Início / Aeroportos / Checklist para viagem de avião tranquila

Checklist para viagem de avião tranquila

Longa espera em filas, problemas de bagagem, idas e vindas no aparelho de raios-x…

Dicas simples podem evitar que estes e outros imprevistos atrasem sua viagem, especialmente em períodos como final de ano, Carnaval, Páscoa e outros feriados nacionais.

Uma lista com 10 recomendações básicas, elaborada pela a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), ajuda a tornar a experiência de viajar de avião mais ágil e agradável.

1 – Check-in online

O check-in online é umas das opções mais eficientes para economizar tempo e evitar filas. Seja em casa, no próprio aeroporto ou por meio de aplicativos para smartphones, permite confirmar a presença no voo e escolher o assento com antecedência de até 24 horas. Caso não haja bagagem a ser despachada, basta seguir direto para o portão de embarque.

– Dicas de aplicativos para viagem

2- Chegue cedo

A Anac recomenda chegar com no mínimo uma hora de antecedência em voos nacionais e duas horas para voos internacionais; algumas companhias recomendam o dobro do tempo durante as férias. Também é importante conhecer o trajeto até o aeroporto e estar atento às condições de trânsito para chegar com tranquilidade.

3- Malas na medida

O peso máximo exigido pode variar conforme a companhia, o destino e a classe, mas em voos domésticos as bagagens costumam ter o limite de 23 quilos. As companhias aéreas orientam os passageiros a tornar a bagagem facilmente identificável, além do uso de cadeados ou lacres. Em voos internacionais, líquidos, géis e pastas devem estar em embalagens plásticas transparentes e os recipientes não podem passar dos 100 ml.

– Dicas de malas e bagagens de viagem

4- Bagagem de mão

Em voos domésticos e internacionais, a somatória das dimensões (altura, largura e comprimento) das malas levadas a bordo não deve ultrapassar 115 centímetros nem cinco quilos, e não são permitidos objetos pontiagudos, cortantes, que produzam fogo, ferramentas e substâncias tóxicas ou inflamáveis. Já objetos de valor como jóias, laptops, máquinas fotográficas e dinheiro obrigatoriamente devem ir na bagagem de mão.

5- Documentos em mãos

Certifique-se de estar portando seus documentos. Para viagens nacionais valem carteira de identidade, CNH, carteira de trabalho e profissional (ex. CREA, OAB) ou passaporte, e não esqueça de deixá-los em local de fácil acesso até estar dentro da aeronave.

– Dicas para tirar e renovar passaporte brasileiro na Polícia Federal

6- Atenção às roupas

Evite o uso de roupas e acessórios metálicos que possam ser interceptados pelos aparelhos de raios-x, como broches, cintos, brincos, pulseiras e relógios, entre outros.

7- Crianças a bordo

Preste atenção no documento de menores de idade, lembrando que maiores de 12 anos precisam apenas do RG. Crianças com menos de 12 anos podem embarcar acompanhados por parentes de até 3º grau, por pessoa sem parentesco desde que autorizadas pelo pai, mãe ou responsável (com firma reconhecida em cartório), e sozinhas desde que tenham autorização do Juizado da Infância e da Adolescência. Crianças menores de 5 anos não podem embarcar desacompanhadas.

– Dicas para viajar com bebe e crianças pequenas

– Outras dicas para viagens de avião com crianças

8- Olho no painel

No bilhete consta o número do portão do embarque, mas fique sempre atento aos painéis de informação de voo espalhados pelo aeroporto. Por questões operacionais, o portão de embarque frequentemente está sujeito a alterações.

9- Peça informação

Ao encaminhar-se para despachar as malas, por exemplo, certifique-se sempre de que está na fila correta. Na dúvida, consulte os funcionários da companhia aérea para não perder tempo antes de embarcar.

10- Políticas da companhia

Ao optar por uma companhia, consulte seus procedimentos e normas pela internet, especialmente em caso de passageiros com necessidade de atenção especial durante o voo e transporte de animais de estimação. Verifique com antecedência de até 48 horas as políticas da empresa para bagagens especiais como pranchas, instrumentos musicais e cadeiras de rodas.

– Como viajar com animal de estimação

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*