Início / Aviação / Comissário de Voo / Como se tornar um comissário de helicóptero?
110211-N-7508R-004

Como se tornar um comissário de helicóptero?

Para quem acredita que o comissário de voo atua somente em aviões pode surpreender-se com as possibilidades da carreira em outro tipo de aeronave – o helicóptero.

Um lado interessante no desempenho da função de comissário de voo de helicóptero é que este profissional volta seu trabalho praticamente 100% à segurança de voo, sem desgastar-se tanto realizando o serviço de bordo.

O salário do comissário de helicóptero é, geralmente, mais alto que do comissário de bordo que atua nos aviões comerciais e também oferece a possibilidade de trabalhar em escala de 15×15, ou seja, o comissário de helicóptero trabalhar 15 dias seguidos e falta outros 15. Contudo, as vagas são mais raras e as oportunidades menores.

O mercado de trabalho para os próximos anos é bastante promissor para o comissário de voo de helicóptero especialmente devido a expansão do setor petrolífero no país.

Esta expansão tem impulsionado bons negócios no setor de aviação para empresas de taxi aéreo que prestam serviços para a Petrobras no transporte de técnicos, engenheiros e outros profissionais até as plataformas em alto mar da estatal, localizadas no Oceano Atlântico.

Atualmente, a Petrobras é a maior cliente das companhias do setor, com contratos para dezenas de aeronaves, que voam milhares de horas por ano. Entre as empresas que prestam serviços para a Petrobras temos:

Líder Aviação (clique aqui para cadastrar o seu currículo);

Aeróleo Taxi Aéreo (clique aqui para cadastrar o seu currículo);

BHS Taxi Aéreo (clique em Curriculum para enviar o seu currículo);

Castel Air Taxi Aéreo (clique aqui para entrar em contato);

Helivia Taxi Aéreo (clique aqui para enviar o seu currículo);

Omni Taxi Aéreo (clique aqui para enviar o seu currículo);

Senior Taxi Aéreo (clique aqui para enviar o seu currículo)

A Líder Aviação, por exemplo, tem investido milhares de dólares desde 2009 na compra de helicópteros Sikorsky (foto) de diversos modelos destinados ao atendimento de plataformas de petróleo. Sua frota dedicada ao segmento praticamente dobrou em cinco anos.

Incertezas ainda rondam o setor quanto ao volume e o ritmo de contratações futuras, especialmente em relação a demanda com o pré-sal, operação onde a Petrobrás passou a pedir helicópteros que transportem mais passageiros e tenham mais autonomia.

De qualquer forma fica a dica do Meio Aéreo para quem pensa em seguir a carreira de comissário de voo ou até mesmo dar uma mudada de ares  – sair da aviação de linhas aéreas e enfrentar novos desafios.

Curiosidade

Você sabia que os óculos escuros são um dos itens que compõem o uniforme dos comissários de voo de helicópteros como equipamento individual de segurança?

Foto: US Navy

1 Comentário

  1. Caros,

    Gostei bastante da matéria e estou pensando em procurar estas empresas para comecar a voar com eles. Contudo, eu sei que precisamos fazer uma especie de “especialização” para ser comissário de Helicópteros.

    Estou procurando escolas e não encontro onde fazer.
    poderiam indicar algumas escolas que tenham este curso?
    Já tenho o curso para CMR de Avioes.

    Att,
    Thiago

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*