Home / Aviação / Pilotos / Agente de Bagagem / Operador de Rampa – salário, curso, atividades no emprego, etc

Agente de Bagagem / Operador de Rampa – salário, curso, atividades no emprego, etc

Trabalhar como auxiliar de bagagem e rampa pode um boa oportunidade de emprego na aviação, contudo é uma atividade bastante estressante.

Para trabalhar como agente de rampa e bagagem é importante que o profissional seja capaz de despachar e/ou carregar as bagagens de acordo com cada tipo de bagagem e cara aérea a fim de minimizar atrasos e garantir que todos clientes recebam sua bagagem correta.

Como dissemos, trabalhar como agente de bagagem e rampa exige muito esforço físico e stress. As condições de trabalho exige um profissional com força física visto que estes profissionais deverão levantar cargas pesadas durante longos períodos de tempo.

Além de força, exige-se do agente de bagagem também agilidade para que este consiga trabalhar em condições apertadas dentro do porão de carga do avião.

Agente de Bagagem e Rampa

O trabalho do auxiliar de bagagem e rampa muitas vezes exige trabalho por escalas e turnos. Trabalhar de madrugada, durante as férias, finais de semana é comum. Algumas empresas pagam horas extras em períodos de alta temporada pois o trabalho aumento com os voos fretados e voos extras.

Para ser um agente de rampa e bagagem, é preciso que o indivíduo também seja capaz de lidar com o trabalho em altura, uso de uniforme e equipamentos de proteção individual.

Como regra geral, a maioria dos trabalhos de auxiliar de rampa e bagagem não exigem uma qualificação específica ou curso superior, sendo necessário somente o ensino fundamental.

O cargo realmente não exige nenhum qualificação específica, mas existem algumas qualidades adicionais que serão necessárias para ser capaz de desempenhar o papel de carregador de bagagens de forma rápida e eficaz.

Para exercer trabalhos básicos, o agente de bagagem aeroportuário necessita apenas das qualificações de força física, agilidade e altura. Agora, a dica para quem quer ser um agente aeroportuário responsável por cargas aéreas, é tirar uma habilitação para dirigir caminhão ou outros veículos pesados como LGV ou empilhadeira.

Alguma experiência em trabalho em armazém também pode ser considerado um diferencial. As empresas aéreas prezam por candidatos que venha de trabalhos em indústria e siderúrgica, pois estão mais acostumados com trabalhos pesados e em regime de escala.

Agora, uma vantagem gigante é falar um pouco de um segundo idioma, como o inglês básico ou espanhol. Esta qualificação facilita a comunicação com colegas de trabalho de companhias estrangeiras, bem como ser capaz de ler os rótulos na bagagem de mão e malas de bordo para garantir que ela seja classificada corretamente.

Por fim, é importante saber que o agente de bagagem e agente de rampa irá trabalhar sob pressão em um ambiente de risco, o que garante um aumento no salário de até 30%. Ou seja, apesar de realizar uma grande quantidade de trabalho pesado durante longos períodos, e desempenhar atividades fisicamente cansativas, o salário pode compensar. O salário do agente aeroportuário responsável por rampa e bagagem pode chegar a R$ 3 mil.

Procure uma escola de aviação que ofereça um curso de operador de rampa para conseguir este emprego na aviação!

21 Comentários

  1. itamar vieira dos santos

    Quero muito trabalha de agente de bagagem e rampa como envio um currículo. obrigado….

  2. Ismael Elviro dos Santos

    Tenho interesse em vaga de agente de bagagens

  3. Fabio pardinho do nascimento

    Bom dia eu enteresando na vaga de agente e rampa

  4. bruno mathias

    Quero muito trabalha de agente de bagagem e rampa como envio um currículo. obrigado….

  5. múcio josé da costa

    muito interessante trabalhar nessa àrea, obrigado pelas dicas espero por uma oportunidade , abraços. auxiliar de rampa.

  6. Wagner Santos de Lima

    Bom dia gostaria de concorrer essa vaga de agente de bagagem rampa como faso.

  7. Alecsandro de paula dos anjos

    Tenho interesse na vaga de auxiliar de bagagem

  8. Antonio Luis Dos Santos e Santos

    De acordo com as informações que seguem venho expressar meu interesse em fazer parte desta conceituada em presa , e desde já fico inteiramente grato pela tenção e coloco me ao vosso dispor.

  9. Rosângela de Castro Ficher

    Olá gostaria de saber se tem vaga de serviços gerais,pois já trabalhe em uma empresa aérea no mesmo cargo.Aguardo retorno.Sem mais para o momento.

    Atenciosamente.
    Rosângela de Castro

  10. Flavio Edésio da,Silva,

    Realmente trabalhar em aviação tem que te tranquilidade e agilidade e ser coletivo pra,o serviço não ficar tao pesado e extresante mais hoje só tenho a,agradecer mi sinto bem nas,operações, em solo sou operador de equipamento e muita,adrenalina,e riscos, constantes, mais,tudo tem que ter tranquilidade e calma,

  11. antonio cosme azevedo fiuza

    eu gostaria de fazer parte da e cuipe de voceis para trabalha co voceis povfavor mi ajuda

  12. Ismael Elviro dos Santos

    Como faço para conseguir uma vaga de opeador de rampa?

  13. George Bernardo Silva Pereira

    Eu gostaria muito, de fazer parte do quadro de funcionários de agentes de rampa, já trabalhei em empresas metalúrgica na parte de operações de máquinas e na logística, recebimento de material e descarregando o mesmo, como faço para enviar um currículo?, Tem que ter algum curso?

  14. De acordo com as informações que seguem venho expressar meu interesse em fazer parte desta conceituada em presa , e desde já fico inteiramente grato pela tenção e coloco me ao vosso dispor.

    ficarei muito satisfeito por essa vaga.

  15. Boa tarde, gostaria muito trabalhar como Agente de Rampa/Agente de Bagagem e Rampa. Desde 2014 estou me candidatando a essa vaga e nada até agora, sendo que eu tenho os requisitos. Gostaria de dicas de como conseguir entrar. Obrigado.

  16. Luis Henrique roque da rosa junior

    Quero muito trabalha de agente de bagagem e rampa como envio um currículo. obrigado

Escreva um comentário

O e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*