Início / Empregos / Testes de Seleção / 10 erros de linguagem corporal que devem ser evitados na entrevista de emprego
aperto-mao-emprego

10 erros de linguagem corporal que devem ser evitados na entrevista de emprego

Ao buscar um emprego, muitos candidatos capricham no currículo, mas na hora da entrevista do emprego, cometem eros na linguagem corporal que podem custar a vaga pretendida.

Uma boa apresentação e respostas na ponta da língua são requisitos essenciais para ter sucesso numa entrevista mas o não sorrir, a falta de postura ou o evitar o contato visual podem colocar tudo a perder.

– Dicas para falar melhor

– Dicas para Seleção de Comissários de Voo

– Testes de Seleção e Dicas para conseguir um emprego

Veja os 10 erros de linguagem corporal mais comuns que podem lhe excluir do processo seletivo, segundo a Forbes:

1) Aperto de mão fraco

Antes de apertar a mão, levante se estiver sentado e dirija-se ao entrevistador com confiança, estabeleça contato visual e sorria. “Certifique-se que o aperto é firme mas sem esmagar a mão do entrevistador”, diz a perita de linguagem corporal e autora Patti Wood.

“O segredo para um grande aperto de mão é o contato entre as palmas. Faça a sua mão deslizar de encontro à outra e estabeleça contato palma com palma. Encaixe os polegares de encontro ao entrevistador e aplique a mesma quantidade de pressão que ele ou ela. Mas recorde-se que a quantidade de pressão apropriada varia de cultura para cultura”.


2) Invasão de espaço pessoal

Respeite o espaço pessoal do entrevistador. Não fique muito próximo e esqueça qualquer tipo de tentativa de abraço.


3) Cruzar os braços

Isto pode torná-lo mais defensivo ou inconfortável. Dê uso aos seus braços e opte por gesticular de acordo com o seu discurso. Desta forma, vai parecer mais entusiasta e criar maior empatia.


4) Brincar com o cabelo

“É uma atitude que faz uma pessoa parecer mais infantil”, explica Wood. Não distraia o entrevistar com este erro grave de linguagem corporal.


5) Má postura

“Senta direito”, é uma das frases que as mães mais dizem aos seus filhos, e com razão, segundo Patti Wood. “A linguagem corporal assimétrica pode fazê-lo parecer confuso ou desonesto”.


6) Falta de contato visual

“É normal o candidato não olhar diretamente para o entrevistador quando está a falar”, diz Wood. “É normal olhar à volta quando estamos falando, mas fique atento e estabeleça contato visual quando o entrevistador disser algo”. Pense no contato visual como uma ferramenta de ligação.


7) Parecer desinteressado

“Não há problema em ter um rosto muito expressiva”, afirma Wood. “Torna-o mais simpático”. Mas esteja atento às suas expressões faciais e não olhe para o seu relógio ou celular durante a entrevista.


8) Sorriso

É muito fácil parecer nervoso ou hostil durante uma entrevista de emprego. Sorria, mas de modo sútil.


9) Inquietação 

Jamais fique com a mão no rosto, remexa moedas ou chaves no bolso, e claro, nunca roa as unhas. Estar inquieto é uma distração e demonstra ansiedade.


10) Esconder as suas mãos

“Não se sente sobre as suas mãos ou esconda-as no seu colo”, explica a perita. “Coloque-as nos braços da sua cadeira, sobre a mesa ou use-as para gesticular. A gesticulação faz parece-lo mais expressivo e o entrevistador pode ler quanto aberto e honesto uma pessoa é ao olhar para as suas mãos”. 

Com informações da Forbes via Dinheiro Vivo | Foto: Flickr (arquivo do site)

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*