Início / Aviação / Comissário de Voo / Comissário de bordo: requisitos de idade e altura
Pilotos e comissários de bordo da LATAM | Foto: Aeroflap
Pilotos e comissários de bordo da LATAM | Foto: Aeroflap

Comissário de bordo: requisitos de idade e altura

Um dos primeiros passos na escolha em seguir na carreira de comissário de voo é determinar se você está qualificado para a profissão.

Cada companhia aérea tem um conjunto de requisitos mínimos de contratação. Se você costuma ler os artigos de nosso blog já deve ter uma noção se você tem as características que um comissário de voo necessita ter.

Nesta série de artigos vamos abordar alguns dos requisitos mínimos para que você saiba quais suas chances em trabalhar como um comissário de voo profissional. Nos próximos artigos da série continuaremos a discussão.

Hoje, abordaremos os requisitos em relação a idade e altura. Qual a importância desses requisitos? Eles são fundamentais para seu futuro como um comissário de voo. Se você não tiver os requisitos mínimos de contratação, especialmente em relação a idade, altura, educação e idiomas, provavelmente você nunca conseguirá um trabalho na área. Contudo, é importante que o futuro comissário de voo tenha em mente que estes são apenas os requisitos mínimos.

A concorrência pelas vagas é grande, portanto é preciso destacar-se dos demais candidatos com diferenciais, aumentando suas chances de conseguir um emprego. É necessário que você tenha algo mais a oferecer, como uma sólida experiência na área de atendimento ao cliente, curso superior ou cursos técnicos relacionados a área, excelente habilidade de comunicação, ou a capacidade de falar um segundo e até terceiro idioma.

Em geral, as companhias aéreas utilizam o bom senso para contratar seus funcionários, atribuindo-lhe uma pontuação baseada em seu nível de qualificação.

A dica é que mesmo que você ache ou até tenha certeza que não cumpre com os requisitos mínimos de contratação em uma determinada companhia aérea, não desista de concorrer a vaga e envie o seu currículo. Afinal, o máximo que pode acontecer é você ser desclassificado logo na primeira entrevista.

Idade
A idade é uma das exigências da empresa. A idade mínima permitida para ingressar nas algumas companhias aéreas é de 18 anos, mesmo que a maioria prefira contratar quem tenha pelo menos 20 anos. E relação a idade máxima, as companhias aéreas não dispensa por isso desde que a pessoa tenha outras qualificações/experiências e condições físicas saudáveis.

A idade considerada será após a formatura na escola ou aeroclube, ou seja, se você ainda não está na idade mínima no momento de sua matrícula no curso de comissário de voo, mas vai chegar a essa idade durante o treino, tudo bem.

Com o aumento da necessidade de contratação das companhias aéreas, as áreas de recursos humanos e recrutamento estão constantemente ampliando o intervalo entre idade mínima e idade máxima a fim de aumentar o número de potenciais candidatos.

Agora, se o seu sonho é trabalhar no setor aéreo mesmo que a empresa não lhe contrate para a posição de comissário de voo, você deve tentar uma vaga em outro setor da companhia aérea. Afinal, como funcionário suas chances de conseguir um emprego no futuro por meio de migração interna aumentam muito uma vez que as empresas preferem promover seus colaboradores ao invés de consultar o mercado.

Você também pode usar este tempo a seu favor para melhorar suas chances de se tornar um comissário de voo, fazendo cursos extra-curriculares (como aprender uma segunda língua) ou adquirir experiência em atendimento ao cliente.

Nunca pense que você está velho demais para se candidatar a uma vaga de tripulante. Cada vez mais as empresas contratam comissários de voo com idade acima de 40 anos. Tudo vem na hora certa!

Leia mais sobre o limite de idade para tripulantes

Altura
A maioria dos atendentes de vôo estão entre 1,57 e 1,75 de altura. Fora deste intervalo normal, algumas companhias aéreas têm requisitos de altura mínima e máxima.

Uma pessoa muito baixa pode ter dificuldade em atingir os compartimentos superiores em um avião, onde são armazenados alguns dos equipamentos de segurança que tem, em geral, entre 1,83 e 1,85 metros de altura.

Agora, não desista se achar que é muito baixo ou muito alto. Algumas companhias aéreas não têm qualquer requisito de altura mínima, mas exigem que você passe um teste de alcance. O teste de alcance nada mais é do que uma demonstração de sua capacidade de atingir todos os componentes necessários dentro da cabine de um avião.

Você pode realizar um teste de alcance na sua própria casa. Basta pegar  uma fita métrica, medir a distância de 1,85 a partir do chão, e marcá-lo na parede. Se você conseguir alcançar a marca de pés descalços, você tem toda a chance em sr aprovado em testes semelhantes em qualquer companhia aérea.

Se você achar que não conseguirá cumprir a exigência de altura mínima para as companhias aéreas que têm em suas frotas aviões maiores, como o Airbus e o Boeing, não deixe isso desanimá-lo. Você pode tentar carreira em companhias que operam com aviões menores, como o Embraer, Fokker, ATR e outros aviões executivos. Aviões de transporte regional e executivo são bem menores.

Por outro lado, se você for alto demais, ou seja, ter uma altura acima de 1,85, tenha em mente que você estará trabalhando em galleys bem reduzidas e pode ter dificuldades para trabalhar em um ambiente tão apertado. Esteja preparado para responder perguntas relativas a sua altura nas seleções.

Aguarde nossos próximos artigos desta série, onde falaremos sobre peso, saúde, educação, experiências, idiomas, aparência, etc.

76 Comentários

  1. Carla Viviane

    Gostaria muito de ser uma comissária de bordo mais tenho um metro e meio de altura tenho alguma chance de seguir essa carreira?
    É um sonho que pretendo realizar!

  2. Bom dia, é verdade que os uniformes das comissárias vão somente até o numero 44?

  3. Gostaria de saber QL a idade máxima,para fazer o curso….

  4. Qual a idade máxima para fazer o curso?

  5. Olá, tenho uma perca moderada de audição, isso me impede de ser comissaria de voo???

  6. Danielle Moura

    Os comissário de bordo ficam 6 dias fora se casa, no caso eles tem alugar uma residência perto do aeroporto é isso? Como funciona?

  7. Existe alguma empresa área que tem preferência por comissárias negras?

    • Todas. Não há preconceitos. Já voamos com diversos comissários negros. O quadro de tripulantes das empresas costuma ser bem diversificado.

      O diferencial são qualificações – idioma, curso superior, etc.

  8. ALESSANDRA M COSTA GONÇALVES

    OLÁ, SEMPRE QUIS SER UMA AEROMOÇA, CONHECER NOVOS LUGARES, CULTURAS, PESSOAS, UMA DAS COISAS QUE MAIS GOSTO É VIAJAR, NAO TIVE OPORTUNIDADES , POIS NO INTERIOR, E COM POUCOS RECURSOS TUDO SE TORNA MAI DÍFICIL, ATE HOJE ME IMAGINO FAZENDO O QUE SEMPRE SONHEI. NAO sei se ainda é possivel, mas nao custa tenta, mesmo que seja para trabalhar em um aeroporto atendendo pessoas, desde já lhes agradeço a atençao . se puder ter a chance de ser comissaria farei com certeza o melhor de mim, com enpenho e dedicaçao. obrigada.

  9. ola e o meu sonho ser comissaria ,so que tenho 1,51 eu posso ter uma chance em ingressa na aviaoes?

  10. Ola boa tarde,
    Meu sonho sempre foi ser comissaria de Bordo. O meu pai foi piloto de linha aerea por quase 40 anos!!! Pilotou tudo o que vcs possam imaginar Avro York, DC 7/9 727, 737. 707, Jumbo 747 todos avioes da Boing. Meu filho recentemente formou-se pela FIU (Florida International University) como Engenheiro Aero EspaciaL. Eu moro em Miami FL falo fluentemente leio e escrevo en 3 idiomas – Portugues idioma de nascenca, Ingles e Espanhol – Houvi falar que algumas companhias aereas contratam comissarios de bordo em outros paises e as melhores companhias aereas internacionais tem um limite minimo de idade para comissario de bordo mas nao um limite maximo, as incricoes sao pela internet e o candidato apos enviar suas informacoes pessoais recebe um questionario com cerca de 100 perguntas (basicamente sao 50 perguntas as outras 50 sao mais o menos as mesmas feitas de outra maneira para ver se o candidato poe a determinada atencao e responde igual ou diferente. Assim nao perdem tanto tempo entrevistando candidatos que nao estao aptos. para a profissao. Entao alguem saberia dizer onde ou como sao feitas as inscricoes entrevistas para a Azul e Tam linhas Aereas? Obrigado!!!

  11. Eu tenho 1.49…. Sou bem baixinha….
    Desisto do meu sonho????
    Tenho medo de gastar muito dinheiro e no fim das contas ,,,, ser baixinha e não conseguir.

  12. Bom pelos comentários que eu li tenho todo perfil para ser uma comissaria de bordo.

    Tenho 1,68 de altura peso 72 kilos visto 40 e 42 e tenho o inglês intermediário , fiquei contente com os comentários pois irei iniciar meu curso dia 14/03/16

    Obrigado pela ajuda!

  13. Tenho 39 anos posso ser uma comissaria? Ou essa idade já é avançada para a realização de um sonho como este?

    • Velha, muito velha tem quantos idiomas p lhe salvar? Se falar inglês, espanhol e francês n for baixa d mais nem gorda talvez consiga ….ou seja camareira de cruzeiro.
      Paga a previdência social logo pq ta desempregada p conseguir aposentar cedo 😚😚

      • Vc do comentário realidade, o mundo da muito volta e vc deve se achar top para fazer um comentario como este, reze para que o mundo não caia sobre vc e vc descubra da pior maneira o que é receber o mal com mal…tenha o senso de humildade e saiba ter percepção e equilibrio ao dar uma resposta principalmente ao se tratar do “dreams” alheio…oro para que a vida da forma que conseguir lhe ensine a ser pq nada pra Deus é difícil, a ser uma pessoa melhor e mais humana!

    • Tem uma colega minha, q trabalha na Tam, ela tem 40 e poucos anos, e está fazendo o curso. Se ela ta na cia aerea, e ta fazendo o curso, é pq ela deve ter se informado, e teve uma resposta positiva. Na minha concepçao, quanto mais idade, mais responsabilidade.
      Se fosse vc, tentaria.

    • Não. O diferencial são as qualificações – idiomas, curso superior, intercâmbio, experiência com atendimento ao cliente, etc.

      Dê uma lida neste post:
      http://meioaereo.com/comissario-de-bordo-cursos-idiomas-e-visto/

  14. Olá, boa tarde!
    Eu quero muito fazer o curso mais… Eu não sei falar línguas.
    Posso fazer o curso e iniciar um inglês.
    Eles contratam mesmo cursando inglês?

  15. Ola, sou muito baixa tenho 1,45 tenho chance em ser comissária de bordo?

  16. Boa tarde.
    Gostaria por gentileza que esclarecessem uma dúvida. Falo 2 idiomas, inglês e espanhol (tenho inclusive vivido na California onde obtive o Certificado de Proeficiência em Inglês), trabalho com comercio extreior (atendimento diário a clientes e em inglês), tenho boa aparência (1,63 m de altura, 55 kilos, pele e cabelos bem cuidados) porém tenho 37 anos. A idade desclassifica todos os outros requisitos aos quais preencho para ser comissária? A idade é determinante, ou é um impecilho que me dificulta conquistar a vaga de comissária, mesmo tendo qualificação e não aparentando a idade que tenho?
    Agradeço desde já o retorno.

  17. Maria Leiliane

    ola
    Tenho 23 anos 1,54 m, se eu fizer um curso de comissario de bordo,tenho oportunidade de ingressar no mercado de trabalho?

  18. Nooossa, como as pessoas são pobres em conhecimento e ficam passando essas informações pra frente. Eu faço curso pra comissário de vôo, tenho 1,65 e 75kg, e n aparento ter esse peso. Visto 44, e antes de fazer o curso, consultei muita gente na aviação. E isso é muito relativo. Eu visto 44 e n sou obesa, mas se fosse uma pessoa de 1,55 por exemplo, poderia (PODERIA) ser classificada dessa forma. Eu falei c um entrevistador de uma cia aérea, e ele disse: “se o medico libera seu CMA, dizendo q vc tem condiçoes de trabalhar, mesmo acima do peso, pq a empresa vai te rejeitar por esse motivo?” Existe bom senso em tudo, ne gente, mas a pessoa vir e dizer coisas inexistentes, é de lascar. E outra, esse mesmo entrevistador me disse: “essas comissárias, estao todas trabalhadas na lipo. Primeira vez q saem de férias, passam o bisturi em tudo.”
    Quanto ao inglês, depende da cia. Tem quem contrate c inglês intermediário, tem umas q so c fluência. E ja vi gente, q passou no processo seletivo, e fez o teste de idiomas, so pra fins de nivelamento, ou seja, o teste n era eliminatorio. Mas como a demanda de profissionais está maior que a oferta de vagas, eles filtram mais, e quem tiver algum idioma com certeza vai sair na frente.

  19. Sempre sonhei trabalhar de comissaria de bordo. Tenho 36 anos. Será que ainda tenho chance de realizar esse meu sonho??

  20. Muito obrigada por todas as informações q recebo aqui. Cada vez amo mais …

  21. Quanto à altura máxima: seria 1,85 ou 1,75 (homens)?

  22. Queria saber se existe possibilidade de ser comissário de bordo com 1,70 m de altura,22 anos… masculino? Att.Lucas

  23. Obrigada pelo incentivo.
    Sou formada em Adm mas só agora achei q comissaria seria a minha profissão. Estou muito receosa em fazer o curso, dispor de um investimento e não estar qualificada para tal profissão. Pela minha idade, 39 anos não ter mais tempo. Soube também da restrição em relação a tatuagens visíveis. O que vcs me aconselham?

  24. Tenho 24 anos 1,58 de altura 75kg e estou pensando em fazer o curso para comissaria de bordo, mas também terei que fazer um curso de idiomas será q se eu fiser o curso de comisária e apos terminar o curso eu começar um de idiomas tenho chance em conseguir uma vaga msmo cursando idiomas? E gostaria de saber qual o valor do curso de comissaria de bordo?

    • É possível ver escolas com cursos de comissário na sua cidade neste artigo abaixo:
      http://goo.gl/FNeKjv

      O setor aéreo no Brasil não está em um bom momento, aconselhamos investir no inglês neste momento, o que te ajudaria até posições melhores em empregos em outras áreas, e quem sabe até tentar em breve uma vaga na companhia aérea Emirates, com base em Dubai. Eles sempre realizam seleções em São Paulo:
      http://goo.gl/Vn5wq3

  25. Tenho 3 e faço faculdade de comunicação ,gostaria de saber se tenho chance , pois sou uma transsexual , trabalho como modelo e auxiliar de vendas atualmente .

  26. ANA CAROLINE LIMA DE SOUSA

    Tenho 22 anos, tenho boa aparência, tenho graduação e antes de iniciar o curso de comissária, farei intercâmbio de 1 ano, então terei pelo menos o mínimo do inglês, porém tenho mais de 1,85 de altura e como sou magra o que me faz parecer mais alta ainda. Será que a altura seria um fator prejudicial pra mim?

  27. olá eu tenho quase 1,60 e peso 68 kg tenho 16 anos e sonho em ser aeromoça. gostaria de saber qual o peso/altura que é requisitado nas companias.

    • Emagrecer um pouco é essencial. Afinal um dos requisitos para ser um comissario é a aparência. Muito importante estar em forma maquiagem e cabelo impecavel.

      No meu caso tenho 1,58, Peso 60kg, falo 3 Linguas fluentes e estou estudando a quarta Lingua.
      Mas apesar disso tudo tenho tatuagens no braço e mãos, ou seja, impossivel entrar para uma CIA Internacional que é meu sonho.
      No caso ja estou com consulta marcada para remoção de algumas tatuagens pois pretendo ir na convenção e entrevista da Emirates e Air France.

    • Não existe um padrão pré-estabelecido, você apenas não pode estar muito fora do seu peso ideal.

  28. Eu tenho 1,92 de altura isso me impede de ser comissário ?

  29. izabela de oliveira

    Óla me chamo Izabela, tenho 35 anos, ingles intermediario.

    Fiz o curso e a prova da ANAC a alguns anos,mas nunca o exame medico, mandei curriculos mas nada aconteceu, A vida passou, tenho muita experiencia com atendimento ao publico , sempre sonhei em ser comissaria.
    Me acho agora um pouco , ou muito, desatualizada das matérias . O que ma aconselham Equipe meio aério.
    Abraço.

    • Josselle Moralles

      Izabela de Oliveira, a primeira coisa que deves fazer é teu CMA (Certificado Médico Aeronáutico). Procure o Hospital Militar mais próximo de você, no site eles dão todos os passos, como pagar a GRU (Guia de Recolhimento da União), que no teu caso de CMA 2° Classe INICIAL, é o valor de R$ 590,00. Veja direitinho os exames que precisa fazer e agende sua inspeção de saúde (hoje em dia já pode ser feito em clinicas conveniadas, não obrigatoriamente em um hospital militar). É bom que tenha idiomas e se puder fazer cursos relacionados à área (combate a incêndios, primeiros socorros, atendimento ao cliente, etc…). Na maioria das seleções tem provas de português, lógica, idioma, conhecimentos técnicos (tudo que vc viu no curso), empresas como a Azul, tem prova de redação. Tente deixar teu currículo o mais atrativo possível para ser convocada… Boa Sorteee

  30. Olá, tenho 20 anos, estou pensando em fazer o curso para aeromoça. Falo inglês, porém tenho 1,56. Será que por 2 cm a menos do que normalmente é exigido eu não tenho chance?

  31. Olá! Tenho 21 anos e acabei de me formar em Letras, falo inglês e espanhol fluentemente. Sempre achei a carreira de comissária interessante, mas já me disseram que eu não conseguiria entrar para nenhuma companhia devido a minha altura (1,57). Peso 53kg e tenho boa aparência, me cuido bastante. Nunca trabalhei com atendimento ao cliente, mas como sou professora de idiomas e muito comunicativa acredito que poderia me sair bem nisso, entretanto ainda continuo na dúvida…
    Será que vale a pena tentar?

  32. tenho 1,76 de altura, isso atrapalha?

  33. Andressa Anjos

    Olá, tenho 18 anos,tenho 1,50 de altura e como não tenho chance de ser comissária de bordo por conta da altura. Tenho chance de trabalhar como agente aeronáutico, mesmo se eu não falo o inglês e o espanhol fluente?

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*