Início / Aviação / Comissário de Voo / Comissário de Bordo: hábitos dos passageiros que irritam

Comissário de Bordo: hábitos dos passageiros que irritam

Provavelmente tem algo no seu trabalho que incomoda você. E quando as coisas que te incomodam são as mesmas que  incomodam seus colegas de trabalho, deve ter algo errado.

Uma das perguntas que os comissários de voo mais ouvem é quais são as coisas que passageiros fazem que mais nos irritam. É sempre um tema que deve ser tratado com cautela, pois os comissários de voo e aeromoças são frequentemente acusados de reclamarem demais. Isto é fato, comissários de voo reclamam mais do que qualquer outro profissional!

Apesar de todo tripulante reclamar sempre um pouco a mais de tudo, por vezes temos nossos motivos. Confira abaixo quais são os comportamentos de passageiros que mais incomodam os comissários de bordo e aeromoças:

1. Passageiro sem educação: O que custa dizer as palavrinhas mágicas “por favor” e “obrigado”? Isso faz toda a diferença! É muito comum os comissários ouvirem durante o voo apenas ordens rudes como “o que tem pra beber?!” ou “me traz uma coca-cola!”. Além disso, basta o passageiro não gostar do serviço de bordo para simplesmente torcer o nariz e dizer “argh”. Por que não ser educado e simplesmente dizer um “Não, obrigado!”?.

2. Passageiro geógrafo: Os comissários de bordo não fazem a mínima idéia quais coordenadas de localização exatamente estamos sobrevoando, especialmente durante o serviços de bordo. Isso vale também para os rios que estamos sobrevoando. Se não quiser sempre ouvir a mesma resposta, de que é o “Rio das Pedras”, por favor não pergunte isso!

3. Passageiro sem caneta: Uma caneta numa viagem é tão importante quanto o seu passaporte. Os passageiros que saem de casa sem uma esferográfica são particularmente irritantes, especialmente em voos internacionais onde todos sabem há formulários de imigração a serem preenchidos. E não adianta nos olhar com aquele olhar dizendo “eu sei que você tem uma, só não quer me emprestar…” Os comissários de bordo precisam ter uma caneta para diversas funções dentro da aeronave, não podemos emprestá-las. Por favor, não nos peça uma caneta. Peça ao seu colega do assento ao lado!

4. Passageiro viciado em Smartphone: São aqueles passageiros que insistem em dizer que já estão desligando seus seus celulares mesmo depois de termos pedido inúmeras vezes. Sempre respondem com um tom irônico: “Eu sei! Já estou desligando!” Mas na verdade não estão. Estão escrevendo mensagens de texto!!! Isto é tão irritante pra nós que pedimos mil vezes como para eles que ficam adiando. Apenas deslique!

5. Passageiros sedentos: São aqueles que mal localizam seus assentos dentro do avião e já estão pedindo um copo de água ou nem localizam os assentos e correm ao toalete como se fosse questão de vida ou morte. Entendemos que muitas vezes as conexões são curtas, mas a maioria dos passageiros ficam um bom tempo aguardando na sala de embarque e teriam tempo suficiente para ir ao banheiro ou beber um copo de água antes de embarcar. Mesmo se não houve tempo, aguarde um pouco. Nos iremos lhe atender com o maior prazer!

6. Passageiros com fones de ouvido: Perguntamos: “Você gostaria de algo para beber?” Nenhuma resposta. “Gostaria de algo para beber?” Nada. Miramos o olhar nos olhos do indíviduo e perguntamos mais uma vez. Nada. Alguns comissários de voo, esforçados que são, fazem até mimica. Recebem um olhar confuso do cliente e um “O quê?” com tom de surpresa. “Ahh, me dê uma coca-cola.” Como é possível tamanha alienação? Será que ele não percebeu o trolley de bebidas ao seu lado?

7. O Passageiro lixeiro: É aquele que necessita se livrar de seus papéis e lixos justamente durante o serviço de bordo. É sensato, não misturamos as refeições e bebidas com restos de papéis, jornais, etc. Fraldas sujas ou lenços usados para limpar o nariz ou rosto não vale nem comentar, né…

8. O Passageiro paizão: Os passageiros que deixam seus filhos correr livres, leves e soltos no corredor do avião e que ainda pedem para um dos comissários fique de olho nos pimpolhos, naturalmente deveriam perder a guarda dos filhos! Nesta categoria também estão incluídos os pais que, sentados ao lado do filho, pede ao comissário de bordo que afivele o cinto de segurança da criança e/ou o ajude a retornar o assento do mesmo na vertical.

9. O Passageiro imortal: Talvez não devessémos preocupar tanto com este tipo de passageiro, afinal é opcional de cada um. Estamos falando de quem vai ao toalete com os pés descalços. Contudo, talvez seja porque nos preocupamos tanto com o bem-estar de nossos passageiros que ficamos agoniados em ver tamanho descuidado com a sua própria saúde.

10. O Passageiro esnobe: É aquele passageiro que pensa que alguma vez na vida o comissário de bordo já sentou an mesa do café da manhã com ele para conhecer como gosta de tomar o seu café. Se você é um passageiro exigente, mas não indicar suas preferências, não há razão para ficar bravo com o café que lhe oferecemos.

Você se identificou com alguma das categorias? Então, tente rever seu comportamento em sua próxima viagem! Você é comissário de voo ou aeromoça? Tem alguma sugestão de categoria de passageiro irritante? Escreva nos comentários!

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*