Início / Aviação / ANAC, FAA, EASA, ICAO – autoridades aeronáuticas
anac-brasilia

ANAC, FAA, EASA, ICAO – autoridades aeronáuticas

Após saber mais sobre a Aviação Civil no Brasil, é preciso conhecer melhor as entidades reguladoras do sistema de aviação civil em todo mundo.

Para que o profissional do setor aéreo tenha sucesso em sua carreira é necessário que o mesmo seja bem qualificado e esteja sempre a par das novas tecnologias e novidades dos órgãos reguladores do setor em todo o mundo.

A transformações que a tecnologia ocasionam no mundo moderno permeiam todos os setores da sociedade, em especial àqueles ligados à ela como é o caso da aviação.

Todos os profissionais da aviação civil formam uma equipe que devem agir de forma integrada, com a responsabilidade de executar cada qual a sua tarefa para o perfeito funcionamento do sistema de aviação civil.

São inúmeras as funções existentes no meio aéreo, dentre as quais estão: pilotos, mecânicos de manutenção aeronáutica, comissários de voo, despachantes operacionais de voo (DOV), balanceadores de aeronaves, instrutores de operações, instrutores de manutenção, agentes de segurança de voo, auxiliares de serviços gerais em aeroportos, engenheiros, controladores de tráfego aéreo, pessoal de check in, pessoal de rampa, pessoal da comissaria de serviços de bordo, dentre outros.

Todos estes profissionais precisam passar constantemente por treinamento e há uma legislação rígida para isto. No mundo todo existem várias autoridades aeronáuticas que normatizam as operações aéreas dentro de seus territórios.

No Brasil, é a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) o órgão responsável por regular o transporte aéreo em nosso país. A agência está subordinada ao Ministério da Defesa. Já nos EUA, temos o Federal Aviation Administration (FAA) que regula a aviação naquele território, mas também influência diversas autoridades aeronáuticas no mundo devido ao poderio do mercado americano de aviação. Na Europa temos o Joint Aviation Authorities (JAA) que regulamenta a aviação naquele continente. Contudo, desde 2003, há uma nova estrutura chamada European Aviation Safety Agency (EASA) a qual tem por finalidade trabalhar e legislar para garantir a segurança de voo.

Ambas autoridades, FAA e EASA, basicamente ditam as regras a serem seguidas no mundo da aviação e no que tange ao treinamento de todos os envolvidos na aviação civil, são bastante rígidas nos critérios para obtenção de certificados, licenças e homologações.

Acima de todos estes órgãos reguladores está a International Civil Aviation Organization (ICAO) que estabelece as diretrizes gerais para a aviação mundial.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*