Início / Empregos / Testes de Seleção / Apresentação pessoal no trabalho

Apresentação pessoal no trabalho

A aparência pessoal é um conjunto de vários fatores que, quando devidamente coordenados, dão o que comumente se chama de equilíbrio, ou seja, uma aparência agradável, distinta e discreta.

Desse modo, a aparência geral das pessoas no trabalho é da maior importância; principalmente se nele se é obrigado a lidar com o público.

Às vezes, faz-se necessário usar determinados tipos de roupa e/ou tomar certas atitudes que não estão de acordo com o gosto pessoal, nem com o temperamento; porém no trabalho, existe a obrigação de se assumir por completo a imagem da nossa profissão, sejam comissários de bordo, agentes de aeroportos, sala VIP e mesmo agentes de viagens e profissionais da hotelaria.

Para se obter esse equilíbrio, é necessário levar-se em consideração cinco fatores importantes:

a) postura correta;
b) asseio pessoal e maquiagem ou barba bem feita;
c) roupas adequadas para a ocasião ou apresentação correta do uniforme;
d) coordenação de atitudes e gestos;
e) boas maneiras.

A imagem é a primeira ferramenta de trabalho para um comissário de vôo. Um deslize e todo o glamour da profissão vai por água abaixo. Se ela não corresponder à expectativa, a impressão inicial já terá sido frustrada e na maioria das vezes durante o vôo será difícil dispor de tempo para mudá-la.

A apresentação pessoal da tripulação é um valor que todas companhias aéreas brasileiras exigem, pois a imagem que os passageiros esperam encontrar ao olhar para o comissário é de uma pessoa:

FORTE – responsável pela segurança do vôo;
ORGANIZADA – atende dezenas de passageiros;
LIMPA – serve alimentos e bebidas;
ELITISTA – é chique e sofisticado;
SIMPÁTICA – sempre disponível “exclusivamente”; e
SORRIDENTE – o sorriso é a grande arma de comunicação entre as pessoas.

Agora, ninguém nasce sabendo tudo sobre como ter uma excelente apresentação pessoal. Portanto, os pontos de maior relevância para conseguir esta imagem são:

CABELOS
Tanto feminino como masculino devem sempre respeitar o padrão que a empresa determina (de acordo com o manual do uso do uniforme), o que varia de uma companhia parad outra. Mas, sem dúvida, devem estar sempre perfeitamente limpos e bem tratados.

MAQUIAGEM E BARBA
A comissária sem maquiagem e o comissário com barba mal feita, com certeza irão causar ao passageiro uma impressão de descaso e até de mau humor. Veja mais sobre maquiagem aqui.

VESTUÁRIO PARA O TRABALHO
O uniforme deve ser usado re-li-gi-o-sa-men-te, de acordo com o padrão que a empresa determina. É da obrigação do profissional sempre se manter informado sobre regras ou alterações que acorram. O uniforme é como uma bandeira. Tem que se ser respeitado e honrado.

UNHAS
Para as mulheres: as unhas deverão ter tamanho médio, esmaltes de cores suaves de acordo com o manual do uniforme. Esqueça as cores exóticas e os “detalhes” da moda.

Para os homens: as unhas sempre curtas, limpas e sem nenhum tipo de esmalte ou brilho. Não precisa ir na manicure!

*LEMBRE-SE:
Não se deve exagerar nos perfumes quando se lida com o público! O comissário de voo e a aeromoça devem evitar emanar exageradamente qualquer  tipo de cheiro. Deve  utilizar um desodorante (sem perfume) de ação prolongada, colônia e/ou perfumes quentes e elegantes, como os de madeira.

foto: flcikr – arquivo site

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*