Início / Aviação / Curso de piloto de helicóptero: quanto custa?
piloto-helicoptero-2015

Curso de piloto de helicóptero: quanto custa?

O Helicóptero é uma aeronave que, certamente, causa muita admiração. Suas peculiaridades a tornam simplesmente mágica para muitos.

Exatamente por suas peculiaridades o piloto de helicóptero precisa de formação adequada.

A formação de piloto de helicóptero exige muita dedicação e força de vontade.

A formação de pilotos de helicóptero se dá em duas partes. Em primeiro lugar, há o curso teórico que inicia-se, necessariamente, pelo curso de piloto privado.

A duração dessa etapa é de aproximadamente 5 meses. Ao fim do curso teórico, o interessado passará pela primeira parte prática de sua formação.

Piloto Privado – avião, helicópteros e aeronaves

Nesse momento, ele voará em aeronaves a fim de completar 35 horas (mínimo) de voo.

Ao fim dessas horas, poderá obter sua primeira licença que o tornará apto para voar sem remuneração, ou seja, um piloto privado pode voar em aviões próprios ou de outras pessoas, mas não pode trabalhar como piloto.

Depois, se houver o interesse em voar comercialmente, há o curso de piloto comercial, que também tem a duração aproximada de 5 meses.

Ao fim do curso teórico, o aluno também passará por treinamento prático, com o objetivo de acumular 100 horas (mínimo) de voo.

Ao término dessa fase, estará apto a conseguir sua licença de piloto comercial de helicópteros, podendo então, exercer a profissão remuneradamente.

Hoje, no Brasil e no mundo, há uma incrível demanda por profissionais qualificados. A demanda por pilotos especializados tende a crescer muito nos próximos 20 anos.

Esta tendência de crescimento pode ser verificada pelo número de emissões de licenças. Entre o ano de 2009 e 2010, houve um aumento de 100% no número de licenças para pilotos privados de helicóptero e 75% para pilotos comerciais de helicóptero.

Em 2011, o país registrava aproximadamente 3.100 pilotos de helicóptero e 1.600 aeronaves. Note que a relação entre número de pilotos e aeronaves não é desproporcional, visto que empresas de táxi aéreo costumam contratar mais de 10 pilotos por aeronave.

Esta situação acaba sobrecarregando as empresas de táxi aéreo, isso indica que as contratações só vão aumentar nos próximos anos.

O piloto de helicóptero pode, além de pilotar sua própria aeronave, ser um piloto executivo (que é contratado por uma pessoa que possui um helicóptero), um piloto repórter aéreo (que trabalha para emissoras de rádio e TV) ou ainda um piloto offshore (de de táxi aéreo).

O mercado offshore foi o que mais cresceu por conta da indústria do petróleo e gás. Somente a Petrobrás desloca mais de 1.000.000 de pessoas por ano e requer por volta de 90% das aeronaves que fazem esse tipo de trabalho.

A remuneração dos pilotos de helicóptero não é pequena. Um piloto pode começar ganhando por volta de 3 mil reais, podendo chegar a 15 mil para os mais experientes.

Piloto Off Shore – Piloro de Helicóptero

No mercado offshore, que compreende as maiores aeronaves, os números são ainda mais atrativos. Um piloto de helicóptero offshore pode ganhar até 30.000 reais por mês.

Note que, nos casos dos pilotos executivos (contratados por alguém para pilotar aeronave particular), os valores podem variar bastante, há casos de pilotos familiares ganhando até 20.000 reais por mês.

Este incrível mercado não é vantajoso apenas para os aspirantes a piloto, mas também para aqueles que se interessam pelo funcionamento da aeronave. Isso porque com o aumento do número de aeronaves, a necessidade por pessoal qualificado para fazer sua manutenção aumentará na mesma proporção.

Portanto, se seu sonho é lidar com aeronaves, não perca tempo. Estamos em um dos melhores momentos para ingressar nesse

foto: James Cridland

1 Comentário

  1. Onde está a parte onde fala quanto custa para ser piloto de helicoptero?

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*