Início / Empregos / Testes de Seleção / Dicas para seleção de emprego
curso-comissario-voo

Dicas para seleção de emprego

Para complementar nossas colocações sobre cuidados com a postura, apresentamos hoje orientações em algumas situações cotidianas.

Hoje trazemos dicas de elegância, que o tornarão profissionais de primeira classe.

Saiba que há sempre a maneira correta de como apanhar objetos no chão, subir e descer escadas e modos de vestir ternos, blusas e bolsas.

APANHAR OBJETOS NO CHÃO

Um pé fica na frente, totalmente no chão, para dar apoio, o outro vai para trás, com o salto levantando do chão para dar distância.

Feminino
Com as pernas e os joelhos juntos.

Masculino
Igual, com as pernas separadas.

ESCADAS

Feminino e Masculino

SUBIR

Colocar o pé inteiro sobre o degrau, nunca a metade, alternando as pernas. Não vamos descansar nosso corpo cada vez que atingirmos outro degrau. Vamos ajudar nossas pernas, levando o corpo para cima.

DESCER

Colocar o pé inteiro, em diagonal, no degrau e descer a escada, ocupando sempre o mesmo espaço, sem precisar cruzar as pernas, devendo olhar para os degraus e se necessário, segurar no corrimão. As mulheres descerão com as pernas juntas. Os homens com as pernas separadas.

MODOS DE VESTIR E USAR

PALETÓS

Nos paletós de dois botões, abotoar só o primeiro botão (de cima para baixo) que será desabotoado aos sentar. Quando em pé, estará sempre abotoado. Nos paletós de três botões, abotoaremos os dois primeiros, deixando o último solto. Este paletó estará sempre abotoado, em pé ou sentado. Nos jaquetões, todos os botões estarão sempre abotoados, em pé ou sentado.

BOLSAS

Sempre que possível, deve-se procurar levar bolsas, sacolas, etc, do lado esquerdo, desta forma, ficaremos com a mão direita livre para cumprimentar, abrir portas, etc.. É lógico que, quando estivermos com muito peso, teremos que dividi-lo.

Todas as bolsas basicamente apresentam duas opções:

TIRACOLO

Apoiar a alça sobre o ombro e com a mão segurar na junção da alça com a bolsa, tendo o cuidado de mantê-la sempre ao lado do corpo, não a frente ou atrás.

COM ALÇA CURTA

O braço entra na alça de fora para dentro, nunca ao contrário, colocando a alça bem no cotovelo. O braço que carrega é flexionando e lançado discretamente para o lado.

Retomando alguns conceitos sobre postura e apresentação pessoal, iremos dar mais dicas para profissionais que lidam com o público como é o caso do comissário de voo.

Após algumas dicas básicas, trataremos sobre as extremidades (braços e pernas) – onde candidatos em entrevistas de emprego, palestrantes, comissários no exercício da função, etc. cometem os maiores erros.

BRAÇOS
A regra é deixá-los relaxados, caindo ao lado do corpo com os cotovelos esticados e as mãos em perfil. Quando andar, os braços devem se mover como pêndulos. Os braços mexem só a partir da junta dos ombros, estes não movimentam, só a junta.

Feminino
As mãos tocam no corpo ao passar por ele.

Masculino
Os braços não tocam no corpo, devendo manter-se afastados do tronco.

PERNAS
Andar sempre flexionando e esticando os joelhos, sem deixá-los flexionados ao
final de cada passo. Dar sempre o passo de acordo com o tamanho das pernas.

O que determina a velocidade do caminhar é o ritmo de trocar as pernas, não o
tamanho dos passos que, quando muito grandes, alteram toda a postura.

Feminino
As pernas movem-se uma ao lado da outra: não se coloca um pé na frente do outro, nem separados, é um ao lado do outro.

Masculino
As pernas movem-se tão separadas quanto o ponto em que não ultrapassem os quadris, nunca se tocam.

PÉS
Devem pisar inteiros, primeiro o calcanhar, depois a ponta. Pisam retos com as pontas alinhadas, apontadas para a frente.

POSIÇÕES BÁSICAS:
a) EM PÉ

Feminino
PERNAS
Pernas juntas. Pés retos, calcanhares juntos, as pontas um pouco separadas. Joelhos esticados. Um pé vai para trás, em diagonal e o outro fica na frente, em vertical. Joelhos esticados, o peso do corpo fica no pé de trás. Esta posição pode ser feita levando para trás o pé que proporcione maior conforto.

BRAÇOS

Colocar o antebraço apoiado nos quadris, as palmas das mãos juntas, caindo naturalmente em frente ao corpo (social e profissional). Profissionalmente nunca se cruzam os braços nem se colocam as mãos nos bolsos; isto são atitudes sociais.

Masculino
PERNAS
Os pés retos, paralelos e separados até o ponto que não ultrapassem os quadris. Joelhos esticados. Um pé vai para trás em diagonal, o outro fica na frente em vertical, separados, o peso do corpo fica no pé de trás. Joelhos esticados.

BRAÇOS
Uma mão sobre a outra na frente do corpo na altura do cinto, a mão debaixo
fechada ou as mãos juntas atrás do corpo, no final da coluna. Estas posições são sociais e profissionais. Os homens também não cruzam os braços e não põem as mãos nos bolsos, no trabalho.

b) SENTADO
Levar os quadris até o final da cadeira, encostar toda a coluna no espaldar,
relaxar os ombros. Sentar no meio da cadeira com a coluna reta, sem encostar no espaldar.

Feminino
PERNAS
Dentre as posições corretas das pernas, devemos usar aquelas que são mais confortáveis, sem necessidade de fazer todas as variações. São três as posições corretas que podem ser adotadas de formas diferentes, dependendo de como se está sentada.

1) Um pé vai para trás em diagonal, o outro vem à frente em vertical, o calcanhar do pé da frente se junta ao meio do pé de trás, os joelhos ficarão juntos.
2) Cruzar os pés, joelhos juntos.
3) Cruzar uma perna sobre a outra.

Se estiver sentada, com as pernas de frente ao corpo, pode se adotar quaisquer das três posições, com ambas as pernas. Se as pernas forem lançadas para um lado, a perna base será a de fora e só a de dentro se movimentará, para adotar as diversas posições; porém serão sempre as três básicas.

BRAÇOS
As mãos com as palmas juntas, apoiadas no colo; braços paralelos ao
tronco. Quando a cadeira tem braços, não se deve apoiar os dois antebraços na
cadeira,
só um, o outro cruzará o corpo.

Masculino
PERNAS
1) Os joelhos paralelos aos pés, com as pernas tão separadas até o ponto que
não ultrapassem o quadril, nem a cadeira.
2) Cruzar as pernas uma sobre a outra. Colocar um pé sobre o joelho contrário
é uma atitude muito informal e só deve ser usada quando estiver em locais
apropriados, nunca com uniforme.

BRAÇOS
Com a segunda posição das pernas, não há problemas onde colocar as mãos.
Com a primeira posição das pernas, temos que ter cuidados ao escolher onde
vamos deixá-las.

Feminino ou Masculino
Nunca no trabalho (mesmo sentados), devemos cruzar os braços.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*