Início / Aviação / 10 mitos e verdades sobre voar que vão te surpreender
Fique tranquilo, você não será sugado pelo vaso.
Fique tranquilo, você não será sugado pelo vaso.

10 mitos e verdades sobre voar que vão te surpreender

B4TComm – Em algum momento, sem dúvida, você deve ter ouvido relatos estranhos sobre viagens de avião. Conheça os 10 mais comuns e não ajude a espalhar invenções populares!

Viajar de avião é uma das melhores coisas da vida e, dependendo do lugar, o avião é a forma mais segura e confortável de concluir um destino. Ainda assim, muitas pessoas evitam ao máximo o meio de transporte por inúmeras razões e alguns medos infundados, como o do desconhecido.

Sabendo disso, a KLM preparou um guia de mitos e verdades sobre o funcionamento dos Boeings e algumas curiosidades sobre a nossa tripulação para tornar a sua viagem mais tranquila e sem complicações.

Leia também: Como escolher o melhor assento no avião?

1. É possível ser sugado pelo vaso sanitário durante o voo?

Mito: O som alto da sucção pode ser assustador, mas o sistema não pode te sugar para baixo. Todos os sanitários possuem um sistema fechado a vácuo. Ou seja, quando você aciona a descarga, uma válvula é aberta no cano coletor e o sistema suga o conteúdo do vaso para o tanque. Apesar do barulho ensurdecedor, podemos garantir que é seguro.

**

2. A porta da aeronave pode ser aberta durante o voo?

Mito: As portas da cabine só podem ser abertas se a pressão no interior e exterior da aeronave forem a mesma. Então é praticamente impossível que isso aconteça, pois a pressão do ar em grandes altitudes é baixa, razão pela qual a pressão da cabine é aumentada artificialmente.

**

3. O comissário de bordo tem permissão para prender um passageiro?

Verdade: O piloto é a autoridade máxima durante o voo. Por isso, a pedido (e em nome) do capitão, o comissário de bordo pode ser autorizado a prender um passageiro, se necessário. Por outro lado, isso só acontece se o passageiro oferecer risco aos outros ou a si mesmo.

Leia também: 11 dicas de etiqueta a bordo de um avião

**
4. A tempestade aumenta o risco de um acidente de avião?

Mito: Não, mas pode dificultar a visibilidade do voo. Uma forte tempestade pode causar turbulências durante o voo e elas podem ser desconfortáveis para os passageiros a bordo. Mas, e se o avião for atingido por um raio?

Tecnicamente, o raio pode danificar o sistema, mas não chega a comprometer o segurança do voo. Se isso acontecer, uma inspeção completa será realizada assim que o avião pousar.

**

5. Quem nasce a bordo de uma aeronave, pode voar de forma gratuita para o resto de sua vida?

Mito: Seria uma verdade maravilhosa, mas infelizmente não acontece!

Leia também: Dicas para primeira viagem de avião

**

6. Ingerir álcool durante o voo deixa a pessoa bêbada mais rapidamente?

Mito: Não há estudos que comprovem esse mito. De qualquer maneira, é interessante sempre evitar a mistura de álcool e sedativos antes do embarque e durante o voo.

**

7. Para trabalhar de aeromoça ou comissário é preciso ser alto?

Verdade: Não que seja preciso ser alto, mas a altura mínima exigida é de 1,58 e, a máxima, até 1,90 de altura.

Leia também: Requisitos de idade e altura para ser aeromoça

**

8. Não existe fileira de número 13?

Verdade: Na KLM, não existe essa fileira, porque este número é atribuído à má sorte em muitos países. A superstição em torno do número pode gerar desconforto e aumentar o medo de voar em quem já não gosta de aviões.

**

9. Os pilotos possuem um paraquedas sob seus assentos?

Mito: Não há paraquedas a bordo das aeronaves da KLM.

**
10. Os comissários falam, no mínimo, quatro línguas?

Mito: Os nossos assistentes de bordo falam inglês e holandês, no mínimo. Mas proficiência em outros idiomas estrangeiros é considerada, naturalmente, um bônus!

Leia também: Entrevista com aeromoça da KLM

Agora que você conhece um pouco mais sobre o funcionamento dos nossos Boeings e da nossa equipe, entre no site da KLM e confira as nossas promoções de passagens aéreas, acumule pontos no programa Flying Blue e prepare-se para viajar com a gente.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*