Início / Aviação / Comissário de Voo / Comissários de voo: simpatia e sorriso
tripulantes-azul-sorriso

Comissários de voo: simpatia e sorriso

A melhor forma de iniciar um bom relacionamento com o cliente é por meio da simpatia, do sorriso!

Um sorriso sincero é o cartão de visita do comissário de voo. Se você sorri para o passageiro, ele se sente bem recebido e seguro em suas mãos.

Além da segurança de voo, um conceito muito importante para o comissário de voo, é o foco no relacionamento com o cliente, antes, durante e depois da decolagem.

O desafio é conquistar o passageiro de primeira impressão. Como fazer isso? Sorria e nada mais. Um sorriso sincero é o cartão de boas vindas à bordo. Se você sorri para o passageiro, ele se sente mais a vontade, bem recebido e em segurança. Caso você se apresente de forma muito séria e sisuda, poderá deixar o passageiro desconfortável e temeroso.

Reforce o sorriso com uma boa apresentação, boa entonação de voz e um cumprimento sincero. Imagine-se na situação inversa, se você está no lugar do passageiro, cansado e mal humorado, e recebe um “bem-vindo à bordo” de forma enfraquecida e nada cativante? O voo ficará ainda mais entediante.

Outro comportamento essencial para conquistar o passageiro é o diálogo ao longo da viagem, e especialmente durante o serviço de bordo. Neste momento você deve perceber o estado de espírito do passageiro e entender o objetivo de sua viagem.

Se perceber que o cliente está alegre, viajando a passeio e animado para uma conversa, aproveite para fazê-lo perceber que está ali para tornar sua viagem ainda melhor, reforçando os valores da companhia aérea. Ou seja, será uma boa oportunidade para receber um elogio e conquistar a fidelidade de mais um cliente.

Agora, se o passageiro não parecer muito simpático, seja transparente quanto ao objetivo da conversa. Ofereça um jornal, travesseiro ou bebida e não tome muito do seu tempo. Durante o voo, observe-o de longe para que na primeia situação que seja possível agradá-lo, como acender a luz de leitura, indicar a localização do toilet ou mesmo oferecer uma água quando ele êxitar sede, você ou outro tripulante o atenda prontamente.

Outra dica fundamental para ganhar destaque e empatia dos passageiros será conhecer um pouco sobre os destinos operados pela companhia aérea, assim poderá sempre dar uma dica para àqueles que não conhecem muito bem o destino para o qual estejam viajando. Por isso, sempre que possível, converse com os funcionários do hotel onde passa o pernoite ou dê uma volta pela cidade e converse com os habitantes locais.

Por fim, outro detalhe importante no comportamento à bordo é a disponibilidade. Ou seja, esteja disponível para o passageiro quando ele precisar. Isto nem sempre é possível, pois em voos de pequena duração, você terá pouco tempo para executar tudo e realmente ficará com a sensação de que está devendo algo a um ou outro passageiro.

Sempre que possível evite deixar o passageiro esperando por muito tempo, nem esperar a toa. Não tem a resposta ou não está ao seu alcance o pedido ou exigência do passageiro? Chame pelo chefe de equipe ou comandante e resolva a situação, mas nunca o deixe sem resposta ou o ignore. Deixar um cliente esperando uma resposta é comprometer a sua qualidade no atendimento.

Trabalhamos com pessoas e lidar com comportamento é sempre uma tarefa difícil. A dica é sempre manter o equilíbrio e esforçar-se para que cada passageiro se sinta único, e isto você só fará se encarar sua última hora de voo de uma longa jornada como se fosse a primeira de sua profissão. Pode acreditar que estas atitudes irão gerar excelentes resultados!

Conte para nós uma situação onde teve que um sorriso ou uma gentileza lhe ajudaram em uma situação a bordo!

Escreva nos comentários!!

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*