Início / Aviação / Bastidores da Aviação

Bastidores da Aviação

Para quem trabalha na aviação comercial sabe que o setor é quase que um mundo à parte, repleto de curiosidades.

Leia abaixo algumas situações e fatos da rotina de trabalho de comissários de bordo, pilotos e outros profissionais da aviação.

1) Um avião queima combustível para carregar combustível. Alguns comandantes reclamam que sofrem com a pressão de sua chefia para levar menos combustível do que gostariam, em termos de segurança de voo, no caso de terem que alternar o pouso para um aeroporto mais distante.

2) Alguns comandantes já afirmaram, em entrevista, que comunicam aos passageiros somente o que os mesmos precisam saber. Desse modo, o passageiro jamais irá ouvir “Senhoras e senhores, acabamos de perder uma turbina” para não causar espanto e tumulto. Isso garante a segurança de voo.

3) Diante de uma forte tempestade com relâmpagos, um piloto nunca dirá a verdade até mesmo para os comissários. Para os passageiros dirão que há uma pequena chuva, para os comissários dirão que tem tempestade, mas nada muito grave.

4) Quando um motor falhar, falarão para os passageiros que há um pequeno problema técnico. Ao invés de afirmar que a visibilidade para o pouso é zero, alegarão que haverá pequena neblina.

5) Um comandante ironicamente disse que algumas regras realmente não fazem sentido para ele. Afinal, quando você está a 39 mil pés de altura a uma velocidade 600 km/h os comissários de bordo podem servir café quente e refrigerante, andando para lá e para cá. Mas quando você está sobre o asfalto a 10 km/h tem que ficar com o cinto afivelado, como se estivesse na Fórmula 1.

6) “Podemos estar uniformizados mas isto não significa que somos a melhor pessoa para dar informações em um aeroporto. Nós passamos por tantos aeroportos que normalmente nem fazemos idéia onde fica a casa de câmbio, bancos, correios, sorveteria, etc” Afirmam pilotos e comissários de bordo.

7) Nem sempre a qualidade da aterrissagem é um indicador da habilidade do piloto. Muitas vezes quem faz o pouso é o co-piloto, portanto se quiser dizer algo agradável para o comandante, ao sair da aeronave diga apenas “Obrigado pelo voo, tenha um bom trabalho!”

– Vida no batente: comissária da Gol

– Viajar de avião é seguro!

8) As companhias aéreas ajustaram o horário das suas aterrissagens para melhorarem o histórico de pontualidade. Portanto, quando você pega um voo que pensa que durará 2h de acordo com o bilhete ele possívelmente levará 1h45m.

9) Quando há turbulência na rota, o piloto simplesmente liga o aviso de atar os cintos de segurança. Repare que quando a turbulência é mais forte, são emitidos repetidos avisos sonoros também. Em todos os casos, afivele o cinto!

10) Quando um avião voa e atinge uma grande corrente ascendente, invisível ao radar, é como atingir uma lombada em alta velocidade: joga tudo para o ar e depois ao chão com violência. São as chamadas turbulências de céu claro, por isso é recomendável manter os cintos afivelados durante TODO o voo.

11) Viajar com o bebê no colo é extremamente perigoso. Qualquer impacto ou desaceleração possivelmente fará com que você perca a criança das mãos e ela se torna um projétil. Quando estiver com criança de colo, sempre peça um cinto de segurança infantil.

12) Não tenha medo de turbuências, apesar do desconforto que ela causa, o avião não vai cair.

13) Um raio dificilmente derruba um avião. Em tempestades é comum as aeronaves serem atingidas por relâmpagos, contudo os aviões são construídos para aguentarem. Geralmente, você ouve um grande estrondo, vê um grande flash e só.

14) Se você não se sente seguro ao dirigir um carro a mais de 100 km/h sem o cinto afivelado por que assim que o avião atinge altitude e velocidade de 600km/h (quando apaga a luz do cinto), você o retira?

15) Antes de reclinar seu assento, dê uma olhada para o passageiro que está atrás de você e avise com um sinal. Ele pode estar comendo, pode estar no laptop. Evite transtornos para ambos.

16) Em regra, não há assento mais ou menos seguro dentro de uma aeronave. É fato, porém que a área que menos se movimenta com turbulências é trepidações são os assentos próximo às asas. Já a região traseira é a mais instável, balança horrores.

17) A melhor dica para quem não gosta muito de viagens de avião, é que dê preferência para os voos diurnos. Com o dia claro, terá menos medo. Evite também voos vespertinos, geralmente à tarde, devido aquecimento da superfície da Terra, as correntes de ar são mais agitadas.

18) Além de desligar o seu laptop é preciso guardá-lo. Desligados, evitam interferências eletrônicas, e acomodado evita que você tenha um projétil em seu colo. Ninguém quer ser acertado por um computador a 300 km/h. Tenha bom senso!

19) Muitos passageiros não entendem porquê não podem usar seus telefones celulares. A verdade é que o celular de uma pesssoa não causa nada, mas no avião você nunca estará sozinho. Contudo, uma dúzia de celulares ligados é capaz de causar uma interferência falsa nos instrumentos e computador de bordo do avião o que prejudicará significativamente pousos e decolagens.

20) É preciso atenção durante pousos e decolagens, portanto, não queremos acabar com a sua diversão quando solicitamos que retirem os fones de ouvido. Apenas queremos que você possa ouvir a tripulação em caso de emergência.

21) Durante pousos e decolagens, pedimos para você abrir a janela para que a tripulação possa obsevar o lado externo do avião em caso de emergência e escolher qual é o melhor lado para uma evacuação.

22) “Está com frio no avião? Avise o comissário de bordo. Como a tripulação está sempre em movimento de um lado para outro, não percebem que a cabine está fria demais. Mas a maioria dos passageiros pode estar congelando.

23) É recomendável calçar calçados resistentes e confortáveis durante a viagem, afinal se acontecer uma evacuação você estará mais preparado. Nunca viaje de chinelo, se eles saem do seu pé você ficará descalço no asfalto quente ou no mato.

24) O avião por mais limpo que parece é tão sujo quanto a nota de um real. Tenha o costume de sempre lavar as mãos. Imagine quantas pessoas não circulam pelo avião durante um dia, entre passageiros, tripulantes, equipe de limpeza, técnicos de manutenção de avião, despachantes, etc.

25) Para respirar um ar mais fresco, escolha os assentos da frente. O fluxo de ar nas aeronaves é da frente para o fundo. Na parte traseira é sempre mais quente.

26) Não fique apavorado se ver pilotos e comissários dormindo durante um voo noturno ou mesmo diurno. Às vezes acontece, mas são só cochilos curtos. Quem nunca cochilou no trabalho?

27) Por fim, tripulantes não ganham tantas folgas quanto nossos vizinhos pensam, não ganhamos tanto dinheiro quanto nossos parentes pensam, nem temos tantas namoradas quanto nossas esposas pensam. Mas apesar de tudo somos sortudos, pois ganhamos para isto.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*