Início / Aeroportos / Secretaria de Aviação tem curso para formar bombeiros de aeroporto
treinar-aeroporto-regional

Secretaria de Aviação tem curso para formar bombeiros de aeroporto

Inscrições terminam dia 17/09. São 240 vagas disponíveis por meio do programa TREINAR 2015

Imprensa – Começam nesta quarta-feira (09/09) as inscrições para o Curso Básico de Bombeiro de Aeródromo (CBBA), promovido pela Secretaria de Aviação da Presidência da República em seis Estados do País.

A iniciativa faz parte de uma série de ações de treinamento e capacitação realizadas pelo Programa de Treinamento para Profissionais de Aeroportos Regionais (TREINAR 2015).

São 240 vagas para o segundo semestre de 2015, divididas em turmas de até 40 alunos cada, nos Estados Rio Grande do Norte, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Amazonas e Maranhão.

Os interessados têm até o dia 17 de setembro para realizar inscrições.

O objetivo é formar bombeiros para atuarem nos aeródromos regionais em atividades operacionais de prevenção, salvamento e combate a incêndio dentro de níveis adequados de segurança, além de proporcionar a continuidade e melhoria das operações e serviços aeroportuários.

A capacitação será realizada em duas etapas: semipresencial, com duração de 58 horas, e mais 160 horas na fase presencial. Ao final de cada uma, o aluno receberá avaliação de aprendizagem dos conhecimentos adquiridos.

fonte: SAC

fonte: SAC

Para participar do curso ou de qualquer treinamento do programa, o candidato deve ser maior de 18 anos com ensino fundamental II (antigo 1° grau completo) concluído e possuir vínculo empregatício com o operador aeroportuário, com a instituição detentora da outorga ou autorização de funcionamento do aeródromo. Além disso, é necessário atestados de saúde e psicológico que o habilitem à realização de atividades de bombeiro de aeródromo.

As inscrições são gratuitas e efetuadas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico www.aviacao.gov.br. O responsável pela indicação deverá preencher a ficha de inscrição online, disponível aqui.

TREINAR 2015 – Há dois anos, o programa oferece cursos de formação e capacitação para trabalhadores envolvidos na gestão e operação de aeroportos públicos regionais. Um dos objetivos é prepara-los para dar suporte ao Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação.

Desde 2013, o TREINAR qualificou 1340 profissionais, sendo 819 capacitados para atuarem como bombeiros de aeródromos regionais. Entre as áreas contempladas, estão a gestão de aeroportos; operações aeroportuárias; serviços de prevenção, salvamento e combate a incêndios em aeródromos civis; manutenção e segurança aeroportuária.

 

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*