Início / Aviação / Comissário de Voo / O que é preciso fazer para ser comissário de voo?
tam-turma-105

O que é preciso fazer para ser comissário de voo?

A aviação é bem cíclica, ora o mercado está aquecido, ora não.

Muitos comissários de voo são formados por ano nas centenas de escolas de aviação do Brasil, mas sempre há para os mais qualificados e preparados para o momento que o setor aéreo começar a contratar.

Portanto, se você quer conseguir um trabalho como comissário de voo fique atento! Já fez o curso, estude inglês e capacite-se. Envie seu currículo da melhor forma possível e prepare-se para a entrevista de emprego e seleções.

O comissário é um agente de segurança, auxiliar do comandante do voo. O tripulante comercial é um profissional treinado para atuar em várias situações de emergência. Por isso mesmo, o aeronauta precisa de disciplina, sensibilidade, flexibilidade e raciocínio rápido.

– Quanto ganha um comissário de voo?

O que é preciso para ser comissário de bordo?

O bem-estar e a segurança do passageiro é também responsabilidade do comissário de voo das aeronaves. Se você está pronto para seguir na profissão, além de disposição para viajar e as qualidades acima, você também precisa de alguns requisitos mínimos:

  • Idade mínima de 18 anos
  • Segundo Grau completo
  • Completar satisfatoriamente o Curso de Comissário de Bordo em escola reconhecida pela ANAC
  • CCT – Certificado de Capacidade Técnica. Oobtida depois de completar satisfatoriamente a prova da ANAC
  • CMA – Certificado de Medicina Aeroespacial. É uma carteira obtida através de exames efetuados em hospital da aeronáutica, certificando que não existe nenhuma incapacidade física para exercer a profissão.

Saiba o que reprova no Exame Médico do CMA

As escolas de comissários oferecem todas as informações e encaminhamentos referentes a estes certificados. Além disso, vale lembrar que algumas companhias aéreas exigem uma altura mínima, normalmente em torno de 1,58m. Contudo, não desista logo de cara. Apresente-se às empresas e certamente há sempre uma empresa aérea que verá suas qualificações.

Isso não quer dizer que você tenha que desistir do seu sonho tão facilmente. Existem comissários com altura inferior a isso.
Cuidados com a pele também nunca são demais. Uma pele bem tratada, sem acne ou manchas conta pontos na hora de uma entrevista.

Lembre-se de que o comissário faz parte da linha de frente da empresa e sua apresentação deve estar de acordo.

Curso de comissário de voo

O que é preciso estudar no curso de comissário de voo? Listamos abaixo as matérias obrigatórias que fazem parte do curso de comissário de voo:

  • Segurança e Emergência
  • Segurança e Emergência
  • Sobrevivência na Selva e Marinharia
  • Regulamentação da Profissão de Aeronauta
  • Sistema de Aviação Civil
  • Regulamentos da Profissão de Aeronauta
  • Direitos Trabalhista e Previdenciário
  • Segurança de Voo · Primeiros Socorros
  • Primeiros Socorros
  • Higiene e Saúde
  • Medicina Aeroespacial
  • Relacionamento Interpessoal · Conhecimentos Gerais de Aeronaves – Conhecimentos Gerais de Aeronaves
  • Teoria de Voo
  • Meteorologia
  • Navegação Aérea

Apesar do idioma Inglês, não ser pré-requisito obrigatório para se fazer o curso de comissário, ele é exigido pela maioria das empresas. Aliás, é quase que mandatário o comissário de voo estudar línguas. Falar inglês é importante, assim como aprender um terceiro idioma como o espanhol, alemão, árabe ou japonês.

Algumas escolas oferecem cursos de idiomas, normalmente inglês e espanhol em sua grade horária.

Outras oferecem estes cursos à parte ou têm convênios com escolas ou professores. Freqüentemente as escolas também oferecem curso de maquiagem e apresentação pessoal e encaminham os currículos de seus alunos para as empresas.

Já escrevemos aqui algumas dicas para escolher o aeroclube e cursos de aviação.

8 Comentários

  1. Quero muito fazer o curso de comissario de bordo,eu só quero esclarecer uma duvida com vocês aqui na minha cidade que e a capital mineira de belo horizonte tem essas escola.gostaria de saber,muito obrigado e aguardo a suas resposta…

  2. Quero Muito fazer o curso de comissário de Bordo
    Mais eu tenho um pequeno problema na minha comunicação, Mais tenho um grande empenho, Essas dicas me ajudaram e tanto, Nossa Quero Ser Comissário, Minha Vida ✈.

  3. Estou me interessando pelo assunto,alguém pode me dizer como funciona tudo? Moto em Goiânia Go

  4. EM 2014 COMECEI A TRABALHA EM UMA EMPRESA AÉREA TAM LINHAS AÉREAS FOI UMA DAS MELHORES EMPRESA QUE JÁ TRABALHEI EM TODA MINHA VIDA,ESSA EMPRESA E UMAS DAS MELHORES EM QUE PASSEI.QUANDO NOS ENTRA NESSA EMPRESA ,A PAIXÃO ENTRA NA NOSSAS VIDA E NÃO SAI MAIS,ÓTIMA EMPRESA PRA SE TRABALHAR…AGRADEÇO A TAM PELA OPORTUNIDADE DE CONHECER SUA HISTORIA.
    PRETENDO VOLTAR A FAZER PARTE DESSA HISTORIA..LANTAM

  5. Tenho 31 anos e gostaria de fazer o curso de comissária…Ainda é possível??

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*