Início / Aeroportos / Aeroportos: carga aérea, curiosidades sobre pistas e recordes
pistas-no-mar

Aeroportos: carga aérea, curiosidades sobre pistas e recordes

São considerados aeroportos, todos os aeródromos públicos, dotados de instalações e facilidades para apoio de operações de aeronaves e de embarque e desembarque de pessoas e cargas.

Ou seja, um aeroporto é uma área com a infra-estrutura e os serviços necessários para o atendimento de pousos e decolagens de aviões. Para a aviação militar, os aeroportos podem ser definidos também como base aérea. 

Em aeroportos movimentados, as pistas são feitas geralmente de asfalto ou concreto. Porém, aeródromos de menor porte, em pequenas cidades e áreas isoladas, muitas vezes possuem suas pistas feitas com terra, grama e até areia.

Para maior dinâmica das aeronaves, os aeroportos contam com as taxiways, ou seja, pistas de auxílio que agilizam o tráfego dos aviões no solo. As cabeceiras, parte inicial das pistas, devem ser livres de obstáculos que possam atrapalhar ou por em risco a operação de uma dada aeronave.

Para o aeronauta aeroportos são quase extensões de nossas casas, onde passamos grande parte de nosso tempo. São locais incríveis onde muitas coisas acontecem, confira abaixo uma relação de curiosidades de aeroportos em todo o mundo:

Curiosidade 1: “Os Estados Unidos são o país com maior número de aeroportos. Um total de quase 15 mil em todo o seu território”.

De acordo com a FAA (Federal Aviation Board), agência americana que corresponde à brasileira ANAC, os três aeroportos americanos com maior número de embarque de passageiros e transporte de carga em 2008 foram: 1) Hartsfield-Jackson Atlanta International (ATL), 2) Chicago/O’Hare International (ORD), 3) Los Angeles International (LAX) e 4) Dallas/Fort Worth International (DFW), que registraram respectivamente 43.737.608, 33.668.545, 28.612.013 e 27.206.541 volume de operações durante o ano passado.

Curiosidade 2: “No continente americano, o maior aeroporto é o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, localizado no Nordeste dos Estados Unidos com seus 250 quilômetros quadrados”.

Também conhecido como JFK, situa-se em Nova York, na região sudeste do Queens, na baía Jamaica. Ele fica a quinze milhas da cidade pela estrada de Midtown Manhattan.

O aeroporto tem mais de 30 milhas de estrada e é 4 m acima do nível do mar.

Curiosidade 3: “O maior aeroporto em movimento de passageiros é o Aeroporto Internacional Hartsfield, em Atlanta, nos Estados Unidos com movimento de 88, 4 milhões de passageiros por ano, seguido por perto pelo Aeroporto Internacional O’ Hare, em Chicago, Illinois, também nos Estados Unidos, que movimentou 77 milhões de  passageiros em 2004″.

Curiosidade 4: “O maior aeroporto de tráfego internacional do mundo é o Aeroporto Internacional Heathrow, em Londres, Inglaterra, com uma média de 460 mil pousos e decolagens por ano. 80% do seu movimento anual de 67 milhões de passageiros é atravez de vôos internacionais”.

Localizado 24Km a oeste de Londres, Heathrow possui duas pistas paralelas principais, no sentido leste-oeste e cinco terminais, cobrindo uma área de 12,14 qulômetros quadrados. Seu Terminal 5 foi oficialmente inaugurado pela Rainha Elizabeth II em 14 de março de 2008 e aberto aos passageiros no dia 27 do mesmo mês

Curiosidade 5: “O maior aeroporto de tráfego local do mundo é o Aeroporto Internacional de Los Angeles (foto). Cerca de 60% do seu movimento anual de 60 milhões de passageiros possui como destino ou ponto de partida a região metropolitana de Los Angeles”.

Curiosidade 6: “O aeroporto de carga aérea mais movimentado do mundo é o Aeroporto Internacional de Memphis, Tennesse, Estados Unidos. Ali está localizado o centro operacional da FedEx“.

O aeroporto Memphis International é usado, principalmente, pelas companhias aéreas de baixo custo para percursos internacionais. AirTran Airways é a única companhia aérea de baixo custo com ligação a este aeroporto.

Curiosidade 7: “O aeroporto de maior altitude e pista mais longa, Bangda, no Tibete, situado a 4.334 metros de altitude, cuja pista principal possui 5.500 metros”.

Contudo, em 2011 O atual aeroporto mais alto do mundo, o aeródromo de Bangda, perderá seu posto para o novo aeroporto que a China construirá também no Tibete.

O novo aeroporto será erguido em Ngari (extremo oeste do Tibete), que é um das regiões mais inacessíveis do mundo e está situada a uma altura média de 4.500 metros sobre o nível do mar. Ficará situado em outro extremo da região.

Com o novo aeroporto, o Tibete contará com quatro instalações para a aviação civil: as duas já mencionadas e os aeroportos de Gonggar de Lhasa (a 3.600 metros de altura) e o da localidade de Nyingchi, considerado um dos que mais exigem dos pilotos, pois suas pistas estão localizadas num estreito vale.

Curiosidade 8: “A maior pista de pouso do mundo está localizada na base aérea de Edwards, Califórnia. É de terra e tem aproximadamente 12.000 metros. Era utilizada para pousos de testes de voos espaciais”.

O Aeroporto Municipal de Memphis foi inaugurado em 14 de junho de 1929 com três hangares e uma pista de grama de campo. Somente ganhou status de aeroporto internacional quando iniciou-se a construção de um novo terminal no aeroporto para atender à crescente demanda da “Jet Age”. O novo terminal foi inaugurado em 1963 ao custo de 5,5 milhões dólares.

Curiosidade 9: “O maior aeroporto do mundo foi inaugurado em Pequim para as Olimpíadas. Com 986 mil metros quadrados, desenhado pelo famoso arquiteto britânico Norman Foster”.

As pistas foram desenhadas para receber o A380, o gigante da construtora aeronáutica européia Airbus, e o controle das bagagens é realizado pelos sistemas de tecnologia mais avançados.

Curiosidade 10: “O Aeroporto de Viracopos tem este nome porque surgiu do fato de estar localizado num bairro de Campinas onde se localiza a zona de meretrício, local de baderna, arruaça e bebedeira”.

O aeroporto é referência do crescimento industrial da cidade de Campinas, e movimenta primariamente o tráfego de cargas.

Curiosidade 11: “O Aeroporto de Guarulhos é considerado o maior do Brasil. O primeiro pouso de um Airbus A380 em solo brasileiro foi realizado neste aeroporto, que também já foi tema do documentário Aeroporto 24/7 – São Paulo, exibido pela Discovery Channel”.

Clique aqui e confira mais informações sobre todos os aeroportos brasileiros. As informações são da Infraero.

E você, leitor, já passou por quantos aeroportos? Quais as suas impressões?

Foto: ellenm

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*