Início / Aviação / Faculdade de Ciências Aeronáuticas

Faculdade de Ciências Aeronáuticas

Curso de aeronáutica – Conhecimentos técnicos de aeronaves, regulamentos de tráfego aéreo, inglês técnico e gestão de negócios aeronáuticos são algumas das disciplinas do curso de ciências aeronáuticas.

Pilotar avião é uma tarefa que exige muito conhecimento e preparo, por isso é preciso escolher uma universidade que ofereça a melhor faculdade de ciências aeronáticas.

A capacidade de pilotar uma aeronave é apenas uma das qualificações do bacharel em ciências aeronáuticas. O aluno que tiver a formação em uma faculdade de ciências aeronáuticas será um piloto com um conhecimento bastante amplo, pronto para atender as necessidades do mercado de aviação que o país precisa.

Com três anos de duração, o curso prepara o aluno para atuar na aviação comercial e oferece noções de administração para o setor aeronáutico. É preciso que o aluno do curso de ciências aeronáuticas saiba que para ser piloto não basta apenas saber voar, mas a carreira vai muito além disto. É preciso saber gerenciar unidades de negócio das empresas de aviação, ou seja, ter gestão sobre os aviões.

As disciplinas específicas do curso de ciências aeronáuticas abordam desde aspectos técnicos das aeronaves e procedimentos adequados até a regulamentação do setor. O desafio das faculdades de ciências aeronáuticas é fazer o aluno entender a área operacional das empresas aéreas.

Apesar do curso de ciências aeronáuticas de uma faculdade de ciências e tecnologia preparar um piloto mais do que completo, a qualificação para pilotar uma aeronave dependerá de aprovações em exames teóricos feitos pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. Faça simulados Anac grátis.

Faculdades de Ciências Aeronáuticas SP, RJ, Curitiba e outras localidades

  • EMCA – Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas
  • Faculdade de Tecnologia e Ciências

Saiba mais sobre aeroclubes e escolas de aviação para fazer o curso na aviação.

É importante lembrar que para ser piloto comercial, o piloto precisa somar 150 horas de voo. Antes disto, o estudante do curso de ciências aeronáuticas obtém a carteira de piloto privado, também obtida após a prova da Anac e pelo menos 35 horas de voo de atividades práticas.

Além destas exigências, é importante o domínio do idioma inglês, fundamental para garantir a segurança em voo. Com inglês ICAO nível 4 e a faculdade de ciências aeronáuticas, o profissional tem praticamente garantido a sua contratação em uma empresa aérea.

Compre online livros em inglês sobre aviação.

O salário de um piloto recém formado é cerca de R$ 6.000,00.

  • Universidade do Ar: cursos na aviação civil

O governo planeja implementar uma série de medidas para qualificar e capacitar novos profissionais no setor aeronáutico. Acompanhe as novidades no Portal Meio Aéreo.

2 Comentários

  1. É aconselhável primeiro fazer o CMA antes de prestar o vestibular pro curso?

  2. gesivaldo martins

    Como faço uma faculdade pra trabalhar com aviões???

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*