Início / Aeroportos / Boeing 777 da KLM promove a Holanda na Olimpíada
Boeing 777 da KLM
Boeing 777 da KLM

Boeing 777 da KLM promove a Holanda na Olimpíada

B4TCOMM – Uma aeronave da KLM ganhou uma pintura especial na cor laranja! Dessa vez, o tradicional azul foi substituído pelo laranja, cor nacional da Holanda.

A companhia apresenta o Boeing 777-300 com pintura especial para promover a Holanda e celebrar o #OrangePride durante os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

A aeronave com a identidade visual especial irá integrar a malha aérea da companhia na rota Rio de Janeiro – Amsterdã. No fim do evento, em 22 de agosto, a KLM vai usar seu Boeing 777-300 laranja para operar o “Medal Flight”, que vai levar os atletas holandeses para casa.

Dicas de viagens e roteiros na Holanda

Agora vamos descobrir como a aeronave foi pintada e como sua aparência geralmente azul e branca ganhou traços na cor laranja.

No ano passado, mais precisamente na tradicional comemoração holandesa King’s Day (Dia do Rei), a imagem de uma aeronave da KLM na cor laranja foi postada no Facebook com a seguinte pergunta: “Deveríamos nos colorir de laranja no ano que vem?” e a resposta veio logo em seguida e em linguagem simples: “Sim”. A KLM atendeu e aqui está essa maravilha!

Como pintar um avião?

1. Grudando e lixando

O Boeing 777-300 PH-BVA foi trazido para o Galpão 14 do Aeroporto de Amsterdã, também conhecido como “Área da Pintura”. É impressionante ver que os para-brisas foram removidos antes de começar a pintura. Aparentemente, para-brisas laranjas não estão nos planos.

Por conta de a aeronave já ter recebido uma nova camada de spray em 2015, não seria preciso pintar o avião inteiro. O nariz do avião, a faixa em torno da aeronave e pouco mais da metade do corpo foram pintados de laranja. A lixagem de um avião é feita totalmente à mão.

Assim como em quase todo trabalho de pintura, começamos com a lixagem, que é feita à mão. As lixas cobrem uma área de cerca de 35cm², então realmente é um trabalho muito especializado.

Após ser lixada, a aeronave foi lavada e as janelas e a barriga foram cobertas para preservar a camada de tinta já existente. As asas, os pneus e os motores também foram protegidos para manter a cor original. Tudo foi realizado com extremo cuidado, até o Papai Noel ficaria impressionado com a técnica de empacotamento utilizada.

2. Hora da pintura

O processo começou pela parte de trás com a faixa nas cores da bandeira nacional holandesa. Depois, o gradiente do azul claro para o laranja, finalizando na parte frontal, com a seção laranja. O gradiente é a área onde o laranja foi sendo substituído pelo azul claro. Na foto abaixo, dá para ter uma ideia exata do que estamos falando.

Pintura do avião da KLM

Pintura do avião da KLM

A técnica de pulverização com spray é realizada de modo eletrostático, com a tinta sendo atraída para a aeronave. Depois do spray, a pintura é retocada à mão. Toda a aeronave é checada meticulosamente com um pincel para aperfeiçoar quaisquer áreas irregulares ou erros. Esse é um processo incrivelmente demorado e intenso.

Finalmente, a aeronave é coberta por uma camada de revestimento transparente brilhante, que quando exposta ao sol, resplandece ainda mais. Luminosidade e brilho! Quando o Boeing 777-300 é revestido com a camada transparente, todo procedimento de pintura está finalizado. Ufa!

3. Ao ar livre

Mas o trabalho antes desse “orgulho laranja” ocupar os ares ainda não acabou! A aeronave é desembalada e deixa o galpão para tomar um pouco de ar fresco. Um voo de manutenção deve ser realizado antes dela voltar para a malha aérea da KLM.

Não para garantir que a pintura está fixada, mas para verificar se todos os outros componentes estão funcionando corretamente. E esse primeiro voo da aeronave #OrangePride foi uma viagem de ida e volta de Amsterdã para Stavanger, um município da Noruega, em 15 de junho de 2016.

Curiosidades e materiais usados na pintura da aeronave

  • Foram necessários 4 dias para customizar a #OrangePride, durante 24h;
  • 35 profissionais trabalharam no projeto;
  • Foram usados 100 rolos de fita adesiva para pintura;
  • 335 litros de tinta;
  • 2.000 lixas;
  • 1.000 metros de folhas plásticas;
  • 100 pedaços de pano que atrai pó para remover a poeira.

O que o Boeing 777-300 pode significar na sua viagem? Mais conforto!

A versão da KLM para o Boeing 777-300 teve seu interior completamente renovado, com assentos full-flat na World Business Class e muito mais espaço para as pernas na Economy Class. Além disso, o sistema de entretenimento a bordo foi totalmente adaptado para oferecer mais e melhores opções para todos os passageiros. Até o fim do ano, mais de 80% das aeronaves de voos intercontinentais terão seu interior de cabine renovados.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*