Início / Aviação / Comissário de Voo / “Aeromoça com orgulho!”, entrevista com tripulante de cabine da Azul Linhas Aéreas
servico-bordo-azul-chips

“Aeromoça com orgulho!”, entrevista com tripulante de cabine da Azul Linhas Aéreas

Aeromoça – Para quem está pensando em seguir a carreira como aeromoça ou piloto de avião é sempre com ouvir as pessoas que já trabalham na função de tripulante.

Confira entrevista com comissária de bordo da Azul Juliana, natural de Americana, interior de São Paulo.

Pergunta: Como surgiu sua paixão pela aviação? Quando decidiu se tornar uma Comissária de Bordo?

Resposta:Quando criança, meus pais sempre me mostravam apontando para céu o avião, e eu ficava encantada. Aos três anos de idade ganhei uma boneca Barbie Aeromoça, a partir daí, sempre quando me perguntavam “o que você vai ser quando crescer?“, a resposta estava sempre na ponta da língua… “Aelomocha”.

Cresci falando deste meu sonho de ser Comissária de Voo… mas na minha adolescencia as coisas não eram tão fáceis como hoje… então fui incentivada pela família e namorado a fazer outros cursos… me formei no curso técnico em Processamento de Dados e também na Faculdade de Administração de Empresas, mas ainda não estava feliz com a minha graduação. Três meses depois do término da Faculdade me matriculei em um Curso de Comissária de Voo, em Campinas, e fiquei ainda mais encantada pela profissão… Era tudo o que eu queria!

Pergunta: Conte-nos sobre sua trajetória profissional. Quais foram suas dificuldades para alcançar a “liderança nos ares”?

Resposta: Me formei no curso de comissária de voo, e assim que passei na prova da ANAC comecei a pesquisar quais empresas estão contratando para enviar meu currículo. Na época eu trabalhava em uma transportadora na minha cidade, Americana. Nesta mesma época surgiu a Azul, a qual eu insistia mais no envio do currículo. Algo na Azul me chamava muito a atenção, além da base ser em Campinas.

Fui convidada a participar do processo de seleção para Agente de Aeroporto, em Viracopos, e passei na seleção.

Saiba mais sobre carreiras e profissões na aviação.

Apensar de ganhar mais na outra empresa, e contra a vontade dos meus pais, pois estávamos naquela época da crise, eu pedi as contas da transportadora e fui em busca do meu sonho. Foi um presente de Aniversário para mim. No dia 08 de Março de 2009, bem no início das operações da Azul, comecei a trabalhar como Agente de Aeroporto em Viracopos.

Após 6 meses, foi aberto novo processo de seleção interno para comissária de voo. Como era preciso ter mais de seis meses de empresa, eu tive que aguardar mais um tempinho. Além disso, eu estava um pouco acima do peso e tinha que fazer dieta para emagrecer. Não que seja exigido um peso ideal, mas seu corpo precisa ficar bem no uniforme. Então, após quase um ano trabalhando como aeroviária tive finalmente a minha chance. Esta é uma das provas de que nada acontece por acaso na nossa vida.

Participei da seleção e, Graças a Deus, passei! Trabalhei no Aeroporto no período de um ano. Em 09/03/2010 viro finalmente uma “Aelomocha” (risos), meu segundo presente de aniversário. Realizei meu sonho! Voando também durante o período de 1 ano, recebo outro presente de aniversário (risos)… Em Março de 2011 abre processo de seleção para ser Comissária Líder, no qual passei e estou desempenhando a função.

Pergunta: Quais são suas perspectivas profissionais para o futuro? O que pretende atingir?

Resposta: Hoje, estou cursando Pós Graduação em Gestão de Pessoas, o que permite complementar a minha faculdade e quem sabe focar futuramente outras áreas dentro da Aviação. Desde que eu não pare de Voar…Como o céu não tem limite, pretendo também iniciar meu Curso de Piloto. Meu sonho era somente ser Comissária, mas a aviação é viciante, quem entra, sempre quer alcançar voos cada vez mais altos.


Aeromoças cuidam do bem-estar do passageiro

Pergunta: O que é para você um atendimento de excelência?

Resposta: Percebemos ter excelencia no atendimento quando o cliente sai realmente satisfeito. É fazer além do que é pedido ou esperado.

Pergunta: Quais são os requisitos para se tornar um Comissário de Bordo? De que forma você poderia orientar os jovens que desejam ingressar nessa carreira? 

Resposta: O primeiro requisito é Amar o que você faz, ser comissário de voo simplesmente pelo fato ter um emprego aonde você viaja e conhece vários lugares não é o caminho… Ser Comissário de voo vai muito além disso… Conhecer lugares e pessoas vem como consequência para quem ama a aviação.

Você tem que gostar de pessoas, de atendimento à clientes, e principalmente se preocupar com a segurança das pessoas. Trabalhar com o prazer de servir. Para ingressar na carreira de Comissário de voo é necessário ter pelo menos o Ensino Médio. Após isto, o primeiro passo é se matricular em um curso de comissários de voo. No Brasil há diversas escolas boas. Depois de formado, o aluno faz os Simulados da ANAC, sendo aprovado o futuro comissário pode enviar currículo para as empresas aéreas e conseguir alcançar esta meta profissional.

Desejo Boa Sorte e Bons Voos! – Juliana Zanaki – Comissária Líder da Azul Linhas Aéreas

Quer falar com a Juliana Zanaki? Escreva nos comentários e ela responde!

A entrevista foi realizado pelo blog Gentileza no Trabalho.


Dicas para futuros pilotos

– Curso de piloto de helicóptero

– Quanto ganha um piloto de avião?

11 Comentários

  1. Daiani Trinchinato Carvalho

    Boa tarde, otima entrevista.
    Eu enviei um curriculum para a Azul e o mesmo retornou como mudou-se, preciso saber a melhor maneira de envia-lo novamente pois sonho com a carreira de comissária e tenho pesquisado e visto que a Azul está contratando nesse ano .
    É necessário alguma indicação?
    Por favor me dêem uma chance. Obrigada!

  2. Patricia Leal

    Olá me chamo Patrícia, sempre sonhei em ser comissária, mas nunca fui atrás desse sonho por todos falarem que um dos requisitos para contratação é ter no mínimo 1m 65cm de altura, pois tenho 1, 52cm mas hoje resolvi ir atrás sim desse sonho, e preciso saber se realmente exigem uma altura mínima.

    Obrigada.

  3. Olá Juliana,
    Sou formado em CMS mas tenho 30 Anos, qual chance tenho com essa idade de conseguir entrar em uma companhia aérea, principalmente na Azul que é meu Sonho.

    • O mercado da aviação é muito instável e cíclico. Por vezes, as aéreas ficam sem contratar, mas logo voltam e contratam centenas de novos tripulantes. A dica é continuar focado, estudando idiomas e se qualificando, com experiência no atendimento ao público, idiomas, cursos extracurriculares, etc.

      Fique por dentro das novidades:
      http://bit.ly/22AwArd

  4. Boa tarde juliana. Fiz o curso de cms já tem algum tempo já enviei o meu cv várias vezes para azul, mas, Até agora não chamada p seleção. Estou agora com 37 anos. Azul exige idade p cms. Bjus. Cristina

  5. Boa Tarde Juliana. Fiz o curso de cms em 2005, agora está completando 10 anos. mas ainda não consegui nada. Me dê umas dicas de como conseguir, do que posso está fazendo de errado.
    Até hoje fui chamada na TAM e não passei, logo que formei. E aguardo ansiosa até hoje. Infelizmente não consegui realizar um grande sonho de criança. Necessita ter altura, peso, idade ideal???

  6. Parabéns Juliana.
    Estou iniciando o curso de comissário.
    Eu quero ser igual a voce nunca desistir do sonho.
    Pôs sempre sonhei em ser piloto de avião quero chegar la ainda.
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*