Início / Aviação / A definição de CRM na Aviação: O que é?
crm-aviation

A definição de CRM na Aviação: O que é?

Na Aviação, Corporate Resources Management, ou antigo Cockpit Resources Management, ou Crew Resources Management, é um treinamento desenvolvido pela NASA para pilotos e comissários, e posteriormente todos os profissionais da empresa aérea – da alta direção ao menor nível hierárquico – reduzam incidentes e acidentes aeronáuticos.

O CRM na Aviação é um treinamento e exercício obrigatório internacionalmente para todas as empresas aéreas que transportem passageiros, seja companhia de transporte regular, ou táxi aéreo.

Os países signatários da ICAO ou OACIOrganização da Aviação Civil Internacional, é órgão da ONU responsável pela regulação internacional e o Brasil é membro fundador.

No Brasil na aviação civil a ANAC é a responsável por regulamentar a norma IAC 061-1002, que traduzida para o português ficou como “Treinamento em gerenciamento de recursos de equipes“.

Inglês para aviação: dicas de livros para estudar o idioma

O CRM da aviação é um treinamento onde o trabalho em equipe em ambiente crítico ou adverso é uma constante, e estas equipes serem em cada jornada composta novos integrantes.

A tripulação em empresas aéreas médias e grandes nem sempre são os mesmos. Comandantes e primeiro oficial (o antigo copiloto) e comissários são escalados e provavelmente nunca voaram juntos antes. Mas com o treinamento do CRM aprendem a trabalharem como um time campeão.

Faculdades de Ciências Aeronáuticas no Brasil

O CRM “aéreo” é hoje adaptado para outros cenários de trabalho em equipe como em equipes de cirurgia, de defesa civil, de explosão de minas e edifícios, resgate e urgências, vendas, policia, gestão de crises, concretagem em grandes obras e também noutros ambientes aonde o espaço para o erro pode custar vidas, prejuízos ou atrasos, visando redução de risco e erro.

10 mitos, verdades e curiosidades sobre aviação

O CRM da aviação é também aplicado em toda a aviação militar de muitos países, no programa espacial e para o controle de tráfego aéreo o mesmo já tem outra sigla: TRM – Tower Resources Management.

Para quem deseja entender melhor sugiro assistirem os filmes Apolo 13 e o do pouso no Rio Hudson. Abaixo, vídeo mostrando a importância do CRM no caso do voo 1549 da US Airways em Nova York:

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*