Início / Linhas Aéreas / As empresas aéreas da aviação regional no Brasil
Agleine-Passaredo

As empresas aéreas da aviação regional no Brasil

Apesar de pouco divulgadas na mídia, há muitas opções de voos oferecidos pelas linhas aéreas regionais brasileiras.

Listamos as principais empresas de aviação regional, executiva e táxi aéreo com voos pelo Brasil.

Entre elas estão a Passaredo, Sete Linhas Aéreas, BRAVA (ex- NHT), Team Linhas Aéreas e Grupo Abaeté.

– Empresas para enviar CV

– Dicas de viagens baratas

Passaredo Linhas Aéreas

A Passaredo é uma companhia aérea regional que tem base em Ribeirão Preto – SP. Seu Presidente é José Felício. Já a sua frota é composta exclusivamente por aeronaves brasileiras da EMBRAER. São 14, sendo que 13 são do modelo ERJ-145 e um ERJ-135.

– passagens baratas de madrugada

História

A Passaredo foi fundada no mês de julho de 1995 como uma parte do Grupo Passaredo, já com uma boa experiência em transportes rodoviários (na Viação Passaredo). A entrada na aviação comercial já vinha sendo estudada desde o ano de 1992. Neste tempo, foram realizados vários estudos de mercado para a escolha das rotas e dos equipamentos.

As atividades tiveram seu início com uma frota de dois Embraer EMB-120 Brasília. Entre o final do ano de 1997 e os primeiros meses de 1998 foi recebido o primeiro dos dois Airbus A300-300, que foram usados em voos charters para o Nordeste e também para o Caribe. Mas pouco mais de um ano depois esses dois aparelhos foram devolvidos.

De volta às origens, ela arrendou dois turboélices ATR 42-300, mas, devido à crise cambial de 1999 “obrigou” a companhia a também devolver esses aviões devido aos altos custos financeiros. Assim, sobrou à empresa seus dois Brasílias.
No dia 4 de abril de 2002 a Passaredo deixou os céu brasileiros.

No mês de março de 2004, a companhia voltou a operar, porém, com um único Brasília. Depois de um ano, o segundo do mesmo modelo entrou em operação. A malha ligava São Paulo/Guarulhos a São José do Rio Preto, Uberaba, Goiânia, Cuiabá e Brasília, dentre outros. A partir daí, a companhia cresceu impressionantemente.

2008 foi um ano de grande evolução e crescimento: Encomendou seus primeiros jatos, os Embraer ERJ-145 usados e criou uma nova identidade visual. Assinou acordo de code-share com a TAM (hoje esse acordo não existe mais) e passou a voar mais em Guarulhos. Os ERJ começaram a voar em 2009.

Hoje, a Passaredo voa para 23 destinos no Brasil. São esses: Porto Alegre – RS; Curitiba – PR; Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Paulo – SP; Rio de Janeiro – RJ; Belo Horizonte e Uberlândia – MG; Alta Floresta, Cuiabá, Rondonópolis e Sinop – MT; Goiânia – GO; Brasília – DF; Ji-Paraná – RO; Araguaína e Palmas – TO; Fortaleza e Juazeiro do Norte – CE; Barreiras, Salvador e Vitória da Conquista – BA.

http://www.voepassaredo.com.br/

Sete Táxi Aéreo

A SETE Linhas Aéreas (Serviços Especiais de Transportes Executivos) é uma empresa aérea regional sediada na cidade de Goiânia. Uma curiosidade: A SETE foi fundada pelo mesmo fundador da TAM, Rolim Amaro, como um Táxi Aéreo.

História

Originária da SETE Táxi Aéreo, fundada em 1976 em Goiânia, GO, a SETE Linhas Aéreas iniciou suas regulares no ano de 1999, atendendo a 8 destinos na região centro-oeste do Brasil. Com uma frota composta inicialmente por 3 Cessna 208B Grand Caravan, que anteriormente operavam pela TAM Express, a SETE apostou nas operações em ligações abandonadas pela TAM nas regiões centro-oeste e norte do Brasil.

No ano de 2000, a SETE adquiriu mais um Cessna 208B Grand Caravan. Neste mesmo ano, a SETE transportou 9.068 passageiros, números estes superados em 2001, com 16.573 passageiros transportados.

Em 2002, foram 26.226 passageiros, o que comprova o crescimento da companhia, aliada a chegada de um quinto Cessna Grand Caravan. Em 2003 a companhia transportou 24.231 passageiros com seus cinco Cessna Grand Caravan e estabilizou suas linhas em 14 cidades. Já em 2004, a SETE transportou 23.648 passageiros com 55,3% de aproveitamento.

Atualmente, a SETE tem 5 Cessna Grand Caravan e 1 Embraer 120 Brasília, sendo que ainda vai receber mais 2 Brasília, e opera em 17 destinos: Goiânia e Minaçú, GO; Brasília; DF; Araguaína, Gurupi e Palmas, TO; Confresa e São Félix do Araguaia, MT; e Altamira, Belém, Carajás, Conceição do Araguaia, Marabá, Ourilândia do Norte, Redenção, Santana do Araguaia e São Félix do Xingu, PA.

http://www.setetaxiaereo.com.br/

Abaeté Linhas Aéreas

A Abaeté Linhas Aéreas é uma das menores empresas aéreas brasileiras e tem sede na cidade de Salvador, na Bahia. É controlada pela empresa de táxi aéreo Abaeté Táxi Aéreo.

A Abaeté tem uma pequena frota de dois Embraer EMB 110C Bandeirante (PT-MFO e PT-MFQ) com capacidade para transportar 14 passageiros cada. Opera em três cidades no interior do estado da Bahia.

História

A história da Abaeté começa quando a Nordeste Linhas Aéreas foi vendida para a Rio-Sul/Varig, deixando vários destinos no interior da Bahia sem ligação aérea.

A Abaeté, então uma respeitada empresa de táxi aéreo abriu sua divisão de companhia aérea, com quatro Embraer EMB 110C Bandeirante, e com eles começou a operar vários destinos no interior da Bahia. O passar dos anos e a falta de investimentos para crescer fizeram a Abaeté ir com o tempo reduzindo malha e priorizando destinos de alta rentabilidade.

Hoje, opera com apenas dois Embraer EMB 110C Bandeirante e opera em apenas três cidades no interior da Bahia. Essas cidades são: Salvador, Bom Jesus da Lapa e Guanambi, BA.*

*Não achamos muitas informações no site da empresa. Entre em contato para saber quais destinos é possível voar com a Abaeté.

http://www.abaete.com.br/

Team Linhas Aéreas – Voe Simples

A Team Linhas Aéreas é uma empresa aérea regional sediada na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, sendo a única empresa aérea regional que tem sede no estado do Rio de Janeiro. A empresa foi a primeira a operar a aeronave regional checa Let 410 no Brasil inteiro.

– Promoção relâmpago de passagens aéreas

História

A TEAM iniciou suas operações no ano de 2001, entre as cidades do estado do Rio de Janeiro e São Paulo com apenas um Let 410 UVP. Chegou a operar com três aeronaves Let 410 UVP, mas no dia 31 de março de 2006, a empresa sofreu um sério abalo: o Let 410 UVP-E20 de prefixo PT-FSE por volta das 19h na serra São João, no limite das cidades de Saquarema e Rio Bonito, essas no estado do Rio de Janeiro, matando seus 19 ocupantes – 17 passageiros e 2 tripulantes.

Atualmente a empresa opera com dois Let 410, operando entre as cidades de: Angra dos Reis, Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Macaé, Paraty e Rio de Janeiro/Santos Dumont, RJ; e na cidade de Vitória, ES.

http://www.voesimples.com.br/

BRAVA Linhas Aéreas

A NHT Linhas Aéreas é uma empresa aérea regional gaúcha com sede em Porto Alegre é controlada pela holding JMT, situado em Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. Seu diretor-geral é Reinaldo Hermann.

A empresa atua no mercado desde agosto de 2006, no mercado de voos regionais ligando Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba às principais cidades industrias e turísticas da região sul.

Sua frota é composta por 6 aviões tchecos Let 410-UVP, de prefixo PR-NHA, NHB, NHC, NHD, NHE e CRX.

História

A NHT iniciou operações no dia 21/08/2006. A operação regular da NHT começou no dia 28. Após o primeiro voo, por volta das 11h, o diretor-presidente da NHT, Pedro Teixeira, e o diretor-geral de empresa, Reinaldo Hermann, apresentaram a primeiras duas aeronaves Let 410 adquiridaAtualments.

Outros quatro aviões do mesmo modelo foram encomendados. No período inicial, a empresa concentra voos da capital gaúcha para Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Horizontina e Santa Rosa. Em seguida, teve início a segunda malha de voos, para Santana do Livramento e Uruguaiana, na mesma rota, e Caxias do Sul, Navegantes (SC) e Curitiba (PR), em outra. A NHT Linhas Aéreas é a primeira empresa gaúcha a atuar em voos regulares regionais, 79 anos após a criação da Varig.

Em setembro de 2007, a NHT assinou um acordo comercial de code-share com a Tam Linhas Aéreas.

As aeronaves Let utilizadas pela NHT têm capacidade para transportar 19 passageiros, além dos dois tripulantes, e são fabricadas pela empresa tcheca Let Aircraft Industries.

Em agosto de 2010 a empresa anunciou a encomenda de dois Embraer ERJ 145, de segunda-mão, que deviam entrar em serviço no final de 2010.

Atualmente a empresa opera em 20 destinos em quatro estados da região Sul e sudeste e está aguardando autorização para operar em mais um estado na região sudeste. Os destinos da NHT são os seguintes: Porto Alegre, que é o hub da empresa, Passo Fundo, Erechim, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, São Borja e Uruguaiana, RS; Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba e Navegantes ; Curitiba e Guarapuava, PR; e São Paulo e Campinas, SP; e aguarda autorização para operar em Caxias do Sul, RS; e Rio de Janeiro, RJ. Já operou nos aeroportos de Horizontina, Bagé e Santana do Livramento, RS; e em Lajes, SC.

Atualmente a empresa opera com o nome de BRAVA.

http://www.voenht.com.br/

1 Comentário

  1. Fabio Sorem Montrezor

    Sou morador de Cabo Frio,trabalhei na FAB caça F5,Varig,lider aviação,Britch aerospece Bae 146
    Ita cargo Boeng 727-200 base Galeão e CHT em celula.No momento estol desempregado
    e preciso trabalhar,e aceito uma vaga de AJMA.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*