andes – 72 Dias Na Montanha e Minha Longa Volta Para Casa” conta o acidente de Outubro de 1972.

No avião que caiu há quase 40 anos, estavam a bordo os integrantes de uma equipe de rugby de Montevidéu, o Old Christians, acompanhados de alguns parentes, para disputar uma partida.

Hoje o que mais se lembra da tragédia é a necessidade que levou os sobreviventes do acidente a se alimentar da carne congelada dos companheiros falecidos para escapar da morte.

O diretor do filme ressaltou que seu objetivo era oferecer “um estado emocional particular, uma viagem espiritual, um conto filosófico” através do acidente, que, em 1993, inspirou o documentário “Alive: 20 Years Later“, de Frank Marshall.

Foram necessários quatro anos de trabalho para concluir “La sociedad de la nieve”, que participou de mais de dezenas de festivais internacionais.

Milagre nos Andes – 72 Dias Na Montanha e Minha Longa Volta Para Casa

Confira o trailler do filme do avião que caiu nos Andes

“Milagre Nos Andes – 72 Dias Na Montanha e Minha Longa Volta Para Casa” conta o acidente de Outubro de 1972. O avião Fairchild F-227 da Forças Aéreas Uruguaia, que levava um time uruguaio de rugby acompanhado de familiares e amigos para um amistoso no Chile, cai em algum lugar nas profundezas dos Andes.

Dos 45 cinco passageiros a bordo, 29 sobreviveram à queda e apenas 16 são resgatados com vida naquele que ficou conhecido com um dos mais célebres desastres aéreos da História – acidente nos Andes.

No livro, o uruguaio Nando Parrado – principal responsável pelo resgate de seus amigos nas montanhas após 72 dias de agonia – é o primeiro dos sobreviventes do avião que caiu nos Andes a contar, com extraordinária franqueza e sensibilidade, a sua própria versão do acidente aéreo. O resultado supera o simples relato de uma aventura real; é um olhar revelador sobre a vida à beira da morte.

Clique aqui para comprar na Livraria Cultura.

1 Comentário

  1. Gostaria de comprar o documentario narrado por alguns sobreviventes do acidente aereo dos andes em 1972.
    Onde posso encontrar?

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*