Início / Aeroportos / Empresas de Mudança em SP
caixas-de-papelao

Empresas de Mudança em SP

Na hora de contratar uma empresa de mudança em SP é preciso escolher e fazer uma análise comparativa de todos os serviços, referências, indicações, preço, caminhões de mudança, pessoal qualificado que fará a mudança, entre outras questões administrativas e contratuais.

A primeira dica para conseguir uma empresa de mudança confiável em São Paulo é ouvir falar. Você ouviu falar da transportadora da Cidade de São Paulo? Já viu o comercial da empresa de transportes Sampa? Seu vizinho fez uma mudança com a transportadora que usa caminhões de mudança alugados?

Enfim, ao longo do período de planejamento da mudança é necessário fazer orçamentos com as empresas próximas de seu bairro, aquelas que localizar no Google ou Listas Amarelas, etc para saber o valor e fazer todas as perguntas que julgar necessário. Faça sempre uma cotação!

Fizemos uma pesquisa e localizamos algumas empresas de mudança em SP como a Mudança e Guarda Móveis Julia e Mudanças Julia, empresa de transportes Personnalite, que também realiza mudanças comerciais.

– Checklist para mudança residencial

– Dicas para mudança na cidade de São Paulo, SP

– Caixas de papelão para mudança

Empresas de mudança São Paulo

Mudança e empresa transportadora em SP: contrato e seguro dos móveis 

Qual a maneira mais segura de contratar uma empresa de mudança?

Ler atentamente o contrato da empresa de mudança residencial; solicitar uma cópia do contrato, do recibo de pagamento do serviço e recibo de seguro com valores dos objetos transportados, como seus móveis e outros valores que vão ser levados pela empresa transportadora que vai fazer a mudança:

1) Listar corretamente e por escrito os móveis, objetos, valores que estão sendo transportados. Tenha  cópia assinada pela empresa que vai fazer a mudança de casa;

2) Saber qual a companhia ou empresa que foi feito o seguro dos móveis e das coisas que vão ser transportadas pela empresa que vai fazer a mudança;

3) Caso você vá fazer uma mudança intermunicipal ou interestadual, pedir por escrito uma carta da empresa transportadora que informe a data da entrega do móveis e itens da mudança.


Dano ou extravio decorrente de mudança

Nunca assine o recibo de entrega da mudança residencial sem verificar se  todos os móveis transportados e outros bens estão em bom estado. Se observar  quebras, danos ou extravios, liste-os no recibo de entrega da mudança, na parte da frente, e peça uma solução para a empresa transportadora.

Após colocar a data, você assinar e também solicitar a um encarregado da empresa de mudança que também assine o recibo com os danos e extravios. Fique com uma cópia do recibo. Você pode, se for possível,  ficar sem efetuar o pagamento antes de saber qual a solução oferecida pela empresa de transporte.

Mudança residencial

Escolha a empresa de transportes e saiba os direitos de quem vai mudar de casa.

Empresas de transporte de mudanças devem ser escolhidas com cautela, segundo o Procon-São Paulo. Claro, para fazer o transporte e a mudança residencial, é preciso escolher uma empresa de mudanças que vai cuidar bem do transporte dos seus móveis.

Empresas de mudança – SP – como escolher

Mudar de casa pode não ser uma tarefa muito fácil mas algumas “dores” podem ser evitadas. Veja as orientações da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo.

Antes de contratar uma empresa de mudança o consumidor deve fazer uma cuidadosa pesquisa de preços procurando contratar transportadoras indicadas por conhecidos que já tenham se utilizado delas. Deve ainda, verificar junto ao cadastro do Procon-SP, se há reclamações relativas à mesma.

Nunca esqueça de pedir um orçamento prévio discriminando os serviços a serem executados e os respectivos valores cobrados. O Código de Defesa do Consumidor garante a obrigatoriedade deste documento. Mas, o consumidor deve ficar atento, pois a empresa de mudança residencial pode cobrar uma taxa para fazê-lo. Compare, pelo menos, três orçamentos levando em consideração preço e qualidade do serviço oferecido.

No caso de objetos de arte como quadros, esculturas, lustres etc., faça um seguro discriminado e dê preferência a empresas especializadas no transporte dessas peças.

Verifique se há necessidade de desmontar os móveis, qual a forma de transporte e o tipo de embalagem que será utilizada para protegê-los e se estes serviços estão incluídos no orçamento inicial.

Confirme se a montagem no novo endereço está incluída no orçamento e em que prazo a empresa fará o serviço de mudança.

Depois de escolher a empresa de mudança

Escolhida a empresa de transportes de mudança, deve-se exigir um contrato por escrito constando o nome, endereço e CGC (se for pessoa física, RG e CPF) da mesma, dados pessoais do contratante, local, data e horário de retirada e de entrega, valor do serviço, condições de pagamento e tudo o que for acertado verbalmente.

Não deixe de ler com atenção este documento e de riscar os espaços em branco que sobrarem. Nas mudanças que envolverem edifícios, verifique o horário e os procedimentos internos determinados pelo condomínio.

É importante que todos os objetos que serão transportados sejam relacionados um a um, guardando uma cópia devidamente assinada por ambas as partes (“rol de inventário”). Na impossibilidade de vincular o pagamento ao término do serviço, procure dar apenas um sinal na contratação, quitando o restante após a mudança.

Em caso de prédios é aconselhável medir com antecedência os móveis, as escadas e os elevadores. Determine como ficará se surgirem dificuldades não previstas durante a mudança como, por exemplo, se for necessário içar algum móvel, fixar armários de parede, problemas climáticos (chuva) etc.

Vale a pena verificar se o dia marcado para a mudança não coincide com feiras livres nas ruas que envolvam o local de saída ou de chegada da mesma.

Confirme a data e o horário da chegada no novo endereço. Na impossibilidade de não estar presente, peça a uma pessoa de sua confiança que faça a conferência e relacione por escrito eventuais danos ou extravios de objetos. Exija a assinatura do funcionário da empresa de transportes neste documento e guarde consigo uma via do mesmo.

Outros cuidados a serem tomados são: guardar sempre cópia de toda a documentação; exigir recibos de todos os pagamentos efetuados e solicitar, por escrito, a previsão de entrega da mudança nos casos de transportes intermunicipais e interestaduais.

Por fim, para maior segurança, transporte com você os objetos pessoais tais como jóias, dinheiro, cheques e documentos.

Foto: Flick

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*